Notícias

20/02/2017 15:29


A Arte de fabricar Facas Artesanais

    Nada é instransponível diante da boa vontade e criatividade. Uma professora e seus alunos criam atividade didática que trabalha não só conhecimento e atividades sadias, mas sim a cidadania, os valores do trabalho honesto e cultural que muitas vezes passam despercebidos e que somados em sua diversidade criam a identidade de uma comunidade, no caso Santo Antônio das Missões, cidade que destaca-se no artesanato de produtos artesanais em facas e couro adquirindo respeito pela qualidade do material fabricado.
    Mais que isto, o valor a estes pequenos sábios, doutores na faculdade da vida que sustentam suas famílias, pagam impostos e formam a verdadeira massa deste povo brasileiro, gaúcho e missioneiro.
Mais que isto o conhecimento destes heróis anônimos que trouxeram esta raça até aqui, dão exemplo, trocam informações e oferecem uma verdadeira integração entre cidadãos, professores e alunos em uma atividade onde todos são educadores.
Talvez ações assim estejam bradadas em nosso hino que somos exemplo a toda a terra.
    A Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio dos Santos Robalos está localizada a 41 anos no bairro do DAER,  sempre buscando a integração com a Comunidade onde esta inserida.
    Os alunos do 8º e 9º anos juntamente com a professora de História Evelise Cavalcante Pinto realizaram uma pesquisa dos pontos turísticos do bairro onde foi visitada a fábrica de FACAS do Senhor Celso Elias Schuquel.
    O senhor Celso Elias começou a trabalhar desde muito cedo com  os antigos Medeiros que também trabalhavam nesta área. Começou fazendo cabos e depois aprendeu o ofício de transformar aço em belas facas.
    Trabalha neste ramo a 18 anos.
    A procura por encomendas é feita na maioria pela população local e alguns fora do município onde alguns fornecem o material e outros ele mesmo produz com seu próprio produto.
Vende o produto pelo interior do município e quando é chamado para algum trabalho.
O local de trabalho é simples e mostra os acessórios usados para a fabricação dos mesmos.
Telefone para contato do Sr. Celso Elias Schuquel:( 55) 9630 – 2397. Fabricante artesanal, amolador e cuteleiro

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Porto Lucena

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...