Notícias

19/07/2018 11:53


0028 Informes do Mato Queimado 19/07/18

MUNICÍPÍO PREPARA A SEMANA DA PÁTRIA
O Município de Mato Queimado está preparando o mês de Setembro com diversas atividades voltadas à comunidade. Além da Semana farroupilha com todos os seus atrativos, a Semana da Pátria terá algumas atrações especiais. Com abertura Oficial marcada para o dia 01 de Setembro, sábado as 13:30 hs junto à Praça Pública, reserva ainda para este dia o momento cívico cultural, com desfile cívico de todas as entidades do Município. Uma das atrações será a presença de um Batalhão do 4º RCB de São Luiz Gonzaga. A programação está sendo elaborada e todas as entidades estão convidadas a participar.

AUDIENCIAS PÚBLICAS SERÃO REALIZADAS AINDA EM JULHO
Está marcada para o dia 27 de Julho, última sexta feira do mês, as 14:00hs no plenário da Câmara de Vereadores, a Audiência Pública Municipal que definirá as prioridades do Município e a serem inclusas no orçamento de 2019. O Decreto convocando as audiências será publicado durante a semana. 
Todas as entidades e comunidades do Município poderão e deverão participar para definir o melhor para o Município e a comunidade. Diferente dos demais exercícios, e pela pouca participação, a audiência será única para todas as comunidades e entidades. Lembrando sempre que somente poderão ser executadas obras de melhorias na infra estrutura se estiverem votadas como prioridades pela população.

COMUNICADO DA INSPETORIA VETERINÁRIA VACINAÇÃO DE BRUCELOSE
A Inspetoria Veterinária alerta os produtores que fiquem atentos e não percam o prazo de Vacinação de Brucelose em todos os Bovinos Fêmeas. O prazo para fazer a Vacinação nas novilhas vai dos 3 meses até os 8 meses de idade. Caso passe dos 8 meses os produtores deverão fazer uma vacina especial nos animais, vacina esta que não é encontrada com facilidade em nosso município. 
Os produtores que não realizarem a vacinação não são multados, mas ficam impedidos de fazer guia de transporte animal (GTA) e também não conseguem o atestado de Sanidade Animal.
Lembramos que todas as fêmeas nascidas na propriedade devem ser vacinadas. Para fazer essa vacina não precisa ser necessariamente o veterinário da prefeitura, então caso o prazo esteja acabando os produtores devem contatar outro veterinário credenciado e habilitado para este tipo de serviço.

SEMANA DO ESTUDANTE TERÁ MOMENTOS ESPECIAIS EM MATO QUEIMADO
A semana do estudante terá momentos especiais em Agosto no Município de Mato Queimado. Tendo a culminância dia 9 de Agosto, a partir das 14:00hs, o clube São Luiz deverá ser o palco de uma parceria do Município com o SESC com apresentação de uma grande Banda. Sob o título de Conhecimento, Arte de Dança o evento deverá marcar uma das ações do projeto Missões pela Vida 2018, coordenados pelas primeiras damas das Missões. O anuncio da banda e a programação do evento será divulgado pelo Prefeito Municipal na próxima semana.

MUNICÍPIO PREPARA LEILÃO DE MÁQUINAS, VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS EM MATO QUEIMADO
Dentro do programa de reestruturação e com a entrega de máquinas, veículos e equipamentos novos, está sendo elaborado um grande leilão de equipamentos no Município de Mato Queimado. Entre os materiais que deverão ser leiloados estão tratores, veículos, equipamentos diversos e sucatas de materiais. A relação dos itens possíveis de descarte está sendo elaborado pelas Secretarias Municipais. A venda deverá abrir oportunidades para aquisição de novos equipamentos, entre estes, veículos de transporte com capacidade superior a 10 pessoas.

ENCONTRO COM PROFESSORES ÁREA CIÊNCIAS HUMANAS
No dia 10 de julho, Professora Neusa e Ir. Zenaide do Setor Pedagógico, reuniram-se com os Professores da Área de Ciências Humanas que estão realizando a Formação Continuada Macromissioneira na Universidade Federal da Fronteira Sul em Cerro Largo, onde discutiram sobre as tarefas a serem desenvolvidas pelos professores a distância, leitura das competências da área de ciências humanas presentes na Base Nacional Comum Curricular. (FOTO : 01)


SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO
No dia 13 de julho, as Diretoras das Escolas Municipais e Estaduais juntamente com representantes do Setor Pedagógico, estiveram participando junto ao Colégio Verséri em Santo Ângelo do Seminário de Educação que teve como tema : Educação : Juventudes Políticas Públicas.
O mesmo teve como objetivo desenvolver um estudo mais aprofundado e discussões, visando o conhecimento e a abordagem das diversas juventudes, para descobrir a melhor maneira de lhes ajudar em sua caminhada de formação ( educação ) e de realização pessoal coletiva.(FOTO : 02)

CONVITE PARA FESTA DO COSTELÃO DA ESCOLA SANTO ESTANISLAU
Acontece no domingo, dia 12 de agosto a tradicional festa do costelão no Esporte Clube São Luiz em Mato Queimado, numa programação da Escola Santo Estanislau: 
- Início as 06h00min da manhã com alvorada festiva;
- às 10h00min Santa Missa rezada junto ao clube em seguida já se iniciam as festividades dando as boas vindas aos presentes e com sorteios de prêmios em dinheiro para os pais presentes no evento;
- 12h00min almoço regado a muito costelão, churrasco, salsichão e diversos acompanhamentos, pede-se que tragam pratos e talheres. Cartões a venda com o CPM, direção da escola, na Q’tal Utilidades, no Posto Suíço e em Caibaté na Livraria Disneylândia ao valor antecipado de R$ 23,00.
Em seguida já seguem as programações com apresentação cultural preparada pelos alunos em homenagem ao dia dos pais, sorteios de brindes aos que adquiriram cartão de almoço, mais prêmios aos pais presentes, sorteio da ação entre amigos a para a criançada muitos brinquedos e diversão.
E às 14h00min grande sarau dançante com animação do Grupo Renovação, com muita festa, alegria e cerveja gelada a R$ 8,00 apenas. Sintam-se convidados os alunos, pais e seus familiares, professores, ex-professores, ex-alunos, autoridades, terceira idade e toda a comunidade de Mato Queimado, Caibaté e região tem um lugar especial na Festa do Costelão dia 12 de agosto no Esporte Clube São Luiz em Mato Queimado. (FOTOS 3 e 4)

SECRETARIA DE SAÚDE INFORMA SOBRE RETORNO DO SARAMPO AO PAÍS E AO ESTADO
O continente americano foi considerado livre do sarampo em 27 de setembro de 2016. A Venezuela enfrenta desde julho de 2017 um surto de sarampo, com aproximadamente 1000 casos confirmados, sendo a maioria dos casos provenientes do estado de Bolívar. A propagação do vírus para outras áreas geográficas é explicada principalmente pelo intenso movimento migratório que ocorre atualmente no país.
No Brasil os últimos casos autóctones de sarampo ocorreram no ano de 2000, todos os casos confirmados no país posteriormente eram importados ou relacionados à importação. Entretanto, no período de janeiro de 2013 a agosto de 2015 no Brasil foram confirmados 1.310 casos de sarampo. Em 13 de fevereiro de 2018, o Ministério da Saúde foi notificado sobre um caso suspeito de sarampo no município de Boa Vista – Roraima.
No Estado de Roraima até a semana epidemiológica 22 (02 de Junho) foram notificados 377 casos suspeitos de sarampo, destes 83 foram confirmados, 20 foram descartados e 274 estão em processo de investigação. No Rio Grande do Sul o primeiro caso confirmado do RS é residente no município de São Luiz Gonzaga, a criança tem 1 ano de idade, não vacinada e realizou viagem com a família à Europa. Dos outros 06 casos confirmados 05 são residentes no município de Porto Alegre e 01 em Vacaria. 
O sarampo é altamente transmissível, podendo cursar com sérias complicações e evoluir para óbito. A transmissão pode ocorrer por dispersão de gotículas com partículas virais no ar, principalmente em ambientes fechados como creches, escolas, clínicas e meios de transporte, incluindo aviões. O vírus pode ser transmitido 5 dias antes e 5 dias após a erupção cutânea.
Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.
A doença é transmitida na fase em que a pessoa apresenta febre alta, mal-estar, coriza, irritação ocular, tosse e falta de apetite e dura até quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas.
A suscetibilidade ao vírus do sarampo é geral e a única forma de prevenção é a vacinação. Na rede pública a vacina administrada é a tríplice viral e tetra viral. (FOTO 5)

DÉBITOS DÍVIDA ATIVA 
A Prefeitura Municipal de Mato Queimado comunica aos contribuintes que possuem débitos em dívida ativa, parcelados ou não, desde que inadimplentes, terão seus débitos encaminhados para cartório para protesto. Evite transtornos, faça o pagamento o mais breve possível, prevenindo assim a inscrição de seu nome em órgãos de restrição ao crédito (Serasa), evitando a execução fiscal. 

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...