Notícias

11/04/2017 15:21


Feira Coloca à Venda 10 Toneladas de Peixe

Produtos à venda na Feira são certificados e enquadrados dentro das normas da Vigilância Sanitária
Dez mil quilos peixe de açude estão à disposição dos consumidores nestes dias que antecedem a Sexta-feira Santa, dia em que o consumo deste tipo de carne, principalmente entre os cristãos, registra aumento significativo. 
A Feira do Peixe foi aberta oficialmente na manhã desta terça-feira, 11, junto ao Pavilhão de Hortifrutigranjeiros de Santo Ângelo, colocando à disposição peixes das espécies carpa capim, húngara e prateada. Além de adquirir o produto in natura, o consumidor pode optar por levar a carne frita ou ainda em pedaços para fritar em casa. 
A feira estará aberta de terça à quinta-feira, das 8 às 22 horas, e na sexta-feira, das 8 às 12 horas. 
Conforme o secretário municipal da Agricultura, Gilmar Borges, três produtores estão expondo na feira e a comercialização deve render em torno de R$ 150 mil. “Estes recursos poderão ser investidos no aumento da produção de peixes ou em outro setor da pequena propriedade. O importante é que a feira é uma excelente oportunidade para gerar renda aos agricultores familiares”, afirmou. Segundo o secretário, ele esteve visitando propriedades rurais de afiliados à Associação de Produtores de Peixe de Santo Ângelo (APROPESA) convidando para a Feira do Peixe, no entanto, assegurou Borges, muitos reduziram os investimentos na piscicultura e optaram por não participar neste ano. 
O secretário assegurou que todos os peixes à venda na Feira são certificados e enquadrados dentro das normas da Vigilância Sanitária, oferecendo ao consumidor um produto com procedência e qualidade garantida. 
Na solenidade de abertura, o vice-prefeito Bruno Hesse, destacou a necessidade de projetos e programas de incentivo à piscicultura para fortalecer o setor e retomar as grandes feiras realizadas em anos anteriores no município. Hesse também discorreu sobre a busca de recursos para investimentos na adequação do espaço para o processamento e preparação dos alimentos para venda ao consumidor no local. O vice-prefeito frisou que a administração municipal, através da Secretaria da Agricultura, concentrará esforços e projetos para fortalecer o setor de piscicultura de Santo Ângelo. “É um setor importante que agrega renda à propriedade da agricultura familiar e riquezas para o município”, encerrou Bruno Hesse.
PRESENÇAS
Prestigiaram a solenidade de abertura da Feira do Peixe os secretários municipais Francisco da Silva Medeiros, João Terra, Jacqueline Possebom, a titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher Simone Lunkes, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Daniel Casarin, o chefe do Escritório da Emater Álvaro Uggeri Rodrigues, Antônio Sartori, titular da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, representantes da 14ª Coordenadoria Regional de Educação, Ivan Preuss técnico agrícola do Instituto Federal Farroupilha e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jerônimo Riechel, e o presidente da APROPESA, piscicultor Alessandro Peppe; produtores e coordenadores da Secretaria Municipal da Agricultura. 
Fotos: Fernando Gomes

 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Vera Cruz

Fronteira das belezas naturais, sempre um por do sol esperando por você!!

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...