Notícias

12/08/2017 15:23


Região das Missões está oficialmente habilitada para receber investimentos do BID

Ponte Porto Xavier/San Javier e acessos asfálticos aos sítios arqueológicos, estão entre os projetos que serão analisados e divulgados pelo BID nas próximas semanas
Prefeitos e lideranças da Associação dos Municípios das Missões (AMM) cumpriram agendas locais e regionais em Brasília, no período de 8 a 11 deste mês. Para tratar de ações técnicas do financiamento do Banco Interamaricano de Desenvolvimento (BID) aos projetos da região das Missões/RS/Brasil, que integra a Ruta Jesuítica Internacional da América do Sul, a comitiva missioneira esteve em audiência com o ministro do Turismo (MTur), Marx Beltrão, que imediatamente designou o diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo, Rogério Coser, e o técnico Eduardo Madeira, para dar seguimento às tratativas com os representantes da AMM/Funmissões.
De acordo com o diretor do Detur/Funmissões, Ricardo Klein, o ministro renovou seu comprometimento com a região das Missões, garantindo celeridade na tramitação da parceria com o BID e prioridade às emendas parlamentares e projetos cadastrados no MTur. "Além disso, Beltrão assegurou que vai negociar com os ministros do Planejamento e da Fazenda, a abertura de um crédito especial no orçamento para atender projetos extras dos municípios missioneiros, e da governança regional - AMM/Funmissões", destacou Klein, que é prefeito de São Nicolau, ao evidenciar que "agora, oficialmente, a região das Missões está se habilitando ao financiamento do BID". Os valores do orçamento do MTur servirão como contrapartida aos valores do BID.
PROJETOS MISSIONEIROS
Na reunião com a técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Juliana Bettine Vicente, foi entregue formalmente a resposta à Carta Consulta do Banco para que o Brasil participe do Programa Global de Crédito para a Ruta Jesuítica Internacional da América do Sul. Segundo Juliana, o relatório preliminar do projeto já tem alguns itens que serão analisados pelo BID e divulgados nas próximas semanas, como a ponte internacional Porto Xavier/San Javier; acessos asfálticos aos Sítios São João Batista e São Lourenço Mártir; promoção e divulgação da região; capacitação e treinamento dos atores locais, entre outras ações.
Prefeito de Porto Xavier e presidente da Comissão Binacional da Ponte Porto Xavier/San Javier, Vilmar Kaiser salientou que "as reuniões em Brasília foram de suma importância na busca de alternativas também para a viabilização da ponte internacional, especialmente com a possibilidade dos recursos do BID para investimentos do empreendimento na região das Missões".
O secretário Executivo do Detur, Marcos Mattos, explicou que a técnica Juliana Bettine Vicente informou que a Governança Argentina de Misiones, também indicou a ponte internacional Porto Xavier/San Javier para ser submetida à analise do BID. "Ainda temos um caminho a percorrer, mas esta oportunidade de acessar recursos de grande porte para investir no turismo missioneiro, é um grande momento para a região", concluiu Mattos. Outras demandas como o PAC das Cidades Históricas 5, também foram reivindicadas pelos missioneiros, na capital federal.
PRÓXIMAS ETAPAS
A partir de agora, com a região das Missões apta a receber os investimentos do BID, foram definidos nas agendas em Brasília os próximos passos. São eles: criação de um grupo de trabalho pelo Ministério do Turismo; estabelecer normas para a elegilbilidade dos critérios, na definição das ações a serem contempladas; preparar o projeto master que deverá passar pela aprovação da Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX) do Ministério do Planejamento, em 90 dias.
Integraram a comitiva missioneira, que esteve acompanhada dos deputados federais Darcísio Perondi e Cajar Nardes, o diretor do Detur e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein; o vice-presidente da AMM e prefeito de Rolador, Paulo Peixoto; o prefeito de Porto Xavier e presidente da Comissão Binacional da Ponte Porto Xavier/San Javier, Vilmar Kaiser; o prefeitos de Pirapó, Auri Kochhan; de Mato Queimado, Orlando Thomas; de Santo Ângelo, Jacques Barbosa; o vice-prefeito de São Luiz Gonzaga, Mário Trindade; o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier, Ovídio Kaiser; o secretário de Turismo de Sando Ângelo, Osvaldir Ribeiro; o secretário Executivo do Detur, Marcos Mattos, entre outros.
Karin Schmidt
Jornalista Mtb 15378
Assessora de Imprensa
Associação dos Municípios das Missões (AMM)
55-98428 9946 - WhatsApp
Associação dos Municípios das Missões (AMM) 
Notícia: Reunião da Ruta Jesuítica Internacional em São Miguel das Missões
Notícia: Região das Missões está oficialmente habilitada para receber investimentos do BID 
Notícia: AMM atua para participar de encontro entre autoridades do Mercosul  
Notícia: AMM atua na organização do 1º Encontro de Governança da Ruta Jesuítica Internacional 

EM DESTAQUE

Tenda da Terra

Artesanato Indígena, Artigos Gaúchos, Quadors, Esculturas, Pintura em Tela, Camisetas, livros, Porcelanas, Cestarias e Lembranças da região.

Saiba mais

Roteiro por São Miguel das Missões

É cercado de lendas e costumes, símbolo da Nascente do Riogrande, Patrimônio da Humanidade.

Saiba mais

Açougue Gurizinho

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...