Notícias

10/03/2018 17:40


Primeira Cavalgada Caminho das Tropas

          Nossos contos, lendas e aventuras são revividos em atividades que resgatam e educam através do exemplo e pratica, em verdadeira comunhão entre gerações, numa confraternização das principais entidades tradicionalistas da Região Missioneira.
          Com o objetivo de promover, através da cavalgada cultural, a tradição e os costumes do povo campeiro que trabalhavam tropiando gado por esta rota.
          Integrar tradicionalistas de diversas comunidades e divulgar o nosso maior potencial, origem e amizade do povo missioneiro.
          Contribuir com a região para o desenvolvimento do turismo e, resgatar o convívio do homem com a natureza respeito e amor ao meio ambiente.
          Valorizar a arte e a cultura através do resgate e aprender modernizando nosso passado lindo. Foi por este motivo e muito mais que será realizado a 1ª Cavalgada Caminho das Tropas
          A concentração dos cavaleiros terá início no dia 30 de março no Parque de Rodeios onde irão pernoitar. A saída e início da cavalgada está marcada para o dia 31 de março, as 07 horas da manhã onde irão se deslocar até a Casa de Pedras, antiga propriedade e moradia do Sr. Viru Kliemann onde será servido um café colonial. Em seguida os cavaleiros se dirigem até a localidade da Rondinha, onde entre dois lajeados acontecia a “Pequena Ronda de Tropa” (Casa Branca) que deu origem ao nome da localidade. Nesse local haverá uma parada onde será fixado um marco memorial. Logo após os cavalarianos se dirigem ao Clube União da Rondinha onde será servido um almoço.
          Já na parte da tarde, após o descanso, os cavalarianos se dirigem para a propriedade de Auri Radesque, antiga propriedade da Família de Otto Tem Catem para vislumbrar a cerca de pedras, marco de trabalho dessa família, que servia de encerra para o gado. Após a janta, pernoitarão as margens do Rio Ijuí.
          No sábado, dia 1º de abril, ao clarear o dia, após o café, os cavalarianos dirigem-se em direção ao Rincão do Pesqueiro onde farão uma parada para orações na Gruta dos 4 Inocentes, após se dirigem ao Piquete do Rincão da Conceição onde será servido o almoço.
          Na parte da tarde dirigem-se a propriedade do Brizola onde terão o resto da tarde para descanso e banho na Cascata Conceição.
          No domingo dia 02 de abril os cavaleiros partem rumo ao Santuário de Caaró, parando antes nas ruínas do antigo casarão que serviu de morada da família Silva e fórum numa questão de terras envolvendo as famílias Silva e Vieira, lembrando que os cavaleiros chegarão ao Caaró por campo e matos, atravessando propriedades da família Neves e Menezes. A chegada está prevista para as 10h30min, onde após visita a Igreja, receberão Certificados de participação e poderão almoçar e descansar encerrando naquele chão sagrado a Cavalgada.
          A 1ª Cavalgada Caminho das Tropas conta com o apoio do CTG Sentinelas do Caaró, Piquete Taras do Rio Grande de Mato Queimado, Prefeituras Municipais, Câmaras de Vereadores e Secretarias de Educação, Cultura, Turismo de Caibaté e de Caibaté. O evento passará a fazer parte do calendário de eventos dos dois municípios.
          Desde já fica o convite aberto para todos os cavalarianos que queiram participar, para que providenciem os exames veterinários exigidos por lei. Maiores informações entrar em contato pelo fone (55) 9 9631 7802 e (55) 9 9664 8973 ou contatar o setor de Turismo do município de Caibaté ou Mato Queimado.
Como surge o planejamento;
          Após estudo detalhado da História dos Municípios de Caibaté e Mato Queimado e com o intuito de resgatar a história dos mesmos, um grupo de 4 cavalarianos resolveu desenvolver uma cavalgada passando pelos municípios de Caibaté, Mato Queimado e São Miguel das Missões, refazendo a rota dos antigos tropeiros que atravessavam o gado a nado nas águas do Rio Ijuí no Passo dos Pires e Passo dos Viola para serem abatidos em matadouros da Antiga Cerro Azul e Santa Rosa.
          A idéia partiu do professor de História Charlei Willer e do Antônio Sergio Lopes da Silva, popular “Brizola”, juntamente com Conrado Matos de Santa Rosa (coordenador de cavalgadas da 3ª Região Tradicionalista) e de José Krever de Cerro Largo.
Site: Roteiro por Mato Queimado
Vídeo: Vídeo Gruta dos Inocentes 
Imagem: Casa de Pedra dos Kliemann 
Site: Piquete Galpão Missioneiro da Conceição 
Site: Casa Branca Origem de Mato Queimado e Caibaté
Site: Clube União da Rondinha 
Vídeo: Capela Rondinha 
Vídeo: Passeio Praça 24 de Março
Vídeo: Praça 24 de Março - Mato Queimado Site: Roteiro por Mato Queimado
Vídeo: Primeira Cavalgada Caminho das Tropas
Notícia: TROPEIRISMO, por João Antunes

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Candido Godói

Conhecida como a capital mundial dos gêmeos, com mais de 100 pares de gêmeos idênticos em toda a população.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...