Notícias

16/01/2018 09:49


AMM Presente no Lançamento da Cartilha de Orientação Para Reduzir o Passivo Atuarial

     Iniciativa foi durante seminário promovido pela Famurs sobre Regimes Próprios de Previdência Social
Alternativas para redução do passivo atuarial norteou o seminário sobre Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), que ocorreu no auditório da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), na quarta-feira, dia 17 de janeiro. O evento contou com a participação de prefeitos, auditores, atuários e do Conselho dos Secretários Municipais de Fazenda e Finanças (Consef).
Na avaliação do prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, presidente do Grupo de Trabalho sobre RPPS, a questão é um entrave para as administrações municipais. "Esta é uma pauta cobrada por nós, prefeitos, há bastante tempo. Muitos municípios possuem déficit atuarial, gerando dificuldades na governabilidade da cidade. As conseqüências e os resultados dependem da nossa união e trabalho, pois o próprio município que gere hoje será o responsável no futuro", pontuou Bonotto.
PRESENÇA DA AMM
Conforme explicou o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori, o seminário trouxe um relatório das ações que estão sendo desenvolvidas por este grupo de trabalho sobre RPPS. "O seminário foi de grande valia. Distribuíram uma cartilha orientadora de como administrar o passivo atuarial, e quais medidas são necessárias adotar", salientou Sartori.
Além do presidente da AMM e do prefeito de São Borja, também participaram os prefeitos de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, de Caibaté, Amauri Pires da Silva e o vice-prefeito de Santo Ângelo, Bruno Hesse.
ESTILO REPUBLICANO
Segundo explanou o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), Iradir Pietrosky, atualmente, dos 497 municípios gaúchos, 325 possuem Regime Próprio de Previdência. Já o dirigente da Famurs e prefeito de Rio dos índios, Salmo Dias de Oliveira, ressaltou que "o tema deve ser tratada de forma republicana, pois é este o objetivo deste encontro. Foram acumuladas dívidas no passado. Agora temos que cuidar do presente e do futuro", ponderou Oliveira. 

Karin Schmidt
Jornalista Mtb 15378
Assessora de Imprensa
55-98428 9946 - WhatsApp

Região das Missões, 26 municípios a integram e assim a Associação dos Municípios das Missões AMM.
Bossoroca
Caibaté
Cerro Largo
Dezesseis de Novembro
Entre-Ijuís
Eugênio de Castro
GarruchosGiruá
Guarani das Missões
Mato Queimado
PirapóPorto Xavier
Rolador
Roque Gonzales
Salvador das Missões
Santo Ângelo
Santo Antônio das Missões
São BorjaSão Luiz Gonzaga
São Miguel das Missões
São Nicolau
São Paulo das Missões
São Pedro do Butiá
Sete de Setembro
Ubiretama
Vitória das Missões.
Esse ideal é uma das heranças dos fundadores dos municípios missioneiros que, com a ajuda dos padres jesuítas, implantaram um modelo de desenvolvimento embasado na educação e na promoção da valorização humana. 
Vídeo: Região das Missões - Noroeste Gaúcho 
Vídeo: Fronteira Oeste Rio Grande do Sul

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...