Notícias

11/12/2023 08:40


Ubiretama promove 1º Festival da Tilápia

Oportunidade de revelar o potencial da piscicultura no município e evidenciar os benefícios do aproveitamento diversificado da tilápia na alimentação humana, o 1º Festival de Pratos à Base de Tilápia foi promovido em Ubiretama, na quinta-feira (07/12). O evento é uma promoção da Emater/RS-Ascar e da Prefeitura Municipal e a intenção é torná-lo um atrativo referencial do município e da região.

Diversas lideranças participaram do evento, como o prefeito de Ubiretama, Rodrigo Daniel Bloch, o vice-prefeito, Adair Paulo Lauermann, a presidente da Câmara de Vereadores, Simone Jacobowski, o gerente regional e a adjunta da Emater/RS-Ascar, Valmir Thume e Ivânia Polaczinski, a coordenadora do Festival, extensionista Alice Fiedoruk Quinzani, a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar Lisete Primaz, a Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Adriani Beatriz Rohleder Szinwelski e a Secretária Municipal de Assistência Social, Ildiane Leske Kirchoff, entre outros.

Os presentes tiveram a oportunidade de acompanhar as orientações compartilhadas pela chefe de cozinha Regina Martins, proprietária do Prosa e Café, de Cerro Largo, que abordou os benefícios e formas de consumo da tilápia, bem como o uso de temperos.

O momento também foi de reconhecimento e de conhecer mais sobre o uso diversificado da tilápia, incrementando receitas que fazem parte da cultura local. Foram 22 pratos apresentados, como a calça virada salgada, de Ivete Kotlewski e Solange Thomas; cuca salgada, elaborada por Nair Sacks e Elisandra Saks Hoffman; canudinho assado e rissoles, elaborado por Rosa Graunke, Solange Graunke e Cleci Rozek; e sanduíche e picadinho no palito, feito por Ilaine Hoffmann. Também foram apresentados o pão assado no bafo, produzido por Cleci Dragon; o pastel de Flávia Mil; a torta salgada no palito, elaborada por Marta Werner; sardinha preparada por Tereza Kriese; receita de pastel da Irma Schulz; esfihas produzidas por Dorildes Eberhardt; croquete de Simoni dos Santos; barquete elaborado por Elesiane Vogel e Simone Jacobowski; canudinho frito da Soldi Roll; tortinha salgada preparada por Ivone Bloch; empadinhas de Cristiane Herzog Tonn; e mini pizzas feitas por Nadir Rutke.

Todas as mulheres representaram diferentes Grupos de Mulheres que recebem ao longo do ano assessoramento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, em temas como geração de renda, bem-estar social, organização social e comunitária e segurança e soberania alimentar.

Durante o Festival da Tilápia também foi prestada homenagem aos integrantes do Grupo de Piscicultores de Ubiretama, pela importância da atividade que desenvolvem ao município.

Piscicultura em Ubiretama

A piscicultura faz parte da história e da cultura de Ubiretama, onde grande parte dos produtores possui criação de peixes para abastecimento da família e autoconsumo. No ano de 2019 surgiu o Programa Municipal de Piscicultura, com a finalidade de fomentar e ampliar a criação de peixes, especialmente a tilápia. O programa prevê um incentivo de 12 horas máquina de draga para construção, reforma ou ampliação de tanques para criação de tilápias para criadores interessados.

Ainda no primeiro ano do programa foram contempladas 12 famílias. Após o povoamento dos tanques e desenvolvimento da atividade, na metade do ano de 2020 foram realizadas as primeiras despescas, com produção de 76 toneladas de tilápia. Desde então, novos produtores foram contemplados pelo programa, e até o momento aproximadamente 30 famílias desenvolvem ou já criaram lotes de peixes.

Os desafios decorrentes da pandemia da Covid-19 fizeram com que alguns produtores deixassem a atividade. Entretanto, no momento se vive uma retomada da atividade e da comercialização, e a produção atual está em torno de 200 mil peixes alojados nos tanques de produção.

 

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...