Notícias

11/05/2017 15:36


8ª Cavalgada dos Santos Mártires Concluída Conforme Previsto

Conforme estava previsto na programação dia 29 de Abril de 2017 a organização da 8ª Cavalgada dos Santos Mártires das Missões deslocou-se já pela manhã até a localidade de Santo Isidro, São Nicolau, onde pela parte da tarde recebeu os participantes da Cavalgada, tendo como local a Escola Estadual San Isidro.
A noite já tinham chegado a maioria dos participantes quando foi servido um delicioso jantar  coordenado pelo Diretor da escola Professor Orlando.
Pela manhã do dia 30, os cavalarianos dirigiram-se até o Passo do Padre, onde se encontra encravada a Cruz do Passo do Padre, quando com a presença do Senhor Prefeito Municipal Ricardo Klein, foi dado início a cerimônia de início da Cavalgada.
Coordenado pelo Professor Charlei Willers, diversos cavalarianos se manifestaram dentre elas o Senhor Prefeito.
Depois de uma prece a cavalgada seguiu seu destino rumo a cidade de São Nicolau, chegando na Escola Monte Alegre para o almoço, descanço e a parte Cultural que contou com a presença de crianças entoando canções, gaiteiros locais executando suas belas músicas e para encerrar foi proferida a pelo poeta e tradicionalista Lori Schiavo a Palestra “As Missões e o Gauchismo”.
Neste local a Cavalgada teve a visita do Deputado Federal Cajal Nardes, o qual fez questão de saber detalhes da cavalgada e também da História das Missões Jesuíticas contadas durante a cavalgada. Também o Senhor Prefeito Municipal esteve sempre presente juntamente com sua Secretária de Turismo Cátia  Schuquel Gonçalves.
As 17:00 horas a cavalgada chegou na cidade de São Nicolau, fazendo uma visita as Ruinas e depois desencilhando suas montadas junto ao CTG Primeira Querência do Rio Grande.
A noite foi a vez da parte cultural tomar conta do ambiente e emocionar a todos com o lançamento do Livro Missioneiro do Poeta Lori Schiavo, muita música e o coroamento com a apresentação do Fênix Grupo Folklórico, que fez uma belíssima apresentação, sendo muito aplaudidos. Também durante a programação houve gravações de programas gauchescos pelas rádios Caibaté e Missioneira, onde diversos artistas se apresentaram, dentre eles de São Luiz Gonzaga estavam presentes João Máximo (João Cruzeira), Ademar da Rosa e o Artur Bernardo e Brizola Lopes que faziam parte da cavalgada sendo acompanhados por Lori Schiavo no violão e voz.Agradecemos aqui toda a patronagem do CTG 1ª Querência do Rio Grande pela acolhida.
No dia 1º de Maio a Cavalgada dirigiu-se ao CTG Querência da Serra em São de São Sebastião Município de Dezesseis de novembro onde foram recebidos pelo Prefeito Municipal Mico Gonzato,  Patrão do CTG senhor Alceu Braga, quando foram Hasteados as Bandeiras Nacional, Estadual, Municipal e do CTG. Seguindo-se os pronunciamentos e depois um saboroso almoço e uma tertulia e gravação do Programa Campos do Caaró pela Rádio Caibaté, com a participação de diversos artistas locais dentre eles os Prefeitos Auri de Pirapó e Mico Gonzato de Dezesseis de Novembro. Toda a coordenação dos trabalhos foram coordenados pela Sandra Nimiti, Agregada das falas do CTG.
A tarde depois de muita descontração foi a vez da cavalgada dirigir-se a Pirapó, onde foram recebidos na Associação dos Tradicionalistas de Pirapó (ATP) pelo Patrão da ATP senhor Carlinhos Durão e Vice Presidente Valter. Anoite foi de uma grande tertulia com o salão da associação lotada,com a presença também do Senhor Prefeito Municipal Auri e sua Secretária de Educação Senhora Professora Ana Carine dos Santos.
Pela manhã do dia 02 de Maio depois da benção pelo Padre Ramão, o qual cavalgou em uma das mulas do Krewer até o Rio IjuÍ e depois de  alguma espera pois a barca do Rio Ijuí estava enrroscada em galhos devido a cheia os trilheiros atravessaram o rio chegando no município de Roque Gonzales, onde os esperavam nas barrancas o Prefeito Municipal João Haas juntamente com o Secretário de Educação João Kercher e assessores.
Depois da calorosa recepção rumaram em direção a Cruz de João e Castilhos, onde foi explanado a todos sobre o significado daquele local.
Depois de visitarem aquele local dirigiram-se até o Assunção do Ijuí que foi uma das reduções fundadas pelos jesuítas.
E às 14:00 horas cumprindo com uma das metas que é preservação ambiental foi proferida uma importante palestra sobre os cuidados com a natureza, pelo companheiro e vice presidente da Trilha João Inácio Bieger, para os alunos da rede municipal de ensino da cidade e interior que foram conduzidos até aquele local graças a sensibilidade do Prefeito João e do Secretário da Educação João Kercher. Às 19:00 foi a vez do Cavaleiro DA Esperança fazer sua palestra relatando sua viagem a Brasilia feita a cavalo desde São Luiz Gonzaga com a finalidade de tentar sensibilizar os políticos de Porto Alegre e de Brasília para a caótica situação em que se encontra o Nosso Hospital de São Luiz Gonzaga, o que segundo o mesmo rendeu frutos, pois diversos parlamentares se dispuseram em ajudar o hospital com emendas parlamentares. Assim como recebeu alguns nãos também  não foi recebido por alguns parlamentares mesmo com certa insistência.
Mais tarde pelas 20:00 aconteceu o que se esperava com certa ansiedade que foi o show com Mario Meira e Juca Tigre, ambos de São Luiz Gonzaga. Mario Meira executando belas músicas com sua Harpa Missioneira com acompanhamento do violão do Juca Tigre, que também fez alguns solos. Cabe salientar aqui que estes artistas lá compareceram graciosamente, aliás o que já é de praxe nas nossas cavalgadas. Os organizadores e demais componentes da cavalgada agradecem sensibilizados.
Pela manhã do dia 03 de Maio, dia da fundação da 1ª Redução que denominou-se São Nicolau, foi a vez dos cavalarianos subirem a pé o Cerro do Inhacurutum, onde lá no topo foi muito bem explanado pelo professor de história e Coordenador da Cavalgada Charlei Willers o significado daquele local para a história que está sendo contada na Trilha dos Santos Mártires.
Logo que desceram foram recebidos pela comunidade da Linha Inhacurutum os quais esmeraram-se em preparar e servir um saboroso e nutritivo almoço. Nesta localidade compareceu a Rádio São Luiz representada pelo repórter Alcides Figueiredo, o qual entrevistou diversos componentes da cavalgada, fazendo com que a mesma seja divulgada para o mundo e além disso deixando os familiares dos cavalarianos que ficaram em suas casas. Depois de uma boa conversa com a comunidade os cavalarianos descansaram e seguiram rumo a Cabaceira do Palmeira onde chegaram em torno das 17:30 horas tendo um tempo para descanso e as 20:00 foi dado início as festividades com a fala do Presidente da Trilha o qual saudou a todos, disse dos objetivos da Trilha e saudou o Município de São Nicolau, pois aquele era o dia do aniversário de  fundação do mesmo em 1626. Foi cantado o parabéns crioulo em homenagem aquele município, a seguir falou a Senhora Delzira Trindade, Diretora da Escola e o Senhor Prefeito João haas, seguindo a noite com muita descontração e animação por uma Banda da Comunidade.
Dia 04 de Maio depois de um gostoso café seguiram os cavalarianos até a Localidade de Boa Esperança já no Município de São Pedro do Butiá onde foram recebidos poir aquela comunidade juntamente com o Prefeito Municipal Martinho Berwanger e a Secretária de Educação e Cultura Professora Neuza Bratz. Ao meio dia foi servido um gostoso almoço e os cavalarianos confraternizaram com a comunidade.
A tarde os cavalarianos seguiram em direção a cidade de São Pedro do Butiá, porém passando pela Escola São Francisco de Borja, onde os cavalarianos foram homenageados pela direção, professores, funcionários e alunos daquela escola, os quais entoaram cantos e hinos, inclusive o hino da Trilha que foi composto e musicado pelo Professor Amando Francisco Haab. Também foi servido um gostoso suco de  butiá, fruto colhido ali na comunidade.
Às 17:00 foi a vez de chegarem na cidade indo direto para  o Parque Germânico Missioneiro, principal ponto turístico,onde foram ecebidos pela Professora Velida Schneider e pelo Prefeito Martinho. Velida fez uma bela explanação sobre o local e os cavalarianos além de conhecerem o Centro Germânico, foram brindados com lindas músicas gauchescas executadas pelo jovem Leonardo Machado com sua gaita de botão.
A noite após um bom descanso os cavalarianos foram recebidos no CTG Estância de São Pedro pelo seu Patrão  Danilo Sphor e a Patroa, pelo senhor Prefeito Martinho Berwanger. Também estavam presentes o Prefeito de Cerro Largo Senhor Valter Spies e seu Vice Pedro Butzen e os vereadores de São Pdedro do Butiá Eugenio Rauber (Presidente da Câmara) e Janio Fenner.
Seguindo-se a cerimônia foi prestada  homengagem ao Municipio de São Pedro do Butiá pelo seu Jubileu de Prata, sendo entregue uma placa oferecida pelos cavalarianos ao Senhor Prefeito Municipal. A seguir veio a vez da parte cultural com uma linda apresentação pelo Fênix Grupo Folklórico, seguido de apresentação de diversos músicos locais e regionais e um gostoso e bem servido jantar.
Estiveram presentes também uma representação da Associação de Proteção Ambiental Amigos do Rio Piratini – APARP de São Luiz Gonzaga, capitaneados pelo seu presidente Alécio Antonio dos Santos.
No dia 05 bem cedinho os cavalarianos tomaram um gostoso café servido pelo Patrão do CTG e sua esposa e seguiram em direção a Barca do Passo Novo pela qual fizeram a travessia do Rio Ijui chegando no  município do Rolador, onde um grande grupo de pessoas os aguardavam, inclusive um grupo de alunos com seus professores e assessores do senhor prefeito. Dali seguiram em direção a localdade da Figuueira, onde foram recepcionados no Piquete Batendo o Casco na residência do José Machado (Zé) e Dona Julia (Julinha) e demais membros daquela associação e familiares. Entre um mate e outro, muita prosa e muitas risadas foi servido um sulento churrasco e como já é de costume um buffet de sobremesa feito pelas senhoras da comunidade, sendo muito elogiado por todos. Nesse local também estiveram presentes o Presidente da APARP Alécio Antonio dos Santos juntamente com seu secretário, os quais fizeram a gravação do Programa a Natureza em Destaque daquela entidade que foi ao ar pela ar pela Rádio Comunitária Cidade. Nestas gravações diversos cavalarianos tiverram a oportunidade de se manifestar, falando sobre as questões ambientais, assunto defendido pela Trilha dos Santos Mártires.
A tarde os cavalarianos seguiram em direção a Redução de Nossa Senhora de Caçapimini sendo antes recebidos pelos alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Santo Onofre onde foi feito uma rápida explanação aos alunos sobre o que se tratava a cavalgada.
Pelas 15:00 horas os cavalarianos chegaram na Redução de Caaçapamini tendo sido feita uma exceelente explanação sobre o que aconteceu naquele local pelo Professor e Coordenador da Cavalgada Charlei Willers.
Em torno das 18:00 horas o grupo de cavalarianos adentrou a cidade de Rolador rumando para a Fazenda Boa Vista do Senhor Sandoval Peixoto, sendo recebidos por este e por Paulo Peixoto os quais com suas gaitas entoaram o canto “Ô de Casa” dos Bertussi emocionando a todos.
A noite, mais precisamente as 19:00 horas foi a vez das ,  para os alunos do ensino médio da Escola Estadual Castro alves de Rolador. Edison Lisbôa falou sobre a Trilha destacando os Três Mártires desde a chegada do Padre Roque Gonzales lá no Passo do Padre e a fundação das quatro reduções, dando ênfase para a Redução de Nossa Senhora de Caaçapamini que está localizada no Município do Rolador.Após João Inácio Bieger, fez uma brilhante palestra sobre preservação ambiental que é um dos propósitos da trilha.
Após as palestras foi a vez das apresentações musicais, quando diversos músicos se apresentaram tanto através da gravação do programa do Chupim para a Rádio Acomar do Rolador quando na apresentação do Programa Campos do Caaró transmitido ao vivo pela Rádio Caibaté. Logo foi a vez da dupla Renan e Rafael animarem animarem a noitada e é claro contando também com os donos da casa Sandoval e Paulo Peixoto.
Pela manhã do dia 06 os cavalarianos pegaram a estrada rumo a Caibaté chegando na localidade de Vista Alegre em torno das 09:30 horas, sendo recebidos pelo Senhor Prefeito Municipal Amauri Pires, seu Vice Prefeito, Secretária de Educação a Professora Angela e assessores As 10:00 foi oficiada uma missa pelo Padre Fabian com um grande número de pessoas da comunidade. Após a missa foi servido o almoço e depois os cavalarianos deram uma descansada para seguir viagem em direção a cidade de Caibaté onde chegaram em torno das 17:00 horas indo direto ao SIMCA para um breve descanso e às 20:00 os cavalarianos foram recebidos no CTG Sentinelas do Caaró onde durante um jantar os mesmos foram homenageados pelo CTG e pelo Grupo de Escoteiros Caiboathé emocionando a todos, pois foi uma festa surpresa. Em torno de 400 pessoas participaram do evento, sendo que após o jantar seguiu-se um Show com o Cavalariano Brizola e seu filho João Vitor.
As 06:30 horas do dia 07 de Maio os cavalarianos já estavam com o pé no estribo e seguiram em direção ao Santuário do Caaró seu destino final, lá chegando as 09:30 horas.
Às 10:00 os cavalarianos se concentraram na igreja que estava super lotada, quando foi celebrada a missa dominical oficiada pelo Padre Danilo que também homengeou os mesmos.
No entendimento dos organizadores a 8ª Cavalgada se superou principamente nos quesitos da cultura com belos shows de danças e de músicas e também em número de pessoas presentes o que é um prestígio muito grande para quem organiza e para quem participa cavalgando e apoiando a cavalgada e demonstrando que a Trilha dos Santos Mártires, vem num crescendo.
Também foi muito importante a participação dos Senhores Prefeitos Municipais dando todo seu apoio, muitos engajados pela primeira vez a este tipo de evento, pois assumiram seus cargos em janeiro.
As câmaras de vereadores também estavam sempre presentes com seus representantes, sendo que duas delas estiveram representadas por cavalarianos que foi a Câmara Municipal de São Nicolau com o Vereador Rubens de Figueiredo Vargas e Ceibaté com o Coordenador da Cavalgada Verador Charlei Willers.
Outra instituição que esteve sempre presente foi a Brigada Militar através das frações destacadas do 14º Batalhão de Polícia Miliitar, pois mesmo com os parcos recursos humanos que possui, conseguiram estar em todos os locais em que chegávamos desde a saída até o fim e nos auxiliando nos locais de maior risco que tínhamos que cavalgar, sempre com muita presteza, profissionalismo e educação chamando a atenção de todos e inclusive ouviu-se muitos elogios ao trabalho dos referidos Servidores Militares.
Também um destaque a mais foi a participação do Tenente do Exército Brasileiro  Amantino Borck que faz as caminhadas na trilha a pé, participando da cavalgada, mas porém a pé. O mesmo caminhou desde Assunção do Ijuí até a Cabeceira do Palmeira acompanhando a cavalgada, porém o mesmo já tinha feito o trajeto desde São Luiz Gonzaga. O Borck mostrou aos cavalarianos um pouco de como se faz a trilha a pé, fazendo um tipo de marketing da caminhada. Parabéns pelo esforço Borck. Estiveram cavalgando os seguintes Municípios: Cerro Largo, São Luiz Gonzaga, Salvador das Missões, Guarani das Missões, Horizontina, Caibaté, Sarandi, Mato Queimado, Santa Rosa, Santo Cristo, Santo Antônio das Missões, Marques de Souza, São Nicolau, Santa Maria, Constantina, Ivorá, Dezesseis de Novembro, Pirapó e Roque Gonzáles.
Os organizadores sentem-se  muito felizes em poder fazer mais essa cavalgada com muita tranquilidade e sem nenhum contratempo, nem com os humanos e tampouco com os animais, fazendo com que se sintam com mais ânimo de seguir em frente com o firme propósito de mostrar a história das primeira fase das missões jesuíticas aqui no nosso estado e região, defender a natureza, a cultura, o tradicionalismo e a espiritualidade.
Um dos segmentos que nos ajudam a impulsionar o trabalho junto a Trilha dos Santos Mártires são os meios de comunicação, por isso agradecemos a todos em especial aos jornais A Notícia e Missioneiro, a Editora Borck, Jornal Gazeta de Cândido Godói, Fundação Navegantes com sua rede de emissoras, Rádio São Luiz, Rádio Missioneira, Rádio Comunitária Cidade, Rádio Acomar, Rádio Comunitária de São Francisco de Paula, Rádio Comunitária de São Pedro do Butiá e Rádio Central Missioneira.
Agradecem também a todos que de uma forma ou de outra colaboraram para que tudo isto acontecesse e esperam contar sempre com o apoio de todos, pois são uma entidade sem fins lucrativos e dependem da boa vontade e disposição de cada um para que  esse tipo e evento bem como a caminhada se concretize. O nosso muito obrigado a todos. Edison Lisbôa – Presidente.

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...