Notícias

17/08/2017 22:11


Otávio Reichert - INTEGRANDO 19/08/2017

Semana Farroupilha: No dia 11 Ago 2017 foi realizada abertura aos festejos farroupilhas. O acendimento da Chama Crioula aconteceu em Mostardas (200 km de POA). O presidente do MTG, Nairo Callegaro, retirou de um fogo de chão a centelha que percorrerá as estradas do RS e além-fronteiras. O fogo foi aceso com o uso de um avio de pedra-isqueiro medieval, num local conhecido como Pedra de Anita, onde nasceu Menotti Garibaldi, filho de Anita e Giuseppe, comandante da Marinha Farroupilha durante a Guerra dos Farrapos.
O tema 2017 é: “Farroupilhas: idealistas, revolucionários e fazedores da história”. As entidades tradicionalistas já estão ultimando preparativos aos festejos e desfile.
Com a palestra teatralizada “Farroupilhas e seus Heróis”, estarei em vários municípios, novamente acompanhado pelo peão e ginete Mateus Flores.

Impostos: Um dia fez-se a Revolução Farroupilha porque quiseram aumentar os impostos de 15 para 25%. Atualmente as taxas viraram uma miscelânea, com variações de 10% para as batatas até a cachaça a 82%. O material de agenda escolar está em incríveis 43%; gasolina a 53%. Até os funcionários da Receita estão com dificuldades para a cobrança dos impostos.
Além destes tributos, no RS somam-se outros, citando alguns: inúmeros pedágios e a preços exorbitantes; as maiores taxas para CNH e IPVA do Brasil. Enquanto a transferência veicular custa R$ 140,81, no RS, se acima de ano 2013 e mais de 100 Cv ao valor soma-se mais R$ 512,05. Exploração! Alguém teve a ideia e o governo aprovou por também se beneficiar. Disse o compadre Rosalvo: “É fácil governar aumentando impostos. Bom governo é o que inova, empreende e fiscaliza.”  (bitco, bitcom)

Bitcoin? Qual a moeda com maior valor de transação? Se pensou em euro ou dólar está enganado. Nesta semana 1 (um) Bitcoin vale em torno de 13.400 reais.
Disse um especialista: "Bitcoin é uma forma de dinheiro, com a diferença de ser digital e não ser emitido por nenhum governo. Para transações online é a forma ideal de pagamento, pois é rápido, barato e seguro. É uma tecnologia inovadora."
 É uma criptomoeda descentralizada criada em 2008 por um programador (ou grupo), com o pseudônimo “Satoshi Nakamoto”, e permite a transação financeira sem intermediários. No mês de jul. 2015 o Brasil bateu seu recorde local de transações, contabilizando 10 mil bitcoins, equivalentes a 9,3 milhões de reais.

Como funciona? Através de um banco de dados exemplificando: distribuídos, que tem a função de livro-razão de contabilidade pública (saldos e transações de contas), onde são registradas as transações bitcoin. A tecnologia blockchain permite que sejam transmitidas entre todos os participantes da rede de maneira descentralizada e transparente. Dessa maneira, não é necessário a confiança em um terceiro para que os dados de contabilidade estejam corretos e não sejam fraudados. Cada transação do tipo "pagador X enviou Y bitcoins para o recebedor Z" é transmitida para a rede através de um software.

Transações: Basicamente o processo envolve três partes: recebimento do endereço destinatário, criação da transação e transmissão. O programa de carteira do usuário pagador irá criar a transação. O usuário informa a quantia de bitcoins (ou centavos) que quer enviar e qual o endereço bitcoin de destino, tudo feito via internet. Não é possível cancelar ou reverter uma transação após ela ter sido enviada pela rede. Para ter os bitcoins associados ao seu endereço próprio, o destinatário não precisa estar online no momento da transação e não precisa confirmá-la.

Cotação: O Bitcoin está ficando popular entre os internautas e revolucionando a forma de negociação online. A taxa de câmbio é variável conforme o dia, com cotações internacionais. Vários programas gratuitos convertem a moeda.
Embora ainda não muito popular no Brasil, e não funcionando como uma moeda tradicional, é bastante usada para compras de produtos asiáticos, citando China, Coréia e Japão.

Humor: No consultório médico...
- Doutor, o senhor acha que tenho chances de viver até os cem anos?
- Você fuma? Bebe? Como se alimenta?
- Nunca fumei, doutor. Detesto bebida, evito gorduras, como pouca carne...
- Por acaso joga, sai com mulheres, etc.?
- Não, doutor! Não costumo fazer nada disso.
Ao que o médico, após análise, respondeu:
- Sinceramente, diga para mim: Por que o senhor quer viver até cem anos?

CAFÉ CAMPEIRO
          Cambona, bule de lata, hoje, no mais, pouco usada.
Num dos lados achatada e se afinando ao gargalo.
Peça simples e singela vinha ajustada na sela,
junto a anca do cavalo.
          O grão da planta, torrado, se torna bebida nobre.
Serve o rico, serve o pobre, renovando a boa fé.
É ciência da nossa gente. Vem do passado ao presente
saborear um bom café.
          Café campeiro e cambona são parceiros campo afora.
Sem coador, feito na hora, lhe mergulhando um tição.
O saber ganhou o mundo: de que a borra vai ao fundo,
e a brasa tem sua função.
          O gaúcho, em sua cultura, mantém viva as tradições.
Parcereando os chimarrões o café nos faz costado.
Já desde o raiar do dia a bebida se aprecia
seja amargo... ou adoçado. 
Site: Otávio Reichert
Facebook Otavio Geraldo Reichert   
Site: Cemitério dos Cativos Pajada 
Site: Lenda e Pajada do João de Barro 
Site: Passo da Guerreira
Site: No Silencio da Lagoa da Mortandade 
Vídeo: Café de Cambona Cultural 2016 ASLE 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...