Sinalizado por um trator do ano de 1937, o Pavilhão da Cultura da Fenamilho Internacional - 17ª edição, vem recebendo atenção especial.está entre os diferenciais da programação cultural deste ano.
O local irá retratar os usos e costumes da época a partir da exposição de diversos objetos que fazem parte do acervo de peças e equipamentos antigos usados nas propriedades e instalações dos antigos colonos na região do Comandai e Rincão do Sossego (que constituem o maior número de peças).
Os materiais foram reunidos e preservados até o início de 2015 por Osvaldino Luccas, em sua propriedade.A maioria das peças tem como origem a família de Júlio Lucca, ancestral da região.
Conforme o Secretário municipal da Cultura, Mário Simon, “o acervo está em fase de catalogação e será exposto durante aFenamilho, podendo se transformar no ‘Museu da Colônia’, com continuidade após o evento até sua plena realização”. Outra parte significativa que constitui o acervo vem do “Museu do Faldino”, uma coleção que era exposta e aberta aos visitantes e turistas do município de Santo Ângelo. Há, também colaboração do guia de turismo Marino Teobald e da família de Leo Fett, que contribuíram com o primeiro trator para agricultura chegado na região.
A representação histórica está sendo montada e organizada pelos integrantes da Comissão de Cultura da Feira.Além disso, a programação cultural da Fenamilho Internacional também contará com apresentação de artistas locais, oficinas e apresentações itinerantes. Para o coordenadorgeral da Comissão de Cultura, Júlio Matos, “a programação foi organizada com o propósito de valorizar a cultura local e regional, oportunizando aos artistas um momento para evidenciar o trabalho que vem sendo realizado”, ressalta.
A Fenamilho Internacional - 17ª edição, acontece de 1º a 10 de maio, no Parque de Exposições SiegfriedRitter, em Santo Ângelo. Além da programação cultural, a Feira ainda conta com atividades voltadas para a pecuária, agricultura, indústria e comércio, representando importante evento no cenário do desenvolvimento local e regional.
Fonte: Rádio Cidade SA