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28/03/2017 13:09


Núcleo Nômade de Dança e Pesquisa Parafolclórica MI TOLDERIA Missões

I - O Projeto
Sediado atualmente no município de São Miguel das Missões, MI TOLDERIA atua no cenário artístico e cultural latino-americano através da linguagem artística da Dança. Conta com a Direção Geral de Daniel e Mari Mascarin e Direção Artística de Vianei e Marioni Mello. Com um elenco composto por 12 bailarinos, a proposta cênica em andamento se desenvolve durante aproximadamente 50 minutos, levando ao palco a representação artístico-coreográfica da “conquista espiritual” empreendida pelos jesuítas na América do Sul e seus antecedentes e consequências histórico-culturais para a sociedade que dessa experiência ímpar se depreende.  Com coreografias que propõe uma releitura das manifestações autóctones dos povos originários da América do Sul, o Núcleo trás à cena a formação e o posterior surgimento do “Gaúcho”, enquanto tipo sui-generis, nascido do contraste entre a “civilização” e a “barbárie”, que a partir desse entrecruzamento amalgamou-se nas palagas sul-americanas. Da vida livre na pampa meridional, passando pelo processo de aculturação implantado pelos seguidores de Loyola na cristianização do “selvagem”, o esplendor do Ciclo Missioneiro com o apogeu das Missões Jesuíticas do Paraguay em sua experiência coletiva singular na história da humanidade, à trágica experiência de dizimação da qual foram vítimas os Trinta Povos Missioneiros dispersos pelos atuais territórios do Brasil, Argentina e Paraguay após a expulsão da Companhia de Jesus, são referendados durante aproximadamente 50 minutos de espetáculo. A proposta cênica, ainda que alicerçada na reinterpretação do folclore, busca integrar distintas poéticas, na intenção de transladar o espectador ao centro da cena, fazendo com que se torne parte indissociável do processo interpretativo que, assim, assume diferentes contornos a cada apresentação.
II – Os Primórdios 
O Núcleo Nômade de Dança e Pesquisa Parafolclórica MI TOLDERIA surgiu em São Miguel das Missões a partir da necessidade de um grupo predominantemente de jovens e adolescentes em representar artisticamente as nossas origens mais ancestrais, aquelas cujo eco ainda não ressoou, penetrando pungentemente em nosso 
âmago. Os elementos que a história oficial, contada pelo europeu conquistador negligenciou, não revelou ou negou ante a consciência do genocídio praticado na invasão dos territórios indígenas na América Latina. 
III – Os Integrantes
O Núcleo Nômade de Dança e Pesquisa Parafolclórica MI TOLDERIA é constituído por um grupo de artistas profissionais e amadores que se dedicam às mais diversas linguagens da arte, artesãos, historiadores, investigadores e colaboradores das mais diversas áreas do conhecimento, dedicados a pensar, propor e debater ideias, bem como implementar ações no sentido de reconhecer e valorizar a arte e a cultura dos povos originários da América Latina através da linguagem artística da dança. Irradiando-se desde as Missões, RS, Brasil, o Núcleo congrega em seu rol de colaboradores integrantes dos mais diversos rincões latino-americanos que, identificando-se com a causa representada somam-se ao projeto contribuindo com informações, referenciais bibliográficos, elementos cênicos, figurinos, aporte de tempo e ajuda de custos relevantes para a consecução e manutenção das atividades artístico-culturais desenvolvidas. 
IV – O Nome
A denominação “Núcleo Nômade” surge da necessidade de designar um grupo de pessoas de diferentes origens e diversos lugares, que se aglutinam em prol de um objetivo forjado a partir de vivências comuns, voltadas ao respeito, proteção, promoção, desenvolvimento, à pesquisa e preservação da arte e da cultura dos povos originários, difundindo, divulgando e transmitindo-as pelos distintos rincões por onde passam. O projeto visa formar um coletivo capaz de representar suas aspirações em torno da defesa e difusão da cultura nativa. A ideia é possibilitar transitar entre distintas comunidades, gerando e multiplicando encontros e facilitando a constituição de redes de referências simbólicas e o convívio entre diferentes culturas.
“Parafolclore” é a expressão que refere a uma manifestação didatizada e erudita do folclore. Essa transformação do fato popular em uma forma culta de apresentação tem sua principal diferença na funcionalidade, que em seu aspecto erudito é transformada para ser apresentada com outros valores, como recreativo, educativo, estético, lúdico, físico, informativo e formativo, entre outros. Nesse sentido, o estudo, a pesquisa visando o conhecimento do tema do fato folclórico e a forma como ele será projetado são imprescindíveis. Por se tratar também de manifestação artística na forma e conteúdo, o artista tem a liberdade de expressar o seu trabalho com caráter único, pois a visão da arte é específica e varia de acordo com as experiências vividas pelo autor. A Carta do Folclore Brasileiro, de 1995, aclara que a "dança parafolclórica é a dança folclórica que é executada fora do seu local de origem, transformada em espetáculo teatral, por possuir qualidades exibicionistas." Define como grupos parafolclóricos aqueles que apresentam folguedos e danças folclóricas, cujos integrantes, em sua maioria, não são portadores das tradições representadas, se organizam formalmente, e aprendem as danças e os folguedos através do estudo regular, em alguns casos, exclusivamente bibliográfico e de modo não espontâneo. Os grupos parafolclóricos constituem uma alternativa para o ensino e para a divulgação das tradições folclóricas, tanto para fins educativos, quanto para atendimento a eventos turísticos e culturais. 
Historicamente, os indígenas dos pampas tinham um modo de vida que contrastava com as formas em que a sociedade europeia entendia como normais. Seu nomadismo, mais que uma necessidade material, era intrínseca ao seu espírito livre por natureza, que desconhecia divisas, aramados, fronteiras e territórios, sentindo-se uno com o universo em sua cosmologia. As Tolderias, formadas por um conjunto de toldos, de certo modo improvisados com couro ou fibras vegetais, formavam o núcleo transitório, geralmente itinerante, onde se assentavam as tendas nativas. Eram os núcleos de povoação dos povos originários da Pampa. Nelas viviam numerosas famílias, eram os sítios nos quais a vida se produzia coletivamente, material e imaterialmente, antes da chegada do conquistador europeu. “Mi Tolderia” foi, assim, a denominação escolhida para designar o núcleo formado por nossa comunidade. O termo “Mi Tolderia”, em idioma hoje estrangeiro, reporta justamente ao período histórico ao qual se quer ambientar o imaginário do espectador, ou seja, um momento no qual as paragens que atualmente pertencem ao Estado brasileiro pertenciam ao Reino de España, e nas quais os dois únicos idiomas oficialmente permitidos, visando a evitar o contato do índio cristianizado com o português - que representava uma ameaça - eram guarani e o espanhol.
V – Atividades Desenvolvidas
Entre as atividades internas desenvolvidas pelo Núcleo destacam-se: 
    Reuniões de estudos preliminares pertinentes às temáticas abordadas em cada obra coreográfica, a partir das quais são embasadas as pesquisas que servirão de referência no roteiro do desenvolvimento coreográfico culminando na elaboração compartilhada dos processos de criação orientados pelos coreógrafos.  
    Visitas às comunidades originárias nos diferentes e remotos sítios nos quais alguns remanescentes dessas populações subsistem, resistindo ao processo de aculturação. 
    Pesquisas de campo que permitem aprofundar a compreensão das relações do homem com a natureza, primordiais na compreensão da cosmovisão das populações autóctones. 
    Laboratórios experimentais de interpretação e composição de personagens a serem interpretados pelos atores-bailarinos. 
    Processos coletivos e colaborativos de composição coreográfica. 
    Aquecimentos cênicos. 
    Ensaios individuais e coletivos para estruturação e harmonização das coreografias. 

Dentre as atividades desenvolvidas junto às comunidades e em eventos, destacam-se: 
    Apresentações (20 min.).
    Shows (50 min).
    Oficinas de caracterização de personagem e pintura corporal. 
    Oficinas de confecção de figurinos, acessórios e elementos cênicos. 
    Palestras, Seminários e Retiros abordando temáticas centrais e temas transversais que visam a auxiliar na compreensão das nuanças olvidadas ou omitidas no transcurso histórico que algumas dessas populações enfrentam ainda na contemporaneidade.  
    Oficinas de jogos lúdicos e teatrais.          
VI - Locais de Realização e Acesso ao Espetáculo
O espetáculo foi elaborado de maneira a possibilitar sua realização nos mais diversos locais, permitindo, assim, a descentralização da arte da Dança do espaço formal que até recentemente ocupava. Sendo assim, pode ser apresentado tanto em teatros, como mini auditórios, em salões, salas, espaços abertos como praças e pátios internos e passeios públicos, permitindo uma ampla gama de possibilidades para a organização do evento.
Contatos para agendamentos e informações
Fone:+(55)999651885 (Marioni), +(55)999942369 (Vianei), pelo email marionimello@hotmail.com, bem como na Comunidade do Núcleo face MI TOLDERIA 

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