Notícias

21/08/2017 18:55


São Miguel Das Missões é o Novo Integrante do Consórcio Caminho das Origens

Na tarde de ontem, 14 de agosto, reuniram-se na vizinha Buena Terra Missioneira os senhores: Jose Moacir Dutra Prefeito de Bossoroca e Presidente do Consórcio, Hilário Casarin Prefeito de São Miguel das Missões, Tiago Lacerda Prefeito de Santiago, Osvaldo Froner Prefeito de Capão do Cipó, Secretario de Turismo de São Miguel das Missões Fabiano Moraes, Talita Siqueira representante da Secretaria de Turismo de Bossoroca, com o objetivo de integrar São Miguel das Missões na ROTA CAMINHO DAS ORIGENS que integram Regiões Turísticas Central e Missões.
O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável Caminho das Origens concentra-se na região centro-oeste do estado do Rio Grande do Sul. A Rota Caminho das Origens é a prática do Programa de Desenvolvimento do Turismo Regional. A ideia de integrar os referidos municípios nasceu da necessidade de encontrarem um denominador comum que sirva de vetor para o desenvolvimento e como alternativa viável para dinamizar a economia regional. A união dos municípios se encontra de maneira que cada município possa demonstrar suas atrações turísticas.
Nova Esperança do Sul: Capital da Bota caracteriza-se pelas fábricas de artefatos em couro, além de sua natureza exuberante com matas e cascatas.
Jaguari: Tem o título de Cidade das Belezas Naturais, com uma gastronomia baseada na cultura italiana, com a produção de uva e de vinho.
Bossoroca: Caracteriza-se como Terra Missioneira, com seus vastos campos e criações de gado, além da agricultura, em grande crescimento.
Mata: Possui um vasto sítio arqueológico.
Itacurubi: Tem como principais pontos turísticos, a Cascata Inhaquã, a Fazenda Rancho Grande e o Templo de Pentecostes.
Cacequi: É conhecida como a Capital da Melancia ou Terra da Melancia.
Capão do Cipó: Capital da Soja com uma produção exuberante no cenário gaúcho.
Santiago: Conhecida por ser a Terra dos Poetas e Cidade Educadora, é um grande pólo Regional.
Unistalda: Conhecida pela Capital do Pau-ferro por ter uma grande concentração desta árvore nativa, é a maior reserva da América Latina, histórica por guardar na Estância do Carneirinho mitos e lendas das revoluções.
São Francisco de Assis: Conhecida como a Terra do Bugio, está localizada a margem esquerda do rio Ibicuí. Principais pontos turísticos são o Museu Cônego Hugo e a Praia de Jacaquá.
Fazem parte ainda São Vicente do Sul e São Miguel das Missões, novo integrante do Consórcio e Único Patrimônio Cultural da Humanidade do Sul do País.
Na oportunidade, foram discutidas ideias para desenvolver a Rota, estratégias de marketing para promoção e divulgação, melhorias dos atrativos já existentes e criação de outros.
Sendo de grande importância a descentralização dessas reuniões, para que cada município pode mostrar suas potencialidades, ficou marcado que a próxima reunião do Consórcio ocorrerá em São Miguel das missões no dia 24 de agosto de 2017 com início as 09:00 horas, a definir o local .

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...