Notícias

08/03/2019 11:50


Cultura e Sociedade por Valter Portalete

      Cultura e Sociedade são reciprocamente dependentes. É a posse de uma Cultura que dá à sociedade sua unidade psicológica e permite que os indivíduos vivam em conjunto com um mínimo de ambigüidades. E é a Sociedade, por seu comportamento coletivo, que dá à cultura uma manifestação expressa, objetiva, assimilável pelo indivíduo e transmissível de geração a geração. 
      Na base da cultura material (artefatos, equipamentos e técnicas para agir sobre a natureza) e imaterial (símbolos, ideias, atitudes, emoções e maneiras socialmente padronizadas), temos a comunicação, que é o processo pelo qual se transmitem as idéias, sentimentos, estruturas sociais, bens e mercadorias.  
      Muitas vezes a comunicação torna-se difícil devido a competição, que surge por interesses econômicos, profissionais ou políticos, acendendo desta forma, a ‘fogueira das vaidades’. Quando isto acontece, usa-se a palavra cultura de forma indiscriminada, mesmo que o fato em si nada tenha a ver com expressão cultural. 
      Misturam-se equivocadamente as ideias, criando uma confusão entre os membros da sociedade.  Por isso, questionamos qual seria nosso patrimônio cultural e se estamos efetivamente valorizando o saber popular em Santo Ângelo, ou seja, o folclore local (Folk = povo; Lore = estudo; saber). Um exemplo de valorização e aceitação popular é o Brique da Praça Leônidas Ribas, tradicionalmente conhecido por BRIQUE DA PRAÇA. No caso, não foi necessário que o Poder Público, instituição religiosa, partidária ou comercial, definisse a necessidade da valorização e permanência do Brique; isso ocorreu através do gosto popular. Hoje, a tradição das manhãs de domingo em Santo Ângelo contempla uma visita a Praça Leônidas Ribas, tomando mate, revendo os amigos e ouvindo boa música. 
      Outro exemplo de saber popular, a nível estadual: Semana Farroupilha. Há 63 anos não havia a tradição de festejar a semana gaúcha. Foi pensada e elaborada por um grupo de estudantes em Porto Alegre. Hoje, representa a maior festa do Rio Grande do Sul. Em nenhum destes eventos citados o consumismo esteve dominando os discursos, pois acima dele se encontrava a força popular. 
      Não devemos esquecer ainda, que nos dias atuais, a todo instante somos direcionados para uma cultura consumista, onde o homem vale mais pelo “ter” do que pelo “ser”. Precocemente, as crianças são alvos das mais diversas publicidades, cabendo aos pais prepará-los e orientá-los. 
      Neste sentido está a validade da identificação de um patrimônio cultural, pois quem o possui certamente poderá selecionar o que é bom ou ruim, o que pode ser aproveitado e o que poderá ser descartado. Se toda unanimidade é burra, somente a consciência cultural, gerada dentro de uma sociedade organizada poderá nos conduzir a uma interpretação real de fatos do cotidiano. 
      É evidente que essa organização muitas vezes não interessa a certos projetos políticos, pois determinaria a extinção de muitos seres da face política brasileira. Valorizar o folclore, arte, história e costumes, não é desprestígio, pelo contrário, demonstra o grau evolutivo que o povo local possui. E no Rio Grande do Sul, região missioneira e Santo Ângelo, temos motivos de sobra para pensar, valorizar e divulgar nosso patrimônio cultural. Basta querer.
      - “Eu venho de um lugar onde a gente ouve os velhos, acredita nos jovens e respeita o eterno. Eu venho de um lugar onde o canto é de campo e de rio, mas, sobretudo eu venho de um lugar onde o homem tem pátria, pensa e opina. Ah! Eu sou gaúcho”. (Ângelo Franco
Autor: Valter Portalete
Fone-wats 055-999971948
portalete123@gmail.com 
O Dia dos Santos Reis....por Valter Portalete  
Cultura e Sociedade por Valter Portalete 
Culinária Gaúcha e Suas Influências Missioneiras por Valter Portalete 
Agricultura Familiar. Realidade e Turismo por Valter Portalete

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...