Notícias

13/10/2017 10:04


Sindilojas Missões Participa De Fórum Regional Da Fecomércio, Em Santa Rosa

O presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi, acompanhado do secretário de Indústria e Comércio de Santo Ângelo, João Baptista Santos da Silva, e do coordenador do Corede Missões, José Claudio Lourega, e a delegada do Conselho Regional de Contabilidade, Neusa Salla, participaram em Santa Rosa, na terça-feira, 10, do Fórum Regional da Fecomércio-RS, que reuniu Sindilojas de todo Estado, e trouxe para a região o presidente da Fecomércio RS, Luiz Carlos Bohn, que presidiu os trabalhos. Evento itinerante que reúne a diretoria da Fecomércio-RS, empresários e sindicatos empresariais da região, o Fórum trouxe para debate assuntos da pauta ordinária da Federação, além das pautas regionais e temas de impacto ao setor terciário. E terminou com um jantar de confraternização. A comitiva de Santo Ângelo também contou com membros da atual diretoria do Sindilojas Missões, consultores, assessoria e secretaria executiva.
PAUTA
O consultor trabalhista da Fecomércio-RS, Antônio Barreto, mostrou os principais pontos da Reforma Trabalhista, que entra em vigor no dia 11 de novembro. Também, o economista Lucas Schifino, assessor parlamentar da Fecomércio, abordou o tema central do Fórum Regional, com o mapa do emprego na região da Grande Santa Rosa. Os reflexos da Operação Zelotes e o que mudou na vida do contribuinte foram assuntos abordados pelo consultor tributário Rafael Borin e, ainda, o Fórum trouxe para debate o desempenho do comércio varejista e do setor de serviços no último ano, com o analista Marcelo Portugal.
REFLEXÃO
Para a equipe econômica da Fecomércio –RS o momento é de extrema sensibilidade em todo País. O Rio Grande do Sul, especificamente, apresenta um quadro de retomada do crescimento do setor terciário de forma ponderada, ou seja: depois de dois anos e meio de queda, houve uma reação no último semestre, que diante das perdas sofridas no período não chegam a ser significativas, e vão manter o setor do comércio varejista e serviços ainda no negativo nos próximos meses. “A expectativa é fechar o ano com um ganho de 1,9%, que se analisado com as perdas dos anos anteriores – 2014 por exemplo, ainda vão significar um índice de 8% a menos”, destacou o analista Marcelo Portugal.
Ainda, para os analistas, toda a cadeia está entrelaçada: o governo lança medidas como a Reforma Trabalhista, que deve melhorar os índices de emprego, e por consequência a renda, que vai depender, no entanto, de como o quadro político do País vai se comportar em 2018.
REGIÃO
Os setores de comércio e de serviços na região respondem em 51,1% dos empregos formais, e a média de salários é de R$ 1,8 mil. O setor responde, em toda a região, por 40 mil empregos gerados.
COREDE MISSÕES
Durante o Fórum Regional o presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi, e o secretário da Indústria e Comércio, João Baptista Santos da Silva, receberam do coordenador do Corede Missões, José Claudio Lourega, uma publicação com o planejamento estratégico da região, aonde são contemplados 56 projetos para a região missioneira, todos voltados ao crescimento e desenvolvimento econômico.  (Texto e Fotos: Edna Lautert) 
REGIÃO DO SINDILOJAS MISSÕES
01 Caibaté
02 Cerro Largo
03 Entre-Ijuís
04 Eugênio de Castro
05 Giruá
06 Guarani das Missões
07 Mato Queimado
08 Roque Gonzales
09 Salvador das Missões
10 Santo Ângelo
11 São Miguel das Missões
12 Senador Salgado Filho, 

13 São Paulo das Missões
14 São Pedro do Butiá
15 Sete de Setembro
16 Ubiretama
17 Vitória das Missões.

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...