Notícias

19/07/2018 18:13


Milhões de Abelhas são Encontradas Mortas

"Olhem as abelhas, se elas sumirem a humanidade tem um máximo de quatro anos de sobrevida, pois não haverá plantas e nem animais, a polinização é a grande responsável pela produção de alimentos". (Albert Einstein)
NOTÍCIAS 
Desaparecimento em massa de abelhas nos EUA permanece inexplicável A inquietação cresce entre os apicultores americanos pelo misterioso desaparecimento de milhões de abelhas nos últimos meses, problema que ameaça a produção nacional de mel e as colheitas que dependem do papel-chave destes insetos na polinização. 
Entre 30 e 60% das abelhas sumiram na Califórnia (oeste) e mais de 70% em algumas regiões da costa leste e no Texas (sul).  A situação é observada em 24 estados americanos e duas províncias canadenses, segundo estimativas do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, na sigla em inglês). 
O despovoamento de uma colmeia em até 20% durante o inverno é considerado normal, mas os apicultores demonstram preocupação uma vez que as colônias de abelhas domésticas estão em constante diminuição desde 1980 nos Estados Unidos. 
Segundo a USDA, atualmente há 2,4 milhões de colmeias no país, 25% a menos que em 1980, ao mesmo tempo que o número de apicultores profissionais caiu à metade desde a mesma data. 
  Sem precedentes - A magnitude deste desaparecimento em massa de abelhas, considerado sem precedentes, levou a associação apícola americana a exigir a ajuda do Congresso em uma audiência recente em Washington. 
"Quase 40% das abelhas de minhas 2.000 colônias morreram.  Esta é a maior taxa de mortalidade que vi em meus 30 anos de carreira como apicultor", afirmou na semana passada a uma subcomissão agrícola da Câmara de Representantes do Congresso Gene Brandi, presidente da associação de apicultores da Califórnia. 
As abelhas domésticas são essenciais para a polinização de mais de 90 tipos de frutas e legumes, cujas colheitas estão avaliadas em 15 bilhões de dólares por ano seis bilhões apenas na Califórnia. 
O cultivo de amêndoas neste estado gera dois bilhões de dólares em lucros e depende de 1,4 milhão de abelhas, segundo Brandi. 
Colapso das colônias - Diana Cox-Foster, professora de entomologia da Universidade da Pensilvânia, explicou na mesma subcomissão que este novo problema de despovoamento em massa das colméias, batizada de "desordem de colapso de colônias", apresenta sintomas únicos, diferentes dos observados quando acontecem as frequentes infecções do parasita varroa jacobsoni, que destrói as larvas. 
No caso desta desordem, as colônias de abelhas domésticas sãs diminuem repentinamente, deixando poucas ou nenhuma abelha sobrevivente. As rainhas - uma em cada colmeia e que garantem a reprodução - são encontradas com algumas abelhas adultas na presença de uma importante reserva de comida, mas durante esta crise não foram encontradas abelhas mortas no interior das colônias ou suas proximidades. 
O fato de outras abelhas ou parasitas demoraram tanto tempo a instalar-se nas colmeias que ficam desertas pela desordem aumenta as especulações da presença de um produto químico ou uma toxina, segundo Diana Cox-Foster. 
Todas as abelhas encontradas nas colônias devastadas por este misterioso mal estavam infectadas com uma multidão de microrganismos, vários deles responsáveis por doenças vinculadas ao estresse destes insetos. 
Os cientistas mencionam a hipótese de existência de um novo patogênico ou um produto químico que afeta o sistema imunológico das abelhas. 
Na França se registrou um caso de despovoamento nos anos 90, atribuído a um inseticida posteriormente proibido no país. 
Fonte: http://www.semprequestione.com 
Transgenicofobia e a morte secreta das abelhas 
Quase 30 Por Cento das Colônias de Abelhas Foram Destruídas

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...