Notícias

19/02/2017 20:53


Otávio Reichert - INTEGRANDO 25/02/2017

Projetos: Um dia ainda vou construir uma casa do meu jeito... Se você não o disse, com certeza ouviu de alguém. E isto envolve condições financeiras e gostos pessoais.
Raramente alguém copia o modelo do vizinho.
Buenas! A racionalidade requer projetos práticos, que explorem ao máximo o investimento.
Ex: a casa onde cresci era 6m X 10m, portanto 60m² de área. Se tirasse 2m e somasse na outra (8 X 8) já teríamos 64m² de área, portanto 4m² a mais, e ainda gastaria menos material. Mesmo sem ser engenheiro, projetei e substituímos esta parte em 7 X 9m (63m²), medida que facilita a distribuição dos cômodos.
Modernidade: Percebe-se muitas engenharias com alto custo e pequeno aproveitamento. Óbvio que por ideia ou concordância do cliente, valorizando mais a estética, resultando em obras dispendiosas.
A árdua missão do engenheiro implica a posição do sol, ventilação, espaço adequado aos cômodos, sistemas hidráulico e elétrico, agora também aproveitando a energia solar, etc., e tudo em consonância com a inclinação do local, das leis e regulamentação vigentes.

De ponta cabeça foto 01: Podem se encontradas em várias partes do mundo, mas abordo uma brasileira (foto), de São Mateus-ES. Tornou-se ponto turístico da cidade. Por dentro parece normal, com todos os cômodos de uma construção tradicional. As janelas e portas colocadas no alto da casa, também invertidas, são apenas um “enfeite”, e a entrada da casa fica na parte de trás. 
 “Embora criativas, são mais para atrativo. Engenhada e construída pelo pedreiro aposentado Valdivino M. da Silva, a família capixaba nem pensa morar nela. E enquanto não alugam, está cobrando R$ 3 por pessoa para admirá-la internamente.

Casa giratória foto 02: Similar em criatividade é a casa de dois andares em Ituporanga - SC. À primeira vista a residência localizada na cidade conhecida como capital da cebola parece comum. O térreo é de alvenaria e o primeiro andar, de madeira, que gira, através de manivela e roldanas, quase 360 graus. Para o funcionamento de água e esgoto, tudo foi articulado bem ao centro, no eixo giratório.
O Objetivo? Para garantir o chimarrão sempre na sombra da varanda. Foi construída em 1998. No centro, há uma escada em formato de caracol por onde passa a tubulação. Foi o próprio plantador de cebolas quem construiu a casa, que demorou cinco meses para ficar pronta e hoje é ponto turístico da cidade.
O mentor foi Jens Cellarius, inspirado em projeto da Alemanha. Com a separação, ficou para dona Almira a propriedade. Já possui vários livros com assinaturas dos curiosos.

Outras esquisitices foto 03: No Uruguai, facilmente vemos prédios residenciais com paredes de vidro, onde o usuário sempre estará visível.
Já na arquitetura, encontramos facilmente casas em cavernas, construída entre pedras, em árvores, casas redondas, outras emendando em aviões desativados. As casas flutuantes e ascaríssimas submersasde Dubai, com paredes de vidro para visualizar ao animais marinhos.
Têm casas imitando ovo; imitando carro, dentro de um barco. A mais estreita do mundo (Polônia), tem 1,22mde largura. A “SkateboardHouse” nos EUA, outra com escorregador para descer os andares, casa torta, inclinada, etc.
A menor casa do mundo (foto) tem 1m². Onde? Na Alemanha. Sendo portátil, é alugada para pouso. Para deitar precisa deitar a casinha.
Imagine subir longas escadas para chegar na sala, esta sobre uma torre que foi caixa d’água. 

ASLE: Com fé em Deus, apoio do poder municipal, entidades, personalidades e artistas parceiros, a Academia Santo-angelense de Letras está mais perto de concretizar seu sonho de “Casa Própria”.

Humor: Em Portugal, as mulheres andavam pelas ruas com as mãos sobre os olhos. Quando uma inglesa perguntou o porquê, a portuguesa respondeu: - É que veio cá uma estilista brasileira e falou que a nova moda agora é usar sombra nos olhos. 

Site: Otávio Reichert
Facebook = Otavio Geraldo Reichert

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...