Evento integrou agricultoras e extensionistas de 35 municípios da região
No total, 75 pratos doces e salgados foram apresentados nesta quarta – feira (3) no tradicional “Festival de pratos típicos à base de milho”, que chegou a sua 9ª edição na Fenamilho Internacional. O evento envolveu cerca de 150 pessoas entre extensionistas e a agricultoras, de 35 municípios de toda a região.
Conforme a coordenadora regional do Festival, assistente técnica da EMATER/RS-ASCAR, Vanessa Gnoatto, “o evento une talento, criatividade, e além de dar nome à Feira, inspira qualquer leigo a se aventurar preparando em sua casa uma mesa diversificada e muito saborosa. O Festival mobilizou inúmeras agricultoras que, individualmente ou em grupos organizados, prepararam deliciosos pratos doces e salgados, com este cereal muito presente em suas propriedades”.
Entre os objetivos da iniciativa estão valorizar o milho produzido pela agricultura familiar que faz parte da cultura regional, incentivar o consumo de milho de forma saudável e diversificada na alimentação humana, ampliando o conhecimento do valor nutritivo da cultura, e destacar o trabalho educativo desenvolvido pelas equipes municipais da Emater/RS Ascar da Região.
A extensionista da Emater, Leni Froelich, que atua no município de Porto Mauá, explica que a cada edição o Festival traz agricultoras diferentes, buscando demonstrar que o produto, presente na maioria das propriedades, pode ser utilizado como base alimentar humana e animal, por ser altamente nutritivo. “Além disso, o Festival proporciona a inclusão da mulher que trabalha no campo e o intercâmbio de diferentes culturas e etnias, já que participaram pessoas de 45 municípios”, ressalta.
Resgatar as receitas tradicionais e cotidianas elaboradas pelas famílias rurais também estão entre os objetivos do Festival. O prato apresentado pela agricultora Roseli Sinegaglia, de Porto Mauá, é uma antiga receita de sua sogra. Trata-se da “Granelosa da Vovó”, uma espécie de rapadura assada feita com farinha de milho, açúcar mascavo e banha. A produtora rural Clair Dalcin, também de Porto Mauá, participou do evento com uma receita tradicional italiana presente na mesa de muitos: a “Polenta da Mama”, com recheio.
Todos os pratos apresentados no Festival integram a livro de receitas “Delícias do Milho”, lançado na ocasião. O Festival foi promovido pelo escritório regional da EMATER/RS-ASCAR de Santa Rosa e escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Santo Ângelo, juntamente da Comissão Organizadora e Comissão de Agricultura da Fenamilho Internacional – 18º edição.
Parque Internacional de Exposições Siegfried Ritter
PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA FENAMILHO INTERNACIONAL -18a EDIÇÃO
Programação Pecuária 18ª Fenamilho
Site: Monumento à Fenamilho
Site: Espaço do Colono
Notícia: Programação Cultural da Fenamilho
Notícia: Espaço da Emater na Fenamilho - Espaço 60 Ano
Notícia: Informações da Fenamilho através de Aplicativo
Notícia: Fenamilho Internacional ? 18ª edição é lançada em Oberá, na Argentina
Notícia: Fenamilho Internacional oferece oficina de formação básica de teatro gratuita
Notícia: Apresentações de músicas instrumentais e danças urbanas e contemporâneas integram programação da Fenamilho
Notícia: Embarque na Estação das Palavras na Fenamilho
Notícia: Mais de mil agricultores Dia de Campo Emater/RS – Ascar durante a Fenamilho
Notícia: Peças teatrais integram a programação cultural da Fenamilho
Notícia: Apresentações integram a programação cultural da Fenamilho
Notícia: Exposição de Artesanato em Palhas de Milho e Missioneiro
Notícia: Prefeitura constrói espaço para a Aldeia Yakã Jú - na Fenamilho