Notícias

28/02/2018 18:02


Interior do RS ganha os corações dos turistas

Com seu clima de montanha e aula de história ao ar livre São Miguel das Missões é considerada o símbolo de onde nasceu o Gaúcho chamada de “Nascente do Riogrande” (Tudo junto) ou “Patrimônio da Humanidade” título que recebeu da ONU.
Patrimônio Vivo Materil e Imaterial. Em direção à fronteira com a Argentina, chega-se,  à pequena cidade de uma energia que envolve a todos que se aproximam e que guarda uma das mais incríveis relíquias da história do Brasil e do Mundo: as ruínas da antiga redução de São Miguel Arcanjo, Patrimônio Cultural da Humanidade e segundo vários historiadores o único local onde o sistema conhecido hoje como Socialismo existiu de verdade em sua plenitude.
A redução é do século 17 e remete ao período em que os jesuítas ali se instalaram para evangelizar o povo nativo, o guarani. O que se vê atualmente no Parque Histórico Nacional das Missões, é uma considerável parte preservada da Igreja de São Miguel Arcanjo, de 1735. Há ainda vestígios do restante do complexo, que contava com a casa dos padres, cemitério, escola e os lares dos indígenas.
A experiência missioneira – no total, foram sete no Brasil – entrou em decadência em meados de 1760, quando os indígenas se revoltaram contra os portugueses e os espanhóis. Os conflitos culminaram na expulsão dos jesuítas.
Detalhes dessa história são contados no Espetáculo Som e Luz, realizado diariamente, à noite, no próprio Parque. Com o auxílio de projeções e um potente sistema de som, ele apresenta os protagonistas das batalhas. De quebra, dá ao visitante a oportunidade de apreciar as ruínas em diferentes tons de cor. 
Imagem: Ruínas Jesuíticas de São Miguel das Missões
Site: Fonte Jesuíta
Site: Pórtico de São Miguel das Missões 
Site: Lenda da Cobra de São Miguel 
Site: Roteiro por São Miguel das Missões 
 
Site: Ponto de Memória Missioneira
Vídeo: Ruínas de São Miguel das Missões - Parte interna 
*Lenda da M?boi Guaçu - Cobra Grande de São Miguel

*Tatarandê Comunicação Entre Reduções,
*Os Guaranis Carregaram Seus Mortos da Batalha de Caiboaté
*Cotyguazú, Hospital, Azilo e Albergue para as Indias Guarani,
*Lenda da Cruz de Caravaca
*Lenda M'Bororé
*Batalha M'Bororé
*Batalha de Caiboaté
Site: Cruz de São Miguel em Camaquã 
Vídeo: História da Musica e Lenda do Bororé 
Site: Roteiro por Igrejas Missioneiras 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...