Notícias

14/06/2017 10:38


Sistema Fecomércio orienta sobre os procedimentos da rescisão

O QUE PAGAR DE VERBA RESCISÓRIA? QUAIS OS PRAZOS DEVEM SER CUMPRIDOS? A EXPLICAÇÃO É MUITO SIMPLES
No momento em que se deve proceder uma rescisão de contrato de trabalho, comumente nos deparamos com diversas dúvidas sobre as verbas rescisórias devidas, e os prazos que devem ser cumpridos. Pensando nisso, a Assessoria Sindical Trabalhista do Sistema Fecomércio preparou algumas informações a respeito ao Direito do Trabalho, no que tange especificamente às rescisões contratuais, que podem ocorrer de cinco maneiras diferenciadas, acompanhe:

► Dispensa sem justa causa: ocorre quando o empregador, usando seu poder de direção da empresa, dispensa o empregado imotivadamente. Caso o aviso prévio seja trabalhado, o horário de trabalho do empregado será reduzido em duas horas diárias, sem prejuízo do salário ou o empregado poderá trabalhar sem a redução das duas horas diárias e faltar 7 (sete) dias corridos, também sem prejuízo do salário. Nessas situações, o empregado terá direito de receber o saldo de salário; o aviso prévio, trabalhado ou indenizado; o 13º salário proporcional; férias vencidas se houver, e proporcionais acrescidas de 1/3 constitucional; multa de 40% sobre o saldo do FGTS.

►Dispensa por justa causa: ocorre quando o empregado comete algum dos atos elencados no artigo 482 da CLT, dentre os quais destacamos: ato de improbidade; incontinência de conduta ou mau procedimento; desídia no desempenho das respectivas funções; violação de segredo da empresa; ato de indisciplina ou de insubordinação; abandono de emprego; etc. Nesse caso, o empregado só recebe o saldo de salário e os períodos de férias vencidas mais 1/3 constitucional. Ainda, importante salientar que, nestes casos, o empregador não pode constar na CTPS do empregado qualquer anotação sobre a dispensa por justa causa.

►Pedido de demissão: ocorre quando o empregado deseja deixar o emprego,
portanto, trata-se de uma declaração de vontade do trabalhador, independente da vontade do empregador. Aqui, o empregado deverá trabalhar durante o aviso prévio. As verbas rescisórias a que tem direito o empregado que pede demissão são as seguintes: saldo de salário; 13º salário proporcional e férias vencidas se houver, e proporcionais, acrescidas de 1/3 constitucional.


►Rescisão indireta: Apesar da iniciativa formal para a rescisão também ser do empregado, a motivação é diferente da do pedido de demissão. Sendo reconhecida a rescisão indireta, o empregador tem que pagar ao ex-funcionário todas as verbas rescisórias, tais como: o saldo de salário; o aviso prévio, trabalhado ou indenizado; o 13º salário proporcional; férias vencidas se houver, e proporcionais acrescidas de 1/3 constitucional; multa de 40% sobre o saldo do FGTS, como se tivesse demitido o trabalhador imotivadamente, isso porque a rescisão teve origem em uma quebra de contrato por parte do empregador.

►Rescisão por culpa recíproca: Prevista no artigo 484 da CLT, a culpa reciproca ocorre quando empregado e empregador, dão causa à rescisão do contrato de trabalho. Através da Súmula 14 do Tribunal Superior do Trabalho, temos que nos casos de culpa recíproca o empregado terá direito a 50% do valor do aviso-prévio, do 13º salário e das férias proporcionais. Já o FGTS, segundo o artigo 18, § 2º da Lei 8.036/90 o percentual da multa rescisória será de 20%.

MAS, E O AVISO PRÉVIO?
O direito ao aviso prévio é irrenunciável pelo empregado. O pedido de dispensa de cumprimento não exime o empregador de pagar o respectivo valor, salvo comprovação de haver o prestador dos serviços obtido novo emprego. 
REGIÃO DO SINDILOJAS MISSÕES
01 Caibaté
02 Cerro Largo
03 Entre-Ijuís
04 Eugênio de Castro
05 Giruá
06 Guarani das Missões
07 Mato Queimado
08 Roque Gonzales
09 Salvador das Missões
10 Santo Ângelo
11 São Miguel das Missões
12 Senador Salgado Filho, 

13 São Paulo das Missões
14 São Pedro do Butiá
15 Sete de Setembro
16 Ubiretama
17 Vitória das Missões. 

Notícia: Empresas fazem promoção aproveitando o volta às aulas 
Vídeo: Um Sonho de Natal 2016

Notícia: SINDILOJAS Missões participa de congresso nacional em João Pessoa 
Notícia: Sindilojas Missões faz análise anual, e projeta 2017;
Notícia: Sindilojas Missões é Destaque do SEGS
Notícia: Comunidade Promove o Descarte de Lixo Eletrônico
Notícia: Abertura oficial Natal Cidade dos Anjos 2015, Projeção Mapeada.

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Associação dos Municípios das Missões AMM

Têm em comum a história e a disposição de luta pelo crescimento econômico e social da Região Missões.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...