Notícias

04/05/2017 18:44


1º Encontro Internacional das Cooperativas de Produção é realizado na Fenamilho

Evento debateu pontos de estrangulamento da cultura do milho e o papel das cooperativas nas negociações
A Fenamilho Internacional – 18º edição, sediou na tarde desta quinta-feira (4) o 1º Encontro Internacional das Cooperativas de Produção, com representantes da área do Brasil, Argentina e Paraguai. “Além de promover entretenimento e negócios, Feira se caracteriza por oportunizar importantes debates em diversas áreas, e neste evento, fortalece ainda mais o seu caráter internacional, com a presença de representações dos países do Mercosul”, destacou o presidente da Feira, Bruno Hesse. 
O seminário, com palestra ministrada pelo consultor em boas práticas agrícolas e manejo para alto rendimento de lavouras, Dirceu Gassen, teve como foco a discussão sobre os pontos de estrangulamento da cultura do milho, ou seja, fatores que impedem ou dificultam sua adoção na região e a atuação das cooperativas de produção no contexto das negociações. “A reclamação que vem de 50 a 100 anos é a mesma:  problemas de clima, doenças, problemas de instabilidade de preços, ausência de políticas agrícolas. E será a mesma discussão que vamos ter nos próximos anos”, destacou Gassen. Conforme o consultor, o questionamento a ser feito é “se temos uma média de produção de seis toneladas de milho por hectare no Estado, como explicar que temos em torno de 10% ou 12% dos agricultores produzindo 9 mil quilos por hectare?”. Gassen explica que existe um grupo que está produzindo a menos, deixando claro quem terá viabilidade em seu negócio: aquele que investe em conhecimento, que se estrutura e se organiza pra produzir mais, com o mesmo custo. 
“Podemos dizer que a diferença maior da viabilidade de um negócio ou da agricultura está diretamente relacionado a pessoas. Pessoas com conhecimento, habilidade e atitude de fazer. Por isso temos que nos organizar, pois não há como cobrar do agricultor melhorias em tecnologias para eficiência da produção e mercado de negócios. Neste ponto entra a necessidade das cooperativas como modelos que auxiliam na negociação, na compra, na negociação a médio e longo prazo, para estabelecer uma certa estabilidade na renda”, ressaltou o consultor. 
Representantes do Brasil, Argentina e Paraguai participaram do evento como debatedores. Entre eles, o presidente da Cooperativa Colônias Unidas do Paraguai, Agustin Konrad, o presidente do Instituto Nacional de Cooperativismo (Incoop) e representante da República Federativa do Paraguai, Félix Hernan Jimenez, o presidente da Associação dos Produtores de Milho do Estado, Cláudio de Jesus e o vice-presidente da Fecoagro, Darci Pedro Hartmann. O evento foi promovido pela Comissão de Agricultura e Pecuária da Fenamilho, em parceria com o Sistemas Sescoop/RS e Fecoagro.
Fenamilho Internacional – 18º edição.
Parque Internacional de Exposições Siegfried Ritter
PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA FENAMILHO INTERNACIONAL -18a EDIÇÃO 

Programação Pecuária 18ª Fenamilho 
Site: Monumento à Fenamilho 
Site: Espaço do Colono 
Notícia: 
Espaço da Emater na Fenamilho - Espaço 60 Anos
Notícia: Programação Cultural da Fenamilho 
Notícia: Informações da Fenamilho através de Aplicativo 
Notícia: Fenamilho Internacional ? 18ª edição é lançada em Oberá, na Argentina
Notícia: Fenamilho Internacional oferece oficina de formação básica de teatro gratuita 
Notícia: Apresentações de músicas instrumentais e danças urbanas e contemporâneas integram programação da Fenamilho 
Notícia: Embarque na Estação das Palavras na Fenamilho 
Notícia: Mais de mil agricultores Dia de Campo Emater/RS – Ascar durante a Fenamilho  
Notícia: Peças teatrais integram a programação cultural da Fenamilho 
Notícia: Apresentações integram a programação cultural da Feira, aprovada junto ao Ministério da Cultura – Governo Federal 
Notícia: Exposição de Artesanato em Palhas de Milho e Missioneiro 
Notícia: Prefeitura constrói espaço para a Aldeia Yakã Jú - na Fenamilho 

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...