Notícias

18/11/2023 10:05


8º Encontro Internacional de Chamameceros, de 7 a 10 de dezembro na Estância Pago Santo em Dezesseis de Novembro - RS

O 8º Encontro Internacional de Chamameceros está de volta, com a proposta de retomar a aproximação cultural com os países vizinhos, marca registrada na história do evento. Um segundo objetivo é revitalizar a música missioneira, inspirando novos talentos da música, que estarão tendo um contato direto com renomados artistas da América Latina.
De 7 a 10 de dezembro a Estância Pago Santo na cidade de Dezesseis de Novembro, irá ser um centro de arte sul-americano.
Artistas da Argentina, Paraguai, Uruguai e do Brasil estarão abrilhantando a festa, que vai ocorrer na propriedade rural da família Guedes.
Com várias edições realizadas em São Luiz Gonzaga, Cerro Largo e Rolador o Encontro de Chamameceros promete ser novamente um grande sucesso. A cidade de Dezesseis de Novembro, através da prefeitura municipal, está fortemente engajada, prestando um apoio essencial para a realização da festa.
Na grade de shows disponibilizada pela organização, encontramos grandes nomes da música.
No primeiro dia quinta-feira (7 de Dezembro) o público irá ver os shows de
Mano Lima, Grupo Carqueja, Glauco Vieira e Davi Junior.
Na sexta-feira (8 de Dezembro) estarão Marines Siqueira, Desiderio Souza, Família Maica, Chamame Kuña (Argentina) e Ismael Echague (Paraguai).
No sábado (9 de Dezembro) os anfitriões Jorge Guedes & Família, Marcelo Rojas (Paraguai), Gicela Mendez Ribeiro (Argentina), Ernestito Montiel y Quarteto Santa Ana (Argentina), Facundo Rodriguez, Agustin Monzon, Júlio Ramirez (Argentina) e Los Ensina (Argentina).
Artistas plásticos como Anilton Caureo e DS Lima também estarão presentes.
Após os shows haverá tertúlia livre todos os dias.
A infraestrutura do evento está sendo feita com todo o cuidado.
Um pavilhão de shows está sendo construído pela “Metalúrgica SS Galpões”.
A Estância Pago Santo irá ter capacidade para acampamentos e também servirá almoço e janta todos os dias, sendo os responsáveis pela parte gastronômica os amigos do “Comparsa Cabeça de Toro”. Um ponto alto da culinária, será o assado dos cordeiros Hampshire Down, na noite de sábado, organizado pela “Cabanha São Caetano”.
O café campeiro será disponibilizado pela padaria Ki Pão e também haverá um bolicho de campanha, que ficará a cargo do supermercado Max Big.
As bebidas seram disponibilizadas exclusivamente pela empresa Chopp in House e também haverá o chimarrodromo da ervateira Rei Verde.
A festa vai contar com o atendimento especial das empresas Itacuru imóveis e Perpétua contabilidade. 
A divulgação da festa conta com o apoio da Rádio São Luiz, Rádio Missioneira, Jornal Anoticia, CFC Cadore, AMM, ACR 100 Agronegócios, Granja Ciro Gomes & Filhos, Info Missões, CWA Energia, Gran Palazzo, Rádio Nação Missioneira, e Meira Balanças na pessoa do folclorista Mário Meira.
A cavalgada Missioneira, lá vem o Nego Betão também irá ocorrer em conjunto com o Encontro de Chamameceros. A cavalgada está sendo organizada por Cezar Sasso e o Piquete dos Farrapos de Santo Antônio das Missões. Será uma justa homenagem ao tropeiro Missioneiro Nego Betão, que a 10 anos nos deixou. A homenagem irá reunir cavaleiros de várias partes do Rio Grande do Sul.
A relação do ritmo Chamame, com a música missioneira.
Descrito como um ritmo contagiante, o Chamame hoje é considerado pela Unesco, patrimônio imaterial da humanidade e está intimamente ligado a música missioneira.
Artistas e pesquisadores encontram na cultura Guarani uma das bases e origem do Chamame. Os jesuítas também são apontados como grandes responsáveis pelo ensino musical na América.
O gaiteiro Reduzino Malaquias nascido em 1912, foi um dos maiores Chamameceros da região das missões. O Tronco missioneiro Luiz Carlos Borges é considerado um dos maiores propagadores do ritmo.
Também Noel Guarany, Cenair Maicá, Telmo de Lima Freitas, Pedro Ortaça, e Jorge Guedes utilizaram-se do ritmo Chamame, para escrever grandes canções.
São Luiz Gonzaga além de ser a capital da música missioneira e do arroz de carreteiro, também é reconhecida como a capital do Chamame.
Agora a cidade de Dezesseis de Novembro, se insere, como um ponto de referência da cultura missioneira e chamamecera.
Os ingressos do 8º Encontro Internacional de Chamameceros estão sendo vendidos a partir de 50 reais. Para mais informações sobre o evento, contate os números 55 999676661 (Eloísa Pes) e também 55 999387290 (Vânia Guedes).

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...