Notícias

15/06/2017 16:02


Missioneiros Serão Empossados em Santiago

          Em Santiago, durante o 61º Rodeio de Poetas, serão empossados os Missioneiros, Renato Schorr, João Antunes, Afrânio Batista Marchi e Jose Dirceu Dutra.
          A representatividade da Região das Missões em uma entidade como a Estância da Poesia Crioula engrandece a todos os missioneiros que tem como maior patrimônio pisar em chão sagrado e produtivo, onde o maior implemento ou poder está no legado que esta terra possui. Ter assento junto a esta instituição possibilita ouvir e se fazer ouvir, interagir com mais um caminho poderoso sobre nossa cultura, com a atenção, respeito, flexibilidade e maturidade que uma Estância da Poesia Crioula nos agrega. 
          Nos orgulhamos de nosso chão produzir Troncos, esses assentos na mesa nos enchem de um verdadeiro sentimento de responsabilidade, talento e galhardia. Terra que nasceu Noel, Jayme, Maicá, Ortaça, Guedes, Valdomiro, Mano, Bilia, a eleita por Apparício e tantos outros... Vê neste pequeno ato um grande patrimônio de resgate e reconhecimento, como de um filho formando-se, como brotar de um campo semeado.
          Os poetas missioneiros:  João AntunesAfrânio Batista Marchi e Jose Dirceu Dutra, membros da Confraria do Icamaquã, estão felizes com esta notícia de que foram aprovados como sócios efetivos da Estância da Poesia Crioula, a “Academia Xucra do Rio Grande” de Porto Alegre, por indicação do confrade Cândido Brasil. A solenidade de certificação será dia 24 de junho, no CTG Coxilha de Ronda, em Santiago, na “Terra dos Poetas”. A Estância da Poesia Crioula foi criada em 29-06-1957. O trio João Antunes, José Dirceu Dutra e Afrânio Marchi conquistaram no ano passado o 1º lugar no Concurso de Poesias Jayme Caetano Braun, da Estância da Poesia Crioula, com a obra intitulada “Sinuelo, marca e legenda”.
           Afrânio Batista Marchi: recebi com muita alegria e humildade a notícia de que fui incluído no quadro social da ESTÂNCIA DA POESIA CRIOULA, de Porto Alegre, por indicação do Confrade Cândido Brasil. Será uma honra compartilhar de tão importante Entidade Cultural. Agradeço profundamente pela indicação e aprovação!
          João Antunes: a indicação do confrade Cândido Brasil para que eu seja sócio efetivo da E.P.C., que é um lugar que enriquece a cultura gaúcha, me deixa feliz e me dá motivação para eu levar adiante os meus propósitos de resgatar e difundir cada vez mais a nossa arte, cultura, história e a fraternidade através da inspiração e luz divina que eu recebo para não perdemos nossos costumes e preservarmos nossas raízes!
          Jose Dirceu Dutra: Sinto uma alegria imensa. Ao mesmo tempo uma responsabilidade muito grande, por estar aprendendo ao lado de renomados poetas deste Rio Grande de Deus. A Estância da Poesia é o ápice, aonde todo o poeta, almeja um dia fazer parte desta verdadeira Academia Xucra do Rs. 
Notícia: Pajada Vencedora 2016 Estância da Poesia Crioula 
Notícia: Conto Vencedor 2016 Estância da Poesia Crioula
Notícia: Estudo Sobre a Vida e Obra de Jayme Caetano Braun 
Notícia: Estância da Poesia Crioula Informa Concursos 
Notícia: 8º Canto do Jaguár 
Notícia: Portal Recebe Vencedor de 2016 Concurso de Pajada 
Notícia: 3º Encontro de Confrarias em Bossoroca 
Notícia: 3º Encontro de Confrarias por João Antunes 
Depoimento: Jose Dirceu Dutra

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...