Notícias

06/10/2017 17:15


Santo Ângelo é Ponto de Chegada de Roteiro Turístico Internacional

Doze peregrinos percorrerão 410 quilômetros entre Argentina e Brasil, durante 18 dias. Chegada será dia 29 de outubro, no Largo da Catedral Angelopolitana
O último dos Sete Povos das Missões está preparando uma programação diferenciada para o dia 29 deste mês, data prevista para a chegada dos doze peregrinos que percorrerão a primeira caminhada experimental internacional do roteiro Caminho das Missões Jesuítico-Guarani, completando um percurso de 410 quilômetros, durante 18 dias, entre Argentina e Brasil. O roteiro está sendo idealizado pela Operadora de Turismo Caminho das Missões e tem início no próximo dia 12, com início na cidade de Corpus, cidade argentina localizada na fronteira com o Paraguai.
Para tratar da organização de um evento diferenciado e marcar a chegada dos caminhantes no próximo dia 29, o prefeito em exercício Bruno Hesse, o secretário de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude Vando Ribeiro de Souza e a secretário de Cultura Neusa Cavalheiro, receberam no Gabinete do Executivo a operadora de Turismo Marta Benatti, o secretário-executivo da FUNMISSÕES Marcos Mattos e a promotora cultural Odila Motta. A reunião deu início às tratativas para a recepção dos peregrinos, com a mobilização de todos os setores da comunidade santo-angelense e regional na programação que será oficializada nos próximos dias. Estão previstos a realização de shows e celebração de missa do encontro com o Anjo da Guarda. 
Para o prefeito em exercício Bruno Hesse, Santo Ângelo e as Missões vivem um momento ímpar para o setor do turismo, ganhando destaque no cenário brasileiro e mundial graças aos últimos acontecimentos com a difusão da Rota Jesuítica – Circuito Internacional das Missões, com a participação do Papa Francisco e angariando espaços nobres na grande mídia nacional. “Os olhos do Brasil e do mundo estão voltados para este roteiro. Somos a Compostela do Brasil e precisamos preparar um grande evento para o fim desta caminhada, pois o mundo voltará seus olhos para Santo Ângelo”, afirmou Hesse. 
A Rota Jesuítica envolve Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia, e tem como finalidade a integração dos povos que congregam as Missões Jesuíticas, para a formação de um circuito internacional consolidado como única Nação Missioneira, resgatando a história e refazendo os caminhos percorridos por índios e jesuítas. 
Marta Benatti diz que o início da caminhada internacional Caminho das Missões Jesuítico-Guarani também marca o começo de uma nova página na história missioneira. “Esta caminhada é uma integração dos povos missioneiros da Argentina e do Brasil, valorizando a cultura, a história e a mística missioneira”, assinalou. 
Foto: Tarso Weber

CONVITE
A Associação dos Municípios das Missões - AMM, Fundação dos Municípios das Missões – FUNMISSÕES, Prefeitura Municipal de Santo Ângelo ea Operadora de Turismo Caminho das Missões convidam Vossa Senhoria para o lançamento da internacionalização do “CAMINO DE LAS MISIONES” que ocorrerá na cidade de San Ignácio, Província de Missiones - Argentina, dia 12 de outubro de 2017, às 18:00 horas no restaurante La Carpa Azul, proximidades do  Sítio Arqueológico de San Ignácio Mini, Patrimônio Cultural da Humanidade.
A programação começa às 12h30min, com almoço na cidade de Corpus, local que foi um dos povoados jesuítico-guarani ao norte de San Ignácio, de onde inicia a caminhadade 16 km chegando ao final da tarde, com recepção dos peregrinos em San Ignácio, seguindo com o Espetáculo “Sonido e Luces”, após o término do espetáculo jantar comemorativo lançamento oficial da Internacionalização do Camino de las Misiones.
No dia 13 ato solene do lançamento as 9:30 horas.
Salienta-se a importância do evento que ocorrerá, pois é um momento de liderança do turismo brasileiro, onde busca a união com os países vizinhos e especialmente a integração dos produtos turísticos missioneiros ao mercado nacional e internacional

“Lasmisiones unidas por lamismaemoción”
“As Missões unidas pela mesma emoção”

Dia 12 de outubro começa uma nova página na história missioneira. A integração da Argentina ao Caminho das Missões. 
A Caminho das Missões Operadora de Turismo lança a primeira caminhada experimental internacional do roteiro “Caminho das Missões Jesuítico-Guarani”. O evento ocorrerá no dia 12 de outubro as 19h30min em San Ignácio Mini – Argentina. A solenidade marcará esta caminhada que integrará os “Povos Missioneiros” da Argentina e do Brasil, valorizando a cultura a história e a mística missioneira.
A caminhada inicia em Corpus, uma pequena cidade na fronteira com o Paraguai e no final do dia 12 o grupo de peregrinos chegará em San Ignácio Mini para o evento. No dia 13 as 9:30 horas haverá um ato solene com autoridades e peregrinos.
Serão 18 dias de caminhada percorrendo 410 km passando por 4 patrimônios culturais mundiais e lugares de beleza natural inigualáveis.Se integrarão no roteiro. Corpus, San Ignácio Mini, Loreto, Santa Ana, Cerro Azul, Santa Maria la Mayor, Itacaruaré; San Javier, estes na Argentina; eno Brasil, Porto Xavier, Assunção do Ijuí/Roque Gonzales e Pirapó. Unindo-se ao roteiro já existente no BRASIL: São Nicolau; São Luiz Gonzaga/São Lourenço; Caibaté/Caaró; São Miguel das Missões, São João Batista/Entre-Ijuís e Santo Ângelo.
O evento de encerramento ocorrerá no dia 29 de outubro em frente à Catedral Angelopolitanaem Santo Ângelo, onde sempre acontece a emocionante chegada dos peregrinos. A programação inicia às 17horas com shows e missa do encontro com o Anjo da Guarda. A chegada dos peregrinos está prevista para às 19 horas. 
Notícia: Reunião da Ruta Jesuítica Internacional em São Miguel das Missões 
Notícia: Região das Missões está oficialmente habilitada para receber investimentos do BID 
Notícia: Ministros do Turismo e Meio Ambiente discutem parceria. 
Notícia: Governo Federal Anuncia Projeto Brasil + Turismo
Notícia: AMM busca apoio do MTur e Embratur para divulgação mundial do Destino Missões
Notícia: AMM define estratégias e ações para garantir crescimento da região em 2015 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...