Notícias

14/03/2018 17:51


PALAVRAS: ORIGEM E SIGNIFICADO, por João Antunes

        Oportunidade: vem do deus romano Portunus. O nome vem de portus que significa relacionamento com porta, passagem, ponto de passagem para um aposento. Porto, passagem por água para uma cidade. Também vem de Ob-, “para, em direção a”, e Portunus se fez opportunus, “o que empurra para o porto”, ou seja, “vento favorável”. Os romanos costumavam nominar os ventos e um dos ventos era o Ob Portus, vento oportuno, que levavam as embarcações para os portos. Oportunidade também significa favorável para a realização de algo, ensejo.
        Confraria: esta palavra vem do Latim “Com” que quer dizer junto, mais “frater” que quer dizer irmão. Na verdade confraria é uma associação, uma congregação, uma irmandade composta de pessoas que confraternizam, que pensam do mesmo modo, que tem os mesmos vínculos, que se afinam pelos mesmos princípios através de uma associação de pessoas da mesma categoria, do mesmo ofício que levam um mesmo modo de vida. Nós temos a Confraria do Icamaquã em Bossoroca cujo lema é: canto, música, poesia, história, cultura, meio ambiente e fraternidade.
        Pensar: vem do Latim “Pensare” e significa formar uma idéia, ter um raciocínio lógico, dedução ou concepção, exercer a capacidade certa de julgamento, reflexão. E também “pendurar para avaliar o peso de um objeto”, de “pendere”, “pendurar”. Formar argumentos para chegar a uma conclusão. Também significa "suspender", pendurar os dois pratos da balança. "Pesar" no sentido de "verificar o peso" e também de "ponderar", isto é, analisar os prós e os contras. “Pensare” precedeu a palavra “pensar” que refere-se a “meditar” que significa equilíbrio e exame criterioso.
        Sabedoria: vem do Latim “sapere”, que significa “saber” ou “sentir o gosto”. Foi daí que na língua portuguesa surgiu “sabedoria” que significa “saber” ou “sentir”. Sabe-se que  o termo latino teria se originado do grego sophos / sophía, que quer dizer “sábio” onde é considerado sábio aquele ser humano que possui um grande conhecimento e domínio sobre uma grande gama de assuntos ou sobre algum assunto em particular. Também é sábio que age da maneira mais acertada.
        Leitura: ato de aprender o conteúdo de um texto escrito, ação ou efeito de ler algo. A palavra deriva do Latim "lectura", originalmente com o significado de "eleição, escolha, leitura". Também se designa por leitura a obra ou o texto que se lê. A leitura nos traz um enorme potencial para a imaginação, amplia nosso conhecimento, nos liberta, enriquece nosso vocabulário sendo que hoje está tão afetado o nosso idioma pátrio e nossa língua é um patrimônio que precisa ser zelado. Quem lê tem mais senso crítico. Também existem aquelas pessoas quase analfabetas, mas que entendem muito sobre a leitura do mundo.
        Missão: a palavra "missão" vem do Latim "mitto" e significa "enviar". Encargo, tarefa, incumbência, propósito, um compromisso, uma obrigação a executar, um dever. A propósito de missão devemos nos questionar: qual é a minha missão neste orbe terráqueo?
        Bullying: o termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. São situações de agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. Esse ato de violência pode ser é uma situação que se caracteriza por Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo ou até mesmo um grupo de indivíduos incapazes de se defender.
        Coaching: a palavra coaching significa “treinamento”, vocábulo que define bem o trabalho realizado neste processo. O coaching é uma profissão moderna, nova, um modo de assessoria profissional e pessoal que auxilia, com práticas e métodos, para que as pessoas que tenham interesse em atingir novos objetivos e ideais. Isso eleva a performance de um indivíduo, empresa ou instituição para chegar a resultados positivos dessa conquista. Coaching tem a ver com melhora da comunicação, aumento da produtividade e comprometimento, melhora do trabalho em equipe e mais motivação. Coaching também é importante para o crescimento individual, confiança e relacionamentos positivos.
        Comunidade: vem do Latim “communis”, “communitas”, “comum” , ato de reparti deveres conjuntamente e relacionado a “munus” que significa tarefa, dever, ofício. Comunidade é um conjunto de seres que partilham unidades como, por exemplo, idioma, os costumes, a localização geográfica, a visão do mundo ou os valores, por isso comunidade é também a qualidade daquilo que é comum, pelo que permite definir vários e distintos tipos de conjuntos: das pessoas que fazem parte de uma população, de uma região ou nação. 
Site: Escritor João Antunes poeta, historiador e compositor 
Facebook = João Carlos Oliveira Antunes
Bossoroca (55) 9999-42970 joaoantunes10@terra.com.br  

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...