Notícias

17/08/2017 22:11


Otávio Reichert - INTEGRANDO 19/08/2017

Semana Farroupilha: No dia 11 Ago 2017 foi realizada abertura aos festejos farroupilhas. O acendimento da Chama Crioula aconteceu em Mostardas (200 km de POA). O presidente do MTG, Nairo Callegaro, retirou de um fogo de chão a centelha que percorrerá as estradas do RS e além-fronteiras. O fogo foi aceso com o uso de um avio de pedra-isqueiro medieval, num local conhecido como Pedra de Anita, onde nasceu Menotti Garibaldi, filho de Anita e Giuseppe, comandante da Marinha Farroupilha durante a Guerra dos Farrapos.
O tema 2017 é: “Farroupilhas: idealistas, revolucionários e fazedores da história”. As entidades tradicionalistas já estão ultimando preparativos aos festejos e desfile.
Com a palestra teatralizada “Farroupilhas e seus Heróis”, estarei em vários municípios, novamente acompanhado pelo peão e ginete Mateus Flores.

Impostos: Um dia fez-se a Revolução Farroupilha porque quiseram aumentar os impostos de 15 para 25%. Atualmente as taxas viraram uma miscelânea, com variações de 10% para as batatas até a cachaça a 82%. O material de agenda escolar está em incríveis 43%; gasolina a 53%. Até os funcionários da Receita estão com dificuldades para a cobrança dos impostos.
Além destes tributos, no RS somam-se outros, citando alguns: inúmeros pedágios e a preços exorbitantes; as maiores taxas para CNH e IPVA do Brasil. Enquanto a transferência veicular custa R$ 140,81, no RS, se acima de ano 2013 e mais de 100 Cv ao valor soma-se mais R$ 512,05. Exploração! Alguém teve a ideia e o governo aprovou por também se beneficiar. Disse o compadre Rosalvo: “É fácil governar aumentando impostos. Bom governo é o que inova, empreende e fiscaliza.”  (bitco, bitcom)

Bitcoin? Qual a moeda com maior valor de transação? Se pensou em euro ou dólar está enganado. Nesta semana 1 (um) Bitcoin vale em torno de 13.400 reais.
Disse um especialista: "Bitcoin é uma forma de dinheiro, com a diferença de ser digital e não ser emitido por nenhum governo. Para transações online é a forma ideal de pagamento, pois é rápido, barato e seguro. É uma tecnologia inovadora."
 É uma criptomoeda descentralizada criada em 2008 por um programador (ou grupo), com o pseudônimo “Satoshi Nakamoto”, e permite a transação financeira sem intermediários. No mês de jul. 2015 o Brasil bateu seu recorde local de transações, contabilizando 10 mil bitcoins, equivalentes a 9,3 milhões de reais.

Como funciona? Através de um banco de dados exemplificando: distribuídos, que tem a função de livro-razão de contabilidade pública (saldos e transações de contas), onde são registradas as transações bitcoin. A tecnologia blockchain permite que sejam transmitidas entre todos os participantes da rede de maneira descentralizada e transparente. Dessa maneira, não é necessário a confiança em um terceiro para que os dados de contabilidade estejam corretos e não sejam fraudados. Cada transação do tipo "pagador X enviou Y bitcoins para o recebedor Z" é transmitida para a rede através de um software.

Transações: Basicamente o processo envolve três partes: recebimento do endereço destinatário, criação da transação e transmissão. O programa de carteira do usuário pagador irá criar a transação. O usuário informa a quantia de bitcoins (ou centavos) que quer enviar e qual o endereço bitcoin de destino, tudo feito via internet. Não é possível cancelar ou reverter uma transação após ela ter sido enviada pela rede. Para ter os bitcoins associados ao seu endereço próprio, o destinatário não precisa estar online no momento da transação e não precisa confirmá-la.

Cotação: O Bitcoin está ficando popular entre os internautas e revolucionando a forma de negociação online. A taxa de câmbio é variável conforme o dia, com cotações internacionais. Vários programas gratuitos convertem a moeda.
Embora ainda não muito popular no Brasil, e não funcionando como uma moeda tradicional, é bastante usada para compras de produtos asiáticos, citando China, Coréia e Japão.

Humor: No consultório médico...
- Doutor, o senhor acha que tenho chances de viver até os cem anos?
- Você fuma? Bebe? Como se alimenta?
- Nunca fumei, doutor. Detesto bebida, evito gorduras, como pouca carne...
- Por acaso joga, sai com mulheres, etc.?
- Não, doutor! Não costumo fazer nada disso.
Ao que o médico, após análise, respondeu:
- Sinceramente, diga para mim: Por que o senhor quer viver até cem anos?

CAFÉ CAMPEIRO
          Cambona, bule de lata, hoje, no mais, pouco usada.
Num dos lados achatada e se afinando ao gargalo.
Peça simples e singela vinha ajustada na sela,
junto a anca do cavalo.
          O grão da planta, torrado, se torna bebida nobre.
Serve o rico, serve o pobre, renovando a boa fé.
É ciência da nossa gente. Vem do passado ao presente
saborear um bom café.
          Café campeiro e cambona são parceiros campo afora.
Sem coador, feito na hora, lhe mergulhando um tição.
O saber ganhou o mundo: de que a borra vai ao fundo,
e a brasa tem sua função.
          O gaúcho, em sua cultura, mantém viva as tradições.
Parcereando os chimarrões o café nos faz costado.
Já desde o raiar do dia a bebida se aprecia
seja amargo... ou adoçado. 
Site: Otávio Reichert
Facebook Otavio Geraldo Reichert   
Site: Cemitério dos Cativos Pajada 
Site: Lenda e Pajada do João de Barro 
Site: Passo da Guerreira
Site: No Silencio da Lagoa da Mortandade 
Vídeo: Café de Cambona Cultural 2016 ASLE 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...