Detalhes do Site

Yemanjá, Raínha do Mar



    É um orixá africano, cujo nome deriva da expressão Iorubá “Yèyé omo ejá” “Mãe cujos filhos são peixes” comemorada em 31 de dezembro e 02 de fevereiro.
    Iemanjá é a deusa da nação de Egbé, nação esta Iorubá onde existe o rio Yemojá (Yemanjá). No Brasil, rainha das águas e mares.
    Orixá muito respeitada e cultuada é tida como mãe de quase todos os Orixás por isso a ela também pertence a fecundidade. É protetora dos pescadores e jangadeiros.
    Iemanjá é força da natureza que tem papel muito importante em nossas vidas, pois é ela que rege nossos lares, nossas casas. É ela que dá o sentido da família às pessoas que vivem debaixo de um mesmo teto.
    Ela é a geradora do sentimento de amor ao seu ente querido, que vai dar sentido e personalidade ao grupo formado por pai, mãe e filhos tornando-os coesos.
    Rege as uniões, os aniversários, as festas de casamento, todas as comemorações familiares. É o sentido da união por laços consangüíneos ou não.
    Apesar dos preceitos tradicionais relacionarem tanto Oxum como Iemanjá à função da maternidade, pode estabelecer-se uma boa distinção entre esse conceitos.
    Saudações a "Rainha do Mar"
    As duas orixás não rivalizam (Iemanjá praticamente não rivaliza com ninguém, enquanto Oxum é famosa por suas pendências amorosas que a colocaram contra Iansã e Obá). Cada uma domina a maternidade num momento diferente.
    A majestade dos mares, senhora dos oceanos, sereia sagrada, Iemanjá é a rainha das águas salgadas, regente absoluta dos lares, protetora da família. Chamada também de Deusa das Pérolas, é aquela que apara a cabeça dos bebês no momento de nascimento. Fonte Raizes Espirituais.

  • Sobre

  • No sincretismo religioso, Iemanja é associada a outras Santas, na Igreja Católica é Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria. Em cada região do Brasil, Iemanjá é festejada em diferentes datas no Rio Grande do Sul festejamos no Reveion e em 2 de fevereiro.
    São Borja Oratório de Nossa Senhora dos Navegantes 
    Porto Xavier Oratório de Nossa Senhora dos Navegantes.
    São Borja Yemanjá, Raínha do Mar
    Site: Roteiro por São Borja 
    Site: Maria do Carmo, Santa Missioneira e Profana, da Terra dos Presidentes 
    Vídeo: Maria do Carmo, Santa Missioneira Profana.
    Site: Aeroporto João Manoel 
    Site: Apparício Silva Rillo 
    Site: Cais do Porto Centro Cultural de Recreação 
    Site: Capela São Vicente de Paula - Asilo São Vicente de Paula

Informações

Yemanjá, Raínha do Mar
São Borja, RS
Ao lado do Iate Clube de São Borja, Cais do Porto Rio Uruguai.
Telefone: (55) 3312-9485

Formulário para contato