Notícias

22/11/2017 14:48


Trilha Dos Santos Mártires Cumpre Com Seus Objetivos 17ª EDIÇÃO

     O primeiro dia da Trilha teve início conforme estava previsto com a cerimônia de abertura, o presidente da Trilha falou dos objetivos da mesma agradecendo a todos por estarem participando de mais essa caminhada.  O Professor Sergio Venturini falou do porquê daquele local ter sido escolhido para ser plantada a Cruz do Passo do Padre e depois falou o Prefeito de São Nicolau Ricardo Klein, o qual também agradeceu a todos e se colocaou a disposição para dar contiinuidade aos eventos da Trilha. Para encerrar a cerimônia o Padre Roque de São Nicolau fez um momento de oração e abençou os trilheiros.
Seguiram os trilheiros percorrendo 20 quilômetros quando chegaram na Escola Monte Alegre onde almoçaram, descansaram, assistiram apresentações e ouviram pronunciamentos.
     À tardinha foi a vez de chegrarem em São Nicolau onde visitaram as Ruínas e as 19:00 horas na Igreja Matriz Católica participaram da missa, quando foi prestada uma homengem póstuma ao saudoso ex Prefeito Heitor Pavéglio, com a entrega de uma placa aos seus familiares.
Às 20 horas na Pousadas dos Jesuítas durante o jantar os trilheiros fizerem uma bonita homengem a Brigada Militar pela passagem dos seus 180 anos de criação.
Às 06 horas do dia 13 os trilheiros sairam em direção a cidade de Pirapó, sendo que nas imediações da divisa dos dois municípios foram recepcionados por um grupo de pessoas que os escoltaram até a sede do município onde chegaram em torno das 11 horas, indo direto ao Salão Paroquial onde foram recebidos pelo Prefeito Auri e seus assessores, Padre Ramão e a comunidade. Neste local foi servido o almoço e durante o mesmo foi feita uma homengem a Brigada Militar pelos seus 180 anos de criação com a entrega de uma placa. 
     Nesta mesma manhã enquanto a maioria caminhava os trilheiros Edison Lisbôa e João Inácio Bieger proferiam plestras sobre preservação ambiental em especial ao Aqüifero Guarani.
     As 15 horas após um momento de oração pelo Padre Ramão os trilheiros deslocaram-se ao Município de Roque Gonzales, onde foram recebidos pela administração daquele município logo após atravessarem o Rio Ijui através da balsa.
Passaram pela Cruz de João de Castilhos e chegram em Assunção do Ijui onde foi celebrada uma missa pelo pelos Padres Luiz de Roque Gonzales e Eugenio de Alecrim (trilheiro).
Após o Professor Sérgio Venturini proferiu uma palestra enfocando a história dos Jesuítas na primeira fase das reduções.
Seguiu-se com um o jantar e uma alegre confraternização entre os trilheiros e a comunidade, com a presença dos Prefeitos João Hass de Roque Gonzales, Auri de Pirapó, Ricardo Klein de São Nicolau (trilheiro), Paulo Peixoto de Rolador (trilheiro).
Pela manhã os trilheiros subiram o Inhacurutum e apoós chegaram na comunidade de mesmo nome onde almoçaram e confraternizaram com aquela comunidade, sempre com a boa música de Paulo Peixoto, Artur Bernardo com sua gaita de oito baixos acompanhados do violão do também trilheiro Jacinto Griebeler.
A tardinha foi a vez dos trilheiros serem recebidos na comunidade de Cabeceira do Palmeira onde assistiram a uma interessante palestra sobre A Familia e Seus Desafios na Educação Preventiva Contra as Drogas e a Violência proferida pelo Delegado da Polícia Fedral aposentado Domngos Frandaloso de Santo Angelo.
Após a janta os trilheiros descansaram, pois já bem cedinho já no dia 15 saíam em direção a localidade de Boa Esperança, onde foram recebidos para o almoço, porém antes participaram de um momento de oração com bênção da saúde proferida pelo Padre Eugênio.
Às 14 horas os trilheiros chegaram na praça de São Pedro do Butiá onde foram recebidos pelo Prefeito Municipal Martinho Berwanger e demais autoridades do Município, quando diversas homenagens foram prestadas para os trilheiros, para a Brigada Militar e para o Professor Amando Francisco Haab e a Orquestra Flauta Mágica da Escola São Francisco de Borja da Linha Butiá Inferior. Receberam homenagem dos trilheiros o 14º Batalhão de Polícia Militar de São Luiz Gonzaga, Brigada Militar de Roque Gonzales, São Paulo das Missões, Salvador das Missões e São Pedro do Butiá. Sendo que a Trilha dos Santos Mártires foi agraciada com um Certificado de Honra ao Mérito.
Às 19 horas ocorreu a missa com bênção da saúde junto ao Centro Germânico Missioneiro acompanhada do Coral da Terceira Idade que encontou a todos os presentes.
Pela manhã bem cedinho do dia 16 os trilheiros seguiram em direção a barca do Passo Novo no Rio Ijuí cruzando para o município do Rolador onde uma comissão nos esperava com uma bonita recepção.
Às 09 horas os trilheiros foram recebidos na comunidade do Quaresma com uma linda recepção pelos alunos do Colégio Santo Onofre da Figueira que emocionou a todos. Depois foi a vez dos trilheiros serem brindados com um suculento cafá da manhã com produtos produzidos ali mesmo na localidade.
Às 11 horas os trilheiros foram recebidos com muito carinho pela comunidade do Piquete Batendo o Casco na residência do Zé Luiz e Dona Julinha, onde foi rezada uma missa com bênção da saúde. Depois saborearam um gostoso e bem sortido almoço e um Buffet de sobremesa.
Às 14 horas com muita chuva os trilheros seguiram seu destino rumo a cidade do Rolador sem antes passarem pela Redução de Nossa Senhora da Candelária do Caaçapamini, chegando a tardinha no Rolador com uma expressiva recepção pela comunidade,inclusive com queimas de fogos de artíficio encantando e emocionado a todos. Após uma breve parada e um lanche os trilheiros seguiram para a Fazenda Boa Vista do Senhor Sandoval Peixoto, onde foi prestada a homengem para a Brigada Militar pelos seus 180 anos de sua criação e após uma brilhante palestra proferida pelo Professor e Mestrando Nelson Quevedo de Oberá – Argentina, versando sobre Saneamento Básico nas Reduções Jesuíticas, encantando a todos. Neste evento além dos trilheiros e público em Geral, também estiveram presentes os alunos da Escola Estadual Castro Alves. O Sd da Brigada Militar Flores  também homenageou a mesma cantando a música O Vigilante de saudoso Teixeirinha.
Pela manhã do dia 17 os trilheiros sairam daquele local com muita neblina e seguiram em direção a Caibaté one chegaram em torno das 11h30 minutos e foram recepcionados na sede da Associação dos Funcionários da Cermissões – Afucer, onde permaneceram até a manhã do 19, quando partiram para o Caaró lá chegando as0900 horas para participar da Romaria muitos permanecendo durante todo o dia.
No dia 17 a tarde e 18 o dia todo os trilheiros participaram ativamente do Iº SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA,EDUCAÇÃO E TURISMO DA REGIÃO DAS MISSÕES – Novo olhar sobre o pioneirismo Jesuítico-Guarani: O Caso Caaró.
Este Seminário teve muito boa aceitação pois em torno de 400 pessoas participaram do mesmo e ficaram o tempo todo muito atentos, pois o assunto que se propunha era muito interessante por tratar-se fatos ocorridos na nossa região e os painelistas de alto gabarito. Cremos nós que este foi o primeiro de outros Seminários que ocorrerão focando toda essa bonita história dos jesuítas e índios guaranis.
Os participantes do Seminário receberam um Certificado de 30 horas e um Livro com 334 paginas que foi editado sobre o seminário e que leva o título NOVO OLHAR SOBRE O PIONEIRISMO JESUÍTICO-GUARANI: O CASO CAARÓ
Além da sempre ótima e emocionante acolhida que é dada aos trilheros pelas comunidades, este ano tivemos um diferencial, pois que dois prefeitos da região fizeram a caminhada. Trata-se do Prefeito Ricardo Klein de São Nicolau que caminhou desde o Passo do Padre até o Assunção do Ijuí e o Prefeito  e Vice Presidente da Associação dos Municípios das Missões Paulo Peixoto do Rolador que caminhou durante todo o percurso da Trilha. Segundo esses prefeitos o obejtivo era além de gostarem de fazer caminhadas também estão interessados em conhecer a trilha e seus pontos significantes, com o objetivo de conhecendo melhor, poder auxiliar no incremento deste evento e ver quais as reais necessidades da trilha e daqueles que recebem os  trilheiros. Fatos como este só fortalecem a nossa caminhada.
     Mais imagens da Capela dos Santos de Caaró, clique aqui.
Site: Santo Padre Roque Gonzales - Mártir Jesuíta Missioneiro
Site: Santo Padre Afonso Rodrigues - Mártir Jesuíta Missioneiro
Site: Santo Padre João de Castilho Mártir Jesuíta Missioneiro

         Agradecemos a todos que de uma maneira ou de outra se engajaram para que a 17ª Trilha dos Santos Mártires fosse coroada de êxito, estamos todos muito feliz. Edison Lisbôa – Presidente da Trilha. 
         A Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires das Missões que promove a TRILHA DOS SANTOS MÁRTIRES é uma entidade civil, sem fins lucrativos. 
Site: Os Santos Mártires do Brasil
Site: Trilha dos Santos Mártires
Site: Romaria de Caaró 2015

Vídeo: 7ª Cavalgada dos Santos Mártires
Imagem: Trilha dos Santos Mártires 2016

Notícia 15ª Trilha Dos Santos Mártires 2015.
Imagens dos Trilheiros dos Santos Mártires de Caaró.

Chegada dos romeiros da 15ª Caminhada na Trilha dos Santos Mártires das Missões na Romaria do Caaró após 8 dias e 170 km de caminhada. Parabéns. Vídeo da chegada para a 82ª Romaria dos Santos Márires 2015. 
Vídeo Romaria de Caaro 2016

Vídeo Trilha dos Santos Mártires 2016; 

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...