Notícias

27/03/2017 11:40


AMM atua para participar de encontro entre autoridades do Mercosul

      E inserir na pauta a ponte internacional, cuja luta da região das Missões é Porto Xavier/San Javier
      Durante assembleia mensal da Associação dos Municípios das Missões AMM e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), que ocorreu na sexta-feira (24), em Bossoroca, foi formada a comissão pró-ponte AMM para trabalhar, em nome dos 26 municípios missioneiros, pela instalação do empreendimento em Porto Xavier.
      Entre as ações em andamento está a participação da região das Missões no encontro de governadores, ministros e outras autoridades do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, que acontece na próxima sexta-feira (31), no Teatro São Pedro, em Porto Alegre, quando estará em discussão temas de grande repercussão e relavância relacionados ao Mercosul.
      Para que fosse incluída na pauta a ponte internacional Brasil/Argentina, e também a participação da AMM, o dirigente da AMM/Funmissões, Brasil Antonio Sartori (PP), buscou reforço do parlamento gaúcho. "Solicitamos o apoio dos deputados estaduais, entre eles o presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, o missioneiro Eduardo Loureiro (PDT), e da presidente da União de Parlamentares do Mercosul, Zilá Breitenbach (PSDB), que nos honraram com suas presenças na reunião em Bossoroca", salientou Sartori, que é prefeito de Entre-Ijuís.
      Comprometimento do parlamento
Presença frequente nas assembleias da Associação, Loureiro renovou seu empenho com as reivindicações da AMM. "O presidente Brasil Sartori, de forma muito correta e oportuna, nos demandou que intermediássemos junto ao governo do Estado para inserir a ponte internacional, na pauta do encontro do Mercosul", destacou o parlamentar, salientando que o momento será favorável, considerando que estarão presentes autoridades federais que detém exatamente este poder de decisão sobre a construção da ponte Brasil/Argentina. "Sempre defendemos que o lugar ideal, por ter melhores condições de infraestrutura técnica e econômica para receber a ponte, é Porto Xavier", reafirmou Eduardo Loureiro, que por duas vezes presidiu a Associação dos Municípios das Missões.
      Também esteve presente durante toda a assembleia em Bossoroca a deputada estadual, Zilá Breitenbach, membro da Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa Gaúcha, que fez um relato sobre a recente reunião que ocorreu em Posadas/Misiones/Argentina. Ela contou que deputados brasileiros e argentinos fizeram uma mesa de trabalho e definiram que a ponte internacional, unindo a Província de Misiones ao Rio Grande do Sul, independente do local, é a primeira prioridade. "Os parlamentares argentinos colocaram a importância de uma ponte que promova o desenvolvimento, mas não estava em discussão qual seria. É nessa linha que precisamos focar, pois o que falta é decisão política", enfatizou Zilá.
      Ela ressaltou ainda, que a ideia é realizar uma reunião  na capital gaúcha na quinta-feira(30) com a representação dos deputados, para que se chegue a um entendimento antes do encontro do Mercosul. "Precisamos debater o que nós queremos defender quanto a construção da ponte internacional. Aproveito  esta oportunidade para parabenizar a constante e atuante mobilização da Associação dos Municípios das Missões", elogiou a deputada gaúcha. 
      Recursos do BID
      O prefeito de Porto Xavier, Vilmar Kaiser, entregou ofício para a presidência da AMM solicitando a intervenção da Associação dos Municípios das Missões. "Pedimos o apoio para que seja incluído como prioridade  no incremento da Rota turística das Missões, do comércio internacional e desenvolvimento regional, a construção da ponte internacional Porto Xavier/San Javier, com uma parcela dos recursos de 100 milhões de dólares, disponibilizados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para ações nas Missões Internacionais - Circuito Turístico da Ruta Jesuítica da Sudamérica", explicou Kaiser. A demanda foi aprovada por unanimidade, e a AMM já está tomando as devidas providências junto às autoridades competentes. 
      Comissão pró-ponte AMM
Presidente - Prefeito de Porto Xavier, Vilmar Kaiser (PP)
1º vice-presidente – Presidente da AMM/Funmissões e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori (PP)
2º vice-presidente – Prefeito de Rolador e vice-presidente da AMM, Paulo Peixoto (PMDB)
Secretário – Secretário de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier, Ovídio Kaiser
Tesoureiro – Diretor do Departamento de Turismo (Detur) e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein. (PP)Karin Schmidt
Jornalista Mtb 15378
Assessora de Imprensa
Associação dos Municípios das Missões AMM
55-98428 9946 - WhatsApp
www.ammissoes.com.br

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...