Notícias

12/09/2018 16:22


Ciências Biológicas da URI faz Inventário da Fauna no Distrito de Buriti

            As acadêmicas do curso de Bacharelado Ciências Biológicas da URI Santo Ângelo, Bruna Amaral, Fernanda Hoppen e Sâmia Leticia da Cruz, orientadas pela professora mestre Briseidy Marchesan Soares, estão realizando um inventário de fauna no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Distrito da Buriti, Santo Ângelo. A pesquisa envolve o levantamento de borboletas (Ordem Lepidoptera), aranhas (Ordem Araneae) e sapos, rãs e pererecas (Classe Anura). Esses levantamentos de fauna têm como objetivo inventariar a riqueza das espécies de borboletas, aranhas, sapos, rãs e pererecas que vivem na região das Missões e conhecer o seu comportamento e sua interação com o meio ambiente.
            A amostragem dos anuros é noturna e são realizadas através de caminhadas aplicando o método de busca ativa (visualização dos animais) e a procura auditiva (gravação da vocalização) dos sapos, rãs e pererecas. Os animais não são coletados do ambiente e a identificação é realizada no local através de registro fotográfico e vocalização.
            As amostragens das borboletas (Lepidoptera) iniciaram em setembro de 2017 no horário das 9h30min às 15h30min período que elas se encontram ativas em busca de alimento. A área da pesquisa é um fragmento de Mata Atlântica, no distrito Buriti, onde foram selecionados 10 pontos para a realização da busca das borboletas utilizando uma rede entomológica, conhecida como puçá. Os indivíduos coletados estão sendo identificados no laboratório de Zoologia da URI onde ficaram depositados.
            Para a amostragem das aranhas foram delimitados nove pontos em toda a área onde na vegetação arbóreo-arbustiva, é utilizado um guarda-chuva entomológico. Esta estrutura é colocada sob arbustos ou ramos que são agitados com um bastão, de forma a provocar a queda das aranhas sobre o tecido, e assim coletar em um pote com álcool 70%. Os animais estão sendo identificados em nível de família no laboratório de Zoologia da URI Santo Ângelo. 
            A professora Briseidy observa que “através dessas pesquisas estaremos conhecendo a comunidade de borboletas, aranhas, sapos, rãs e pererecas locais, podendo dar continuidade a diversas pesquisas relacionadas aos aspectos biológicos e ecológicos, pois eles são considerados bons indicadores de qualidade ambiental. Os resultados preliminares da pesquisa nos mostram uma grande diversidade de espécies na área em estudo”. 
URI - Universidade Regional Integrada Santo Ângelo.

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...