Notícias

16/06/2017 12:20


Otávio Reichert - INTEGRANDO 17/06/2017

Chaplin X Einstein 
Duas frases ditas por eles tornaram-se célebres, e realmente foram geniais. Charlie Chaplin e o físico alemão Albert Einstein já se conheciam, este depois se mudaria para os Estados Unidos. Sendo próximos, o criador de Charlot (personagem Carlito) convidara-o para assistir a prévia do seu último filme Luzes da Cidade. Faz 86 anos. Enquanto uma multidão saudava-os em delírio defronte o cinema, Einstein teria dito a Chaplin: «O que eu mais admiro na sua arte é a universalidade. Você não diz uma palavra, mas o mundo compreende-o.»
Ao que Chaplin respondeu: «Verdade. Mas a sua glória é ainda maior! O mundo inteiro admira-o, e no entanto ninguém compreende uma única palavra que você diz.»

Análises: “... Você não diz uma palavra, mas o mundo compreende-o.” Buscando comensurar esta oração (frase com verbo) dita para Chaplin, questiono o amigo leitor: - Você é compreendido naquilo que faz? Como o povo interpreta seu agir?
Imagine-se caminhando pela rua. Para exemplificar falo de mim: pessoas mais chegadas perguntam-me por que estou mancando. Facilmente leem quando preocupado, sendo o mais das vezes, sorridente.
Resumindo: ao analisar alguém, numa fração de segundo podemos fazer leitura óptica, mas por vezes errônea, principalmente de pessoas que disfarçam seu perfil com palavras, gestos e atitudes delicadas, fazendo lembra alguns políticos.
Retornando a Chaplin, este institucionalizou esta leitura visual, da mímica, que mesmo sem nada falar se fazia entender para o público. O público, ao assistir seus teatros e filmes, criou a sinapse da leitura muda, e seus reflexos perpassaram gerações.
Referindo-se ao físico e matemático Albert Einstein (1879-1955), filho de judeus, este recebeu (1921) o Prêmio Nobel de Física versando as leis dos efeitos fotoelétricos. A descoberta do RX, por Roentgen, foi influenciada pela teoria de relatividade de Einstein. No entanto, ainda hoje suas teorias são incógnitas, salvo aos estudiosos afins.   

Libertinagem: Dia desses assisti um vídeo impactante, levando a várias conclusões. Uma mulher de mais ou menos trinta anos estava prestes a se casar e, na libertinagem moderna, as amigas prepararam a “despedida de solteira” apresentando-lhe um homem de aluguel, um “profissional do sexo”. No vídeo, enquanto o homem transava com ela, todas as presentes faziam um coro de vozes acompanhando o ato.
Sabe-se não serem tão raras essas despedidas de solteiros, sendo mais freqüente aos homens, mas abominável em qualquer instância. Quem está para se casar já se comprometeu com a pessoa que, a princípio, está amando.
No caso citado, tudo saiu ainda mais errado porque a cena foi gravada em vídeo, e este vazou chegando ao infeliz que desfez o noivado e todos os preparativos do casório.
De outra parte, caso não tivesse vazado o vídeo, supõe-se teriam casado, e as amigas, dela, sempre que o vissem, olhariam para o agora marido como a um corno, pois aquelas cenas estariam perenes ante seus olhos, mesmo que mudas ao grande público.

Poesia: deste autor... OS CINCO DEDOS

Nossa mão tem cinco dedos, todos eles diferentes.
Eu sonhei alguns segredos da sociedade dos dedos.

Os chefes e autoridades, com certeza o dedão.
O minguinho; os colegas e amigos do coração.
O anular, seu vizinho, que com anéis faz aliança,
são os nossos instrutores, os mestres e professores.

O fura-bolo indicador; os pais que orientam a vida.
É presença do seu lado na hora boa ou doída.
O pai de todos, bem no meio, é você,
que unido aos amigos terá sempre alguém consigo. 

Porém tem algo maior a fazer a união dos dedos.
Quem representa então a palma da nossa mão?
Seu nome nem vou dizer, mas do universo uma luz:
furaram as mãos do seu filho que batizaram... Jesus!

Frases de humor:
Marido: amante que abusou da sorte.
Vegetariano: palavra possivelmente indígena, significando "mau caçador"
Trabalho é bom, mas interfere na minha vida.
Lésbica: outra mulher tentando fazer o trabalho do homem.
Orgasmo: "glande finale".
Bigamia: uma mulher a mais.
Não seja muito mente-aberta. O cérebro pode cair. 
Site: Otávio Reichert
Facebook = Otavio Geraldo Reichert  
Site: Monumento Pe. Antônio Sepp 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...