Angústias: Nunca estaremos livres delas, pois enfrentamo-las no dia a dia. Como exemplo cotidiano, o próprio ato de ir aos pés: prazeroso quando nosso intestino funciona, mas se diarreico ou constipado...
Seguidamente aplico enema glicerinado (clister) a um idoso que fica mais de semana sem ir aos pés, principalmente por ter dilatação de cólon, facilitando formação de bolo fecal que, quanto mais dias, mais ressecado se torna, e também acomete crianças.
Sentar no vaso: Hábito que segue características culturais. Por séculos, as pessoas usaram latrinas ou cantos escondidos na natureza para fazerem suas necessidades básicas. Na década de 1950 o sistema foi aperfeiçoado com uma descarga e, em pouco tempo, tornou-se popular. Mesmo assim, até hoje, os vasos sanitários não são universais.
Especialistas afirmam que o corpo humano foi configurado para defecar agachado. E, pior, a posição em que ficamos no sanitário, associada à má alimentação, seria uma das causas de problemas de saúde como constipação, hemorroidas, apendicite e até câncer de cólon.
A posição da foto bloqueia, parcialmente, a passagem das fezes. Para evitar incontinência, o músculo puborretal comprime o reto quando estamos de pé ou sentados (ângulo de 90º). O reto comprimido evita que as excreções saiam em momentos impróprios.
Agachado: De cócoras (ângulo de 60º), o reto fica totalmente relaxado, abrindo caminho fácil para os excretas. Dessa forma, o cólon esvazia-se rapidamente.
Idosos: Em muitas casas (inclui Lares de Idosos), instalam vasos sanitários em posições mais elevadas, visando facilitar o levantar-se, porém assim dificultam ainda mais o ato de evacuar, principalmente aos ressequidos. Portanto, o ideal é o vaso mais baixo ou, após estar sentado para o ato de evacuação, elevar os pés em banquinho.
Porém, finalizando, atente-se para os cuidados alimentares, remédios auxiliares, além de educar o intestino sentando-se ao vaso para estimular a evacuação, citando que o ideal está em fazê-lo uma ou duas vezes dia.
Mensagem escolar: Seu filho(a) passou de ano? É claro que sim. Passaria mesmo sendo relapso, pois que os professores estão quase obrigados a aprová-los. As escolas, ao querer cobrar responsabilidade de alunos e pais, perante faltas e trabalhos de casa, estão sendo processados por pais buscando aprovação dos filhos, mesmo com excesso de faltas e sem fazer os trabalhos escolares.
Resultado disto, uma escola criou mensagem, gravada na secretária eletrônica: - Olá! Para que possamos ajudá-lo, por favor, ouça todas as opções:
- Para mentir sobre o motivo das faltas do seu filho - tecle 1.
- Para dar uma desculpa por seu filho não ter feito o trabalho de casa - tecle 2.
- Para se queixar sobre o que nós fazemos - 3.
- Para insultar os professores - tecle 4.
- Para saber porque o boletim do seu filho está incompleto, ou por documentos não enviados - 5.
- Se quiser que criemos o seu filho - tecle 6.
- Se quiser agarrar, esbofetear ou agredir alguém - 7.
- Para pedir um professor novo pela terceira vez este ano - tecle 8.
- Para se queixar do transporte escolar - tecle 9.
- Para se queixar da alimentação fornecida pela escola - tecle 0.
- Mas se você já compreendeu que este é um mundo real, e que seu filho deve ser responsabilizado pelo próprio comportamento, pelos trabalhos na aula, pelas tarefas de casa, que a falta de esforço do seu filho não é culpa do professor, sendo responsabilidade sua educar quem VOCÊ colocou no mundo, desligue e tenha um bom dia!
Bom exemplo: Acontece na Fazenda São José, de São Miguel das Missões. No intuito de alimentar aves e animais, foram plantadas inúmeras árvores frutíferas, algumas silvestres, contribuindo para o equilíbrio da fauna e flora.
Parabéns, amigo Jose Dirceu Dutra!
6 de janeiro: Dia dos Reis, dia para guardar o pinheirinho de Natal que, conforme a tradição, foi armado em 6 Dez.
Humor: Na O bêbado ao porteiro da boate:
- Estive ontem aqui e me deu uma tremenda dor de barriga e caguei dentro de um vaso de ouro.
Por favor, confirme que vocês têm este banheiro, pois meus amigos não estão acreditando em mim.
O porteiro levou o bebum para dentro e gritou:
- Carlão! Achei o safado que cagou dentro do teu trombone!
Site: Otávio Reichert
Facebook = Otavio Geraldo Reichert
- E-mail: otavioreichert@gmail.com.
- Telefone: (55) 9118-2080
*Sepé Tiaraju, a Saga De Um Herói por Clayton Cardoso
* Aquífero Guarani - Um Patrimônio
*Em duas semanas se esgotou a 1ª edição do Guri Missioneiro
*Uma Viagem Pelo Imaginário das Missões
*Decifra-me um Livro Para Desafiar os Missioneiros
*Acadêmico Otávio Reichert visita o Portal das Missões
*Guri Missioneiro, a origem. Prosas, Poesias, Canções, Otavio Reichert
*Lunares o Livro Que é Fruto do Acampamento da Poesia