Notícias

20/07/2017 19:35


Otávio Reichert - INTEGRANDO 22/07/2017

Café: Mais uma vez preparei Café de Cambona, desta vez no CTG 20 de Setembro (18 Jul), representando o GDF Os Farroupilhas e a ASLE. Foi um dos atrativos do 1º Encontro Campeiro da Cultura Gaúcha. Avesso a trabalhar solito, convidei o amigo João Ferrazza Dias (2º na foto) para fazer-me um costado na empreita. Como de praxe, montei o cenário junto ao fogo, sobrepondo um pedaço de copa, salames e charque, além de montar meu carro de bois, fazendo alusão aos tropeiros de antanho.
Buenas! Desta vez preparamos o café em fogão de chapa em vez da costumeira trempe. O tradicionalista Renato Schor (à esquerda) contribuiu trazendo cambonas e apetrechos.
Pelas 18:30h tudo estava devidamente organizado, já com água quente. Com a chegada do Ferrazza fui pro rancho para um banho, pois gaúcho que se presta não se “fresqueia” para intempéries, mesmo com frio intenso. Pois ao retornar, estava o Renato a servir café aos visitantes, informando que o companheiro Ferrazza fora acudir sua filha, pois que fora assaltada na zona Norte da Marechal Floriano. E diga-se que estes assaltos vêm se repetindo com frequência na capital missioneira.
Voltando ao café, estando acostumados a pagar por tudo, inúmeras pessoas se achegavam na fila puxando os “cobres”, já pedindo qual o preço, ao que respondia: - Um sorriso por xícara!

Charque: Seguindo o exposto, tive dificuldades para encontrar charque. Desculpem-me os legisladores, mas estas frescuras de leis estão problematizando, incluindo o enfraquecimento das tradições gaúchas. Fazendo um adendo, cito que contra estes desmando foi realizado um levante (em Pelotas) solicitando revogação das novas normas alimentares.
Como não me ative a preparar algumas mantas de charque, pois que leva uma semana para curá-lo, principalmente no inverno, tentei encontrar esta iguaria em cinco lugares, a citar: Fruteira São Luiz, açougue do Gurizinho, Supermercados Karyone e Matanna, e mais uma padaria açougue na São Carlos. Um deles até que tinha, mas já picadito em cubinhos.
Pasmem: Por questão de honra acabei comprando um “Charque Ponta de Agulha” da marca Bertin... Sabem de onde? De Lins – SP.
Isto mesmo! Paguei R$ 25 por 0,5kg de fiapos de carne de terceira. Como nada é por acaso, há de ter grandes empresários ditando regras.

RPMon? Primeiramente cito o Exército. Em 1934 foi criada a Companhia Escola de Transmissões, que em 1966 evoluiu para 1º Batalhão de Comunicações Divisionário. Nas Missões desde 1992, crescendo ainda mais e propiciando demanda à força como um todo, em 2003 passou ao nome atual: 1º B Com.
Na contramão (para S. Ângelo) cito a transformação do Hospital de Guarnição de Santo Ângelo para Posto Médico, isto em 2010. Diminuiu seu efetivo, extinguiu as internações e limitando-se a cirurgias ambulatoriais.
Pois a Brigada Militar gaúcha, enquanto aumenta a população, tem reduzido efetivo, citando 2015, quando bateu recorde negativo, com efetivo menor que em 1982.
Outro revés aconteceu nesta semana (18 Jul), quando o 7º Regimento de Polícia Montada (S. Ângelo) leiloou todos os 16 equinos. Como a ordem partiu do Comando Geral desta instituição, aos subordinados coube cumpri-la, mesmo doendo na alma. Anunciou-se ainda a utopia de, quando carecer polícia montada, esta vir de Santa Maria.
Análise: Cada vez mais estamos enfraquecendo nossas tradições, e pensar que a região das Missões é o berçário do gaúcho.
Pergunta: Já enviaram solicitação para alterar o nome do 7º RPMon retirando a última parte?

Humor: Foi presa, aos 80 anos, por ter roubado no supermercado. Perante o juiz, este perguntou: - Então a senhora roubou enlatados?
- Foi, Seu Juiz. Peguei três latas, sendo uma de pêssegos...
Nisto o juiz cortou sua fala perguntando quantos pêssegos tinha dentro da lata.
- Havia seis pêssegos, senhor!
- Então vou prender a senhora por seis dias.
Foi quando o marido interrompeu o juiz: - Gostaria de dizer pro senhor que as outras latas eram de milho verde e ervilhas.

Chasque: Ao jornalista Paulo Santana! Afirmou ele que o mundo acabava para cada pessoa com sua morte. Contrariando-o, vai este chasque, esteja onde estiver. 

Site: Otávio Reichert
Facebook Otavio Geraldo Reichert   
Site: Cemitério dos Cativos Pajada 
Site: Lenda e Pajada do João de Barro 
Site: Passo da Guerreira
Site: No Silencio da Lagoa da Mortandade 
Vídeo: Café de Cambona Cultural 2016 ASLE 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...