Notícias

30/03/2019 15:16


Nossa Senhora dos Gaúchos

Foi outorgada pelo Papa a devoção a imagem de Nossa Senhora Gaúcha do Mate. O Gaúcho em sua grande maioria devoto de Nossa Senhora Aparecida aos poucos tem demostrando carinho e apreço a imagem da Santa Padroeira do Mercosul.
 “Nossa Senhora Gaúcha do Mate” ou “Nossa Senhora Gaúcha”, ou ainda, "Nossa Senhora dos Gaúchos"  tem sua devoção bastante restrita, particularmente à Província de Missões, na Argentina, Paraguai e ao Sul do Brasil (Rio Grande do Sul e Santa Catarina - oeste) . Um dos fatores para que a devoção não seja tão difundida pode ser o fato de que este título não está ligado a nenhum tipo de aparição ou milagre. É uma homenagem prestada à Maria, por parte de seus filhos. Nossa Senhora Gaúcha do Mate quer ser um título de integração das pessoas, de familiaridade e amizade, valores simbolizados pelo mate gaúcho e pelo desejo de união dos países do Cone-Sul. Exatamenteo que o Chimarrão é!
Quando na formação do Mercosul o Papa João Paulo II, fervoroso devoto da Virgem, visitou oficialmente a Argentina em 1982 e 1987. Nas duas ocasiões foi fotografado tomando mate e presenteado com muitos mates e cuias para apreciá-lo. Também recebeu importantes testemunhos favoráveis à devoção de Nossa Senhora Gaúcha do Mate como evangelizadora e reflexo da cultura deste pedaço da América. Vídeo da oração do Posteiro.
No dia primeiro de maio de 1993, chegou um documento escrito e assinado pelo mesmo Papa, para ser entregue ao padre salesiano Domingo Lancelotti, em que se lê: 'De todo coração outorgamos a implorada benção apostólica, sob os auspícios de Nossa Senhora Gaúcha do Mate', estava aprovada a devoção.
Atualmente vemos nosso Papa Francisco, que é argentino, irmão missioneiro e gosta muito de chimarrão um forte aliado para ampliar as homenagens a esta imagem de Nossa Senhora. 
De todos os oratórios, grutas e santuários que se espalham por esta Nação Riograndense, se enraízam por nossa Região das Missioneira, agora em Santo Ângelo, em breve será construído uma Gruta de Nossa Senhora Aparecida, o que se destaca é que a padroeira dos Gaúchos será  acompanhada entre algumas imagens da Nossa Senhora do Chimarrão, esta imagem é mais um homenagem a nossa Senhora Mãe de Jesus. O Gaúcho em sua grande maioria devoto de Nossa Senhora Aparecida aos poucos tem demostrando carinho e apreço a imagem da Santa Padroeira do Mercosul. 
O primeiro mate é do dono, por quê? 
Vídeo: Como Fazer o Chimarrão!
Lenda Da Erva Mate Versão Indígena,
Mistério do Chimarrão. 

Propriedades Medicinais do Chimarrão e sua Espuma
O Chimarrão é Saudável a Explicação de um Taura. 
O Chimarrão é Indicado para que?
Nossa Senhora do Chimarrão Gaúcho! 
O Chimarrão no Brasil é diferente dos hermanos!
Chimarrão uma das soluções para o mundo! 
10 Mandamentos do Chimarrão
Vídeo: Carijada, método tradicional de fazer Erva Mate persiste na Missões. 
Imagens 4 Carijada no Instituto Farroupilha, Campus SA. 
Notícia: Carijada no Instituto Farroupilha, Campus SA, Região Missões. 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...