Notícias

16/02/2018 09:49


Otávio Reichert - INTEGRANDO 17/02/2018

Butiás: Estamos na época do amadurecimento dos butiazeiros. Há várias subespécies de butiás, variáveis também na cor e tamanho da fruta, sendo algumas mais adocicadas. Com inúmeras utilidades, desde a confecção de doces e sucos, é na infusão com cachaça onde mais se destaca. 
A cidade de Giruá - RS, considera-se a Capital do Butiá, inclusive com festas alusivas à fruta. O prefeito giruaense Ruben Weimer sancionou, em 2017, instituindo o mês de março como o de preservação do Butiazeiro - Árvore símbolo de Giruá.
Aos residentes naquele município é considerado crime derrubar um butiazeiro, e caso algum esteja em local inadequado, este deverá ser transplantado em outro local.

Paraguai: Enquanto os venezuelanos passam fome, nós brasileiros com desemprego e economia instável, os paraguaios estão em ampla ascensão. Acompanhe a reportagem e análise deste colunista.
“São Paulo, 06 Jun. 2017: O Produto Interno Bruto (PIB) do Paraguai cresceu 6,6% no 1º trimestre (Trim.), comparado ao ano anterior, e 3,4% superior ao 4º Trim. 2016. O resultado positivo foi puxado pelos setores de serviços, indústria manufatureira e construção. Houve avanço de 3,7% na produção agrícola, destacando a produção de soja, além de arroz e tabaco. No setor manufatureiro, avanço de 16,9% na comparação anual.”
Buenas! O Paraguai é o único país da América Latina que nunca cortou “zeros” em sua moeda. Subiu duas vezes na nota internacional de graus de risco, e atualmente está a um passo de ser considerado “País de Investimento”.
Pior para nós! Noventa e quatro empresas brasileiras já se instalaram naquele país. Uma das últimas é a Riachuelo, que produzirá, no Paraguai, mais de um milhão de peças de vestuário/mês.
Noutro contexto, diga-se que o presidente e políticos, todos são escolhidos pelo currículo e não por simpatias partidárias ou regionalistas.
No âmbito comercial, eles têm taxa zero para importação, sem discriminação de produtos. Possuem energia farta e barata, baixos valores para o transporte, bem como baixos custos empregatícios, com leis simples e claras.
Como país exportador, desde 2014 é o único país latino com o status SGP (Sistema Geral de Preferências), grande facilitador comercial, tanto para exportar, além de importar com reduções tarifárias especiais.
Facilitando a instalação de empresas, o Paraguai promete ser a nova “China” na importação de mercadorias ao Brasil e países adjacentes.

A Lei do Caminhão de Lixo: (Arnaldo Jabor)
Um dia peguei um táxi para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa certa quando um carro preto saiu de repente do estacionamento direto na nossa frente. O taxista pisou no freio bruscamente, deslizou e escapou de bater em outro carro, por um triz! O motorista do outro carro começou a gritar nervosamente. Mas o taxista apenas sorriu e acenou para o cara, fazendo um sinal de positivo, de maneira bastante amigável.
Indignado lhe perguntei: ‘Porque você fez isto? Este cara quase arruína o seu carro, a nós e quase nos manda para o hospital!         
Foi quando o motorista do taxi me ensinou o que eu agora chamo de: “A Lei do Caminhão de Lixo.” Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo. Andam por aí carregadas de lixo, cheias de frustrações, de raiva e traumas! À medida que o lixo cresce, elas precisam de um lugar para descarregar e, às vezes, descarregam sobre a gente.
Nunca tome isso como pessoal. Isto não é problema seu! É dele! Apenas sorria, acene, deseje-lhes sempre o bem, e vá em frente. Não pegue o lixo de tais pessoas e nem o espalhe sobre os outros, seja no trabalho, em casa, ou nas ruas. Fique tranquilo…
Respire! E deixe o lixeiro passar. Pessoas felizes não deixam os caminhões de lixo estragar o seu dia. A vida é muito curta, não leve lixo com você! A vida é dez por cento do que você faz dela e noventa por cento da maneira como você a recebe!

Frase do ENEN: "Onde nasce o sol é o nacente, onde desce é o decente".

Humor: A esposa ao marido: - Você vai pescar todo final de semana, né?
- Sim. Por que?
- Seu peixe ligou e disse que está grávida! 

Site: Otávio Reichert 
Facebook Otavio Geraldo Reichert   
- E-mail: otavioreichert@gmail.com.
- Telefone: (55) 9118-2080 

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...