Notícias

02/05/2018 18:26


Musica Jesuítica Missioneira de Domenico Zipoli

Esta musica foi composta por padres e executada por índios nas Região das Missões.
Quando os Jesuítas chegaram a Região das Missões, perceberam a importância da música no processo de integração cultural e mensagem para evangelizar os índios. Foram feitas na época obras de arte em musica como a “SONATA EN LA MAYOR - Domenico Zipoli (1688 - 1726)” que ultrapassou gerações sendo em todo o mundo tocado e valorizado, eram nessa época interpretada por índios, que fabricavam seus instrumentos e eram ensinados e ensaiados pelos padres. O que hoje compreende Brasil, Paraguai e Argentina era a Região das Missões, cada cidade recebia o nome de um santo católico e se chamava redução. A Igreja Católica enviou a Companhia de Jesus, fundação Jesuítica para garantir e evangelizar nas Américas. De fato, vários padres tiveram importante papel nessa tarefa, chegando até mesmo a desbravarem outras localidades onde nem mesmo os portugueses tinham a condição de sozinhos estabelecerem o domínio metropolitano. A associação entre Igreja e Estado era bastante ativa nesse período. 
Bandeirantes e jesuítas possuíam interesses distintos com relação à população indígena e para os Jesuítas todos eram seres humanos, para os Bandeirantes os índios eram considerados massa para ser escravizada e domesticada e seguindo o rastro de das civilizações jesuíticas cometeram verdadeiros genocídios.
São Luiz Gonzaga um dos Sete Povos Missioneiros do Brasil, recebeu a visita de Cristina Vera Díaz, ilustre cantora lírica natural de Assuncion capital da República do Paraguay .Os anfitriões foram Jorge Guedes & Família que receberam em sua residência além de Cristina também sua companheira musical Andrea Zarza, no intuito de trocar informações musicais e culturais, pois os laços históricos que unem os três países missioneiros (Brasil,Paraguay e Argentina) perduram até hoje através dos vestígios materiais como as ruínas de São Miguel no Brasil e Santísima Trinidad del Paraná no Paraguay .Além destes monumentos materias, a musica missioneira também nos conecta através dos anos que se passaram, desde a chegada dos jesuitas na américa e a construção das nossas missões guaranis.
Vídeo: Cristina Vera Diaz canta Strauss 
Vídeo: Aninnia Ninna nanna, Cristina Vera-Diaz (Paraguay) 
Torra Amore torra - Cristina Vera Diaz (Paraguay)

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...