Notícias

19/05/2018 12:01


Canto do Guasca na Nascente do Riogrande

A comunidade de São Miguel das Missões guarda em sua origem histórias e lendas das mais preciosas, legados da mais antiga etnia que mesclada a diversas colonizações e influencias nutre esta cidade de uma energia singular em todo o Riogrande. Local pátria de Cenair Maycá e símbolo de artistas que criaram e protegeram um estilo de vida que hoje é arte e exemplo a toda a terra.
Patrimonio Cultural da Humanidade trás em seu seio a estrutura jesuítica símbolo de um povo que se orgulha de se chamar de RAÇA
O maior patrimônio e estrutura turística do Riogrande coloca no Roteiro por São Miguel das Missões mais uma atração que será inaugurada neste dia 3 junto ao trevo central desta comunidade o Canto do Guasca.
Guasca no dicionário do Gaúcho é  uma tira de couro, que trançada se faz inúmeros utencílios, por isto esta palavra é usada também para elogiar uma pessoa como guapo, esperto, faz as coisas bem feitas.
_ Tche, esse missioneiro é guasca!!! 
Vídeo: Um Bolicho Guasca
É impossível vir a São Miguel das Missões, “Berço e Nascedouro do Riogrande” origem de uma “Raça”, que tem no homem do campo o seu maior representante sem colocar a disposição dos visitantes uma cultura toda voltada à família e informações sobre os pontos turísticos de São Miguel das Missões e Região missioneira. 
O Canto do Guasca, junto a loja Jair Facas Antigas tem o objetivo perpetuar a cultura gaúcha, através da venda de produtos de qualidade, mais que isto, oferecer a diversidade de matérias, como se utiliza e suas finalidades, ambientar o visitante no valor cultural de tudo o que envolve nosso maior patrimônio, nossa origem.
Em um espaço amplo e climatizado oferece aos visitantes uma vasta opção em literatura, artezanato e produtos como bebidas missioneiras ervas e chás.
Visite, pois nesta comunidade sempre tem um chimarrão de barão, um mate gordo e o Canto do Guasca para conheceres a tradição do Rio Grande. 
*Lenda da M?boi Guaçu - Cobra Grande de São Miguel
*Tatarandê Comunicação Entre Reduções
*Passo da Guerreira 
*Os Guaranis Carregaram Seus Mortos da Batalha de Caiboaté
*Cotyguazú, Hospital, Azilo e Albergue para as Indias Guarani,
*Lenda da Cruz de Caravaca
*Lenda M'Bororé
*Batalha M'Bororé
*Batalha de Caiboaté

Vídeo: Um Bolicho Missioneiro 
Notícia: Getúlio Vargas Inspirou Indiana Jones 
Vídeo: Cavalgada da Integração Travessia do Passo da Guerreira 
Vídeo: Cavalgada da Integração Trajeto Completo
Notícia: Cavalgada da Região das Missões ao Passo da Guerreira 
Site: Ponto de Memória Missioneira 
Site: Lenda Cerro do Inhacurutum 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...