Notícias

19/04/2017 18:05


Programação da pecuária terá tradicional Concurso Leiteiro e prova de doma Bagualão Missioneiro

     Principais atividades serão voltadas ao gado de leite e cavalos crioulos 
PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA FENAMILHO INTERNACIONAL -18a EDIÇÃO
Programação Pecuária 18ª Fenamilho
     Nesta edição da Fenamilho Internacional, os destaques da programação do segmento da pecuária serão as atividades desenvolvidas pelo Núcleo Missioneiro de Criadores de Cavalos Crioulos (NMCCC) e a programação voltada ao gado leiteiro. No primeiro final de semana da Feira, as principais atividades da área ocorrem na pista de julgamento, com a realização da prova de doma “Bagualão Missioneiro”, no sábado e domingo (29 e 30) pela manhã, a partir das 9h. A entrega da premiação ocorre no domingo (30), ao meio-dia. Participam desta prova 23 cavalos crioulos (e seus domadores) arrematados no 1º Remate (leilão) Bagualão Missioneiro, promovido pelo NMCCC no mês de março. Na atividade de doma são considerados seis critérios de avaliação: Andadura, Docilidade, Figura, Esbarrada, Escaramuça Livre e Prova de campo. Os participantes serão premiados em cada categoria e na pontuação geral. 
     A programação da pecuária terá exposição morfológica de cavalos crioulos no segundo final de semana de Fenamilho, a partir da sexta-feira (5), quando ocorre a entrada dos animais. Nesta atividade, os animais são avaliados pelas características de sua raça. Conforme o presidente do NMCCC, Diego Strapazon, a previsão é de que a exposição conte com cerca de 60 cavalos crioulos, de criadores de todo o Estado. Ao todo, serão distribuídos aproximadamente R$ 25 mil em premiações nas atividades do Núcleo Missioneiro. 
     A entrada dos animais do gado de leite inicia na segunda-feira, 1º de maio. Neste segmento, o destaque é o tradicional Concurso Leiteiro. A primeira ordenha, do total de cinco a cada oito horas, será às 6h da quarta-feira (3), no Pavilhão da Pecuária de Leite. A última ordenha será realizada na quinta-feira (4), às 14h, quando serão conhecidos os vencedores e realizada a entrega da premiação. 
     A programação no segmento do gado leiteiro ainda conta com julgamento morfológico das raças Jersey e Holandês e o Julgamento Herdeiros do Leite, prova que avalia a performance do produtor (criança ou adolescente), ao conduzir o animal bovino. O concurso é realizado visando o desenvolvimento da produção leiteira, como estímulo ao orgulho e satisfação de pertencer à atividade, além de ser um instrumento que incentiva a permanência no meio rural. Pecuaristas de toda a região devem participar das atividades, que terão cerca de R$ 12 mil em premiações. 
     Ainda integram a programação da pecuária a exposição de gado de corte, ovinos e outras raças (pôneis e demais cavalos) e a palestra “Estratégia para confinamento de gado no RS”, que será ministrada pelo médico veterinário Eduardo Josp. O evento ocorre na quarta-feira (3), às 19h30, na Casa do Agropecuarista (Sede do Sindicato Rural de Santo Ângelo no Parque de Exposições), com a parceria de Nutri Pampa.

 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...