Notícias

20/10/2017 12:41


Otávio Reichert - INTEGRANDO 21/10/2017

Alzheimer: Sabemos que leva à perda da memória. Alguns pacientes acometidos pela doença sequer sabem seus nomes ou conseguem reconhecer o rosto dos próprios filhos. Porém, há uma peculiaridade bastante curiosa: enquanto grande parte das memórias desaparece, a memória musical fica. Basta colocar uma música que os pacientes ouviram quando eram mais jovens que a lembrança se concretiza e eles passam a cantar a canção.
Cientificamente, explicam os estudiosos que o mal não atinge as memórias musicais de quem tem a doença, pois o cérebro armazena as canções num “compartimento” separado, afirmam pesquisadores da Universidade de Oxford.
Conclusão: Mesmo em estágios avançados, a pessoa tem capacidade de cantarolar as músicas que fizeram parte da vida dela por conta dessa reserva, e isso também tem um efeito terapêutico bem interessante.

Breu: Pedra interessante que na realidade é uma resina vegetal bem solidificada.
Estudando as propriedades desta resina-pedra, dantes tempos usada para fazer gessos de imobilização e feitio de sabão (evita ressecamento), surgiram novidades.
Não estou incentivando ninguém a fazê-lo, mas alguns usam o breu para fins medicinais. Em pequeniníssimas quantidades, misturam o pó (coado) com banana, alegando ser bom aliado contra osteoporose, artrite e artrose. Envolvida em pano, com um martelo quebra-se as partes sólidas ao pó.
Além do já citado, o breu tem outras finalidades, a citar: auxilia diminuindo dores de cabeça e descongestionante nasal. Atua como repelente de insetos, também usado pelo Exército em cursos de sobrevivência, e ainda para iniciar o fogo, pois que de fácil combustão, também servindo como combustível para luminárias. Também usado para incensos e para calafetar pequenas embarcações, servindo como um verniz natural.
Em fitoterapia a resina é utilizada para tratar doenças venéreas. Seu óleo tem ação anti-inflamatória e analgésica, com ação antipruriginosa, indicada para uso em furúnculos e abscessos.

Poesia: Seguidamente me pedem: “Saiu poesia nova?” Um poeta pode até cochilar, mas poucos deixam de fazê-la, pois adentra seu espírito. Ao tema “Retalhos”, do Acampamento da Poesia...
O DEDO DA MENINA

Ela era diferente.
Diferente dos normais.
Ela tinha um dedo a mais.
Mostra o pé, mostra o pé!
Quero ver como é que é?

Fez lembrar a bisavó.
Ela herdou da nossa gente,
disse um tio inteligente.
Esse dedo é um barato,
mas aperta no sapato.

Foi levada ao hospital.
E a menina tinha medo
de mostrar o sexto dedo.
- Será como a Cinderela
se eu tirar um dedo dela.

Perguntavam seus amigos:
- Onde está o teu dedinho?
- Está dentro do vidrinho!
Ao retalho, ela dizia:
- Era polidactilia!

Disse então a professora:
- O normal é termos dez.
Mas um dia nossos pés
poderão perder um dedo.

Deus nos fez por semelhança.
Somos todos especiais.
Os normais e os desiguais.
E a menina? Está crescida!
Já casou, feliz da vida!

Humor: de palavras obscenas, que surgem espontaneamente tanto na fala, na escrita e em imagens. Eis algumas gafes:
Recebi e-mail com um folder anexo. A remetente, ao citar o anexo, escreveu folder sem a letra “L”;
Queria parabenizar um amigo no WhatsApp, enviando-lhe emojis (desenhinhos) de palmas, mas clicou ao lado, enviando-lhe cocozinhos;
A pior: A mulher fez doloroso tratamento de canal, que partilhou pelo facebook com sua amiga, porém saiu-se assim: “Quase não dormi ontem. Fiz anal”
Ao que a amiga respondeu: - Mana, para de show! Já fiz e é tudo de bom...
- Canal no dente, amiga!!! 

Site: Otávio Reichert
Facebook Otavio Geraldo Reichert   
Site: Cemitério dos Cativos Pajada 
Site: Lenda e Pajada do João de Barro 
Vídeo: Café de Cambona Cultural 2016 ASLE 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...