A poesia, pajada e contos, a Literatura Gauchesca como um todo, esta em festa.
Embasado na credibilidade, educação e continuidade a Estância da Poesia Crioula desenvolve entre várias atividades culturais anualmente os concursos Poesia Gauchesca Jayme Caetano Braun e Causo Gauchesco Apparicio Silva Rillo que buscam dar opções a nossa arte se expressar.
Gaúchos que dedicam a escrever com nossas características e linguajar, vivências campeiras, amores de galpões, onde a instituição família e a humildade desta raça sempre impera.
Talvez seja ai a verdadeira essência literária ou melhor as academias dos galpões e estancias por este pampa a fora.
Por este motivo viemos congratular a todos independente da escolha ou não.
Porem como bons missioneiros temos o dever e o prazer de divulgar a participação de representantes desta região que trouxeram para o nascedouro destes homens que nomeiam os concursos os trofés e a certeza de que as Missões sempre brotará troncos.
Resultado Oficial dos Concursos:
""""Poesia Gauchesca Jayme Caetano Braun"""";
1º Lugar com a pajada “Sinuelo, Marca e Legenda”
João Carlos Oliveira Antunes;
Afrânio Batista Marchi;
Jose Dirceu Dutra.
""""Causo Gauchesco Apparicio Silva Rillo"""";
2º Lugar com o conto Ñhuporã
Renato Schorr
A premiação será dia 3 de dezembro de 2016 na Sede da Estância da Poesia Criola, na rua Duque de Caxias 1525, sala 49D, Porto Alegre.
Convite para o Sarau da Estância
Evento de encerramento das atividades no ano de 2016, no Galpão do CTG Estância da Azenha, com premiação do 4º Concurso de Poesia Gauchesca Jayme Caetano Braun e 4º Concurso de Causo Gauchesco Apparicio Silva Rillo e variada programação artística, com participação especial do músico Miro Saldanha.
Evento aberto ao público, com entrada franca.
Fonte: Cândido Brasil