Notícias

05/05/2018 19:44


Lenda M'Bororé

Os jesuítas, em sua obra de catequese, no século 17, fundaram Missões ou Reduções no Sul da América Latina, onde hoje é o Paraguai, Argentina, Brasil e Uruguai. 
E assim, quando os bandeirantes portugueses e espanhóis chegaram àquelas paragens, já se desenvolvia um sistema sócio, politico e comercial ligado a Europa com um vinculo religioso e em um grande desenvolvimento financeiro e social.
Nesse período os guaranis construíram colégios e igrejas, verdadeiros monumentos que ainda hoje dão testemunho da sua atividade.
Principalmente no noroeste do Rio Grande do Sul, pela proximidade com a Argentina os povos jesuítas construíram Catedrais e fortificações de pedra Itacuru em um sistema quase de quarteis para proteger os índios dos ataques dos bandeirantes e melhor administrar o sistema das novas cidades, educar, armazenar e evangelizar, introduzindo novas culturas como plantio, criação de gado, entrepostos de erva-mate iam se formando, pampa adentram. Gado, mate e produtos agrícolas foram os esteios, nessa época, do poderio econômico missioneiro.
O sucesso desta sociedade que apontava cada vez mais forte para a Bacia do Prata começa a ter e dar um perfil autônomo e une Espanha e Portugal com o objetivo de expulsar e escravizar padres e índios com a força das espadas e tratados.
Os padres não quiseram abandonar suas cidades, para os índios a mãe é a natureza e a terra dada por Deus, por isso não quiseram abandonar seus campos;
E assim se originou uma das mais desiguais guerras daquele século: Espanha e Portugal contra os guaranis dos Sete Povos!
Diante do avanço dos dois exércitos europeus, os lanceiros guaranis foram morrendo. E dentro em pouco os exércitos invasores batiam às portas das Reduções.
Os padres, na hora aflita da invasão, na fuga precipitada, não podendo levar consigo as riquezas, esconderam suas economias e tesouros em vários lugares, em lagoas, rios, enterrando em cavernas e terrenos mapeados.
Mas teve um caso que se diferenciou.  
Em uma pequena capela construída em um local onde deveria se inicial uma nova redução, suas janelas e portas foram fechadas colocando no seu interior as economias, artes sacras e instrumentos musicais para serem recolhidas posteriormente. 
M'Bororé é o vigia da casa.
Esses tesouros não ficaram de todo abandonados à cobiça dos homens. Índios devotados aos padres ficaram de guarda. Esse índio era amigo dos santos padres, um verdadeiro guerreiro que devia fazer de tudo para desviar a atenção dos bandeirantes deste local. Tendo disciplina em tudo para auxiliar  na missão da natureza esconder a casa de pedra nas terras que o Aquífero Guarani alimenta. Dentro do mato, nesta casa de pedra, sem porta e sem janela em nenhum lado. Dentro, as salas estão lacradas cheias de barras de ouro e prata, tão pesadas que são preciso dois homens para remover cada uma delas, instrumentos de corda esculpidos e imagens de santos de todos os tamanhos e várias cruzes, castiçais, cajados, taças e sinos forjados em metais nobres.
Mais que anos, se passaram séculos e os índios fiéis à sua missão, envelheceram, morreram e depois de mortos, continuaram a defender os tesouros.
Este índio, jovem... Envelheceu, e quando morreu devotado a natureza se imortalizou em sua missão. Seu espirito interveem contra todos os que agridem o meio ambiente desviando os que se aproximam da descoberta desta casa onde estão os tesouros guaranis.
Continua a guardar até hoje, fiel, rondando a casa sem aberturas, desviando a todos do caminho de acha-la. 
Site: São Pedro Patrono do Rio Grande do Sul
Site: # Mistério do Chimarrão
Site: Ritual da Lua Cheia
Site: A Lenda do Umbu
Site: Figueira - Patrimônio histórico de Santo Antônio das Missões
Site: O Sino De Sete, Se Toca Por Um, Morrem Três
Site: Lenda Peixe Dourado
Site: Lenda do Monge e o Cerro Pelado
Site: Cruz de Pau Ferro do Cerro Pelado
Site: Lenda da M’boi Guaçu - Cobra Grande de São Miguel
Site: Boitatá - Protetora do Pampa Contra Incêndios
Site: Gralha o Guardião dos Mistérios
Site: Lenda Lagoa da Mortandade - Lagoa do Chaine
Site: Maria do Carmo, Santa Missioneira e Profana, da Terra dos Presidentes
Site: Chapéu de Santo Antônio
Site: Lenda Cerro do Inhacurutum
Site: Lenda Noiva de Sete de Setembro
Site: Segredo entre Mãe e Filho
Site: A Anti-homenagem JAZ e Sua Justiça
Site: O Negrinho do Pastoreio
Site: Lenda M'Bororé
Site: Santo dos Tropeiros
Site: Lenda e Pajada do João de Barro

Site: Lenda Orquídea Lenda
Site: Lenda Da Erva Mate Versão Indígena
Site: Lenda Alecrim
Site: Lenda da Cruz de Caravaca

Site: Lenda da Bossoroca 
Batalha de Caiboaté 
A grande vitória dos Missioneiros Batalha de M’Bororé 
Expedições a área da Batalha de M'Bororé 
Lenda M'Bororé 
História da Musica e Lenda do Bororé

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Campina das Missões

Venha conhecer Campina das Missões, economia basicamente na zona rural, em pequenas propriedades Familiar.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...