Notícias

08/10/2017 16:27


Otávio Reichert - INTEGRANDO 07/10/2017

Cabaré X Igreja Universal? A história (2013) afirma que a dona de um cabaré cearense processou a Igreja Universal depois que um raio destruiu a sua propriedade.
Que a senhora Bezerra teria se aproveitado do crescimento da cidade (e da sua renda) para ampliar as instalações de seu cabaré. Porém a igreja Universal, situada ao lado, teria iniciado “forte campanha para bloquear a expansão, com sessões de oração em sua igreja, de manhã, à tarde e à noite.”
Resumindo: Prestes à reinauguração um raio atingiu o prostíbulo e causou um incêndio, que destruiu o telhado e grande parte da construção. Como os membros da igreja se gabaram do poder das orações feitas por eles, a dona do prostíbulo processou-os como sendo os responsáveis pela destruição.
A igreja negou sua responsabilidade à destruição do cabaré, ao que o juiz teria sentenciado: “– ... temos aqui uma proprietária de um cabaré que firmemente acredita no poder das orações e uma igreja inteira declarando que as orações não valem nada!”.
Buenas! A hilária história é falsa, desde seus personagens até o local do fato, mas boa para interpretações. Tudo pode ser usado conforme as conveniências.

Oficina: No dia 25 Set. este poeta fez Oficina com crianças do 1º ano do Colégio Tereza Verzeri, as quais escolheram neste ano o tema rimas e poesias. De forma didática, as duas turmas participaram ativamente da criação de duas minipoesias, uma sobre o gaúcho e outra sobre flores, enfatizando o início de primavera. Apenas orientei-os sobre a sucessão de versos. Eis o que saiu sobre...
O GAÚCHO
O gaúcho jogou o laço pra laçar o boi no campo.
Neste dia tinha nuvens, muita chuva e pirilampos.

Depois que laçou o boi levou ele pro celeiro.
Deu ração e fez carinho, e o bicho ficou faceiro.

Escola Integral: Fui Poeta Presente em Giruá (28 Set.), na EEEF Telmo Motta. Destaco a energia positiva daquele corpo docente que, apesar da crise educacional, estão focados em proporcionar boa formação aos alunos.
Porém, mesmo aos bons resultados, soube (da direção) que alguns pais e alunos ainda têm certa resistência quanto ao turno integral. Entende-se o aluno, pois que “perde” meio turno de lazer para liberdades extras.
Já em S. Ângelo temos três educandários, a citar: Escola Catarina Lépori, Unírio C. Machado e o CAIC, sendo este municipal. Afora os citados acima, o governo criou o programa “Novo Mais Educação”, com dez escolas na 14ª CRE, das quais quatro santo-angelenses, a citar: Edi Lippert, Abílio Lautert, Sparta de Souza e Santo Tomás de Aquino. Estas, ao turno inverso da aula normal, realizam oficinas de letramento, matemática, música e desporto, etc. Igualmente ao turno integral, o aluno também recebe café, almoço e lanche.
Voltando a Giruá, talvez por aquela ser a única no município, alguns pais ainda não perceberam as vantagens do ensino em turno integral. Existem mais escolas como esta na Região das Missões em Giruá, Mato Queimado, São Miguel das Missões e outras.

Doação de flores: O Lar Isabel O. Rodrigues inaugurará, em 19 de outubro, o Espaço Saúde, que contemplará também idosos de outros Lares. Um dos atendimentos cuidará dos pés, inserindo técnicas inovadoras nesta área, estas sob a coordenação da podóloga Fátima Rossi. Além deste atendimento, serão disponibilizados consultas médicas e odontológicos, além de procedimentos fisioterápicos.
No entanto, ainda carecem flores para colorir mais aquele ambiente. Portanto, quem puder doar flores e vasos, estará contribuindo para deixa-lo ainda mais alegre. Desde já, grato!

16º Acampamento da Poesia: Acontecendo, de 6 a 8 Out. Onde? No Balneário Parque das Fontes, em Entre-Ijuís.
Ao tema “Retalhos”, os poetas convidados, alguns sendo de outros estados, já elaboraram poesias, além das que serão criadas no evento. Estas irão compor o próximo livro Afluências, com edição proporcionada pela prefeitura entre-ijuiense. Para os preparativos do acampamento, tivemos apoio cultural da Indústria de Plásticos Universal, mais conhecida com Universal Plásticos. Mui grato ao amigo Jorge, extensivo a sua família. Das minhas obras já compostas...
RETALHOS
O que é um retalho? É uma carta do baralho.
É um pedaço de tecido que foi cortado ou cerzido.
O que é um retalho? Dente da cabeça de alho.
Uma peça, um fragmento, feito pá do catavento.

O que é um retalho? Unidade, folha ou galho.
Um naco de carne assada. Da maçã, uma bocada.

O que é um retalho? Coisa boa ou ato falho.
Fração alegre ou doída das partículas da vida!

Humor: Do advogado opositor: - Sobre esta foto sua... o senhor estava presente quando ela foi tirada? 
Site: Otávio Reichert
Facebook Otavio Geraldo Reichert   
Site: Cemitério dos Cativos Pajada 
Site: Lenda e Pajada do João de Barro 
Site: Passo da Guerreira
Site: No Silencio da Lagoa da Mortandade 
Vídeo: Café de Cambona Cultural 2016 ASLE 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...