Notícias

14/11/2017 12:37


Viagens de Estudos ampliam conhecimentos e geram vivências na Escola da URI

      A Escola da URI Santo Ângelo mantém, há mais de 20 anos, projetos de viagens de estudo específicos para cada série do Ensino Fundamental e Médio. Os roteiros contemplam objetivos específicos em todas as áreas do conhecimento e por meio de experiências e vivências novas, oferece ao aluno condições para agregar conhecimento prático ao conteúdo trabalhado e discutido em sala de aula.
      Nos roteiros visitados, as áreas abrangem, gradativamente, os níveis regional, estadual, nacional e internacional.
      Há objetivos que são comuns a todos os roteiros, como adquirir autonomia através do cuidado com os pertences; estimular a curiosidade sobre diferentes formas de organização espacial (produção, circulação e ideias); incentivar discussão sobre a diversidade e pluralidade cultural; analisar as diferentes formas de modelado de relevo, sua ocupação e aproveitamento e incentivar o registro de experiências e lembranças em um diário ou imagens.
      Em outros roteiros, há objetivos mais específicos, como foi o caso em 2017, de Buenos Aires e da Serra Gaúcha.
      Neste ano, foram realizados quatro roteiros, contemplando todas as séries.
      Buenos Aires – Argentina
      Buscou-se ampliar o referencial cultural do aluno na área linguística, considerando o idioma Espanhol. Na viagem à capital portenha, os alunos puderam reconhecer as diferenças ambientais entre os ecossistemas (planície platina, restingas, vegetação litorânea e marinha, pampa argentino) observando aspectos da interferência humana na ocupação desses ambientes. Exercitaram os conceitos de limites, fronteiras, canais hídricos, desembocadura, orla marinha, corredores de exportação e importação, fluxo e metrópoles.
      Serra Gaúcha
      Na visita a Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Gramado e Canela, os alunos analisaram os principais biomas através da representação da fauna brasileira; caracterizaram a formação cultural dos primeiros habitantes do nosso estado e o seu cotidiano; verificaram a ocupação do espaço geográfico pelos italianos e germânicos e seus legados e conheceram o processo da primeira revolução industrial.
      Na Serra Gaúcha, o grupo pode ainda reconhecer as principais formas e fontes de obtenção de energia; identificar as representações de edificações de vários lugares do mundo (Mini Mundo) levando em consideração a escala cartográfica. Avaliaram diferenças e semelhanças ambientais entre os ecossistemas (mata dos pinhais e mata atlântica) observando aspectos da interferência humana na ocupação desses ambientes.
      Foz do Iguaçu (PR)
      Entre os objetivos específicos da viagem “O Encontro das Águas” esteve ampliar o referencial cultural por meio dos idiomas (Português/Espanhol), analisar a produção de energia hídrica, seus impactos ambientais , sociais e as alternativas para tentar solucioná-los.
      Santa Catarina
      No roteiro que incluiu Pomerode, Camboriú, Beto Carrero e Florianópolis, os alunos analisaram as formas de ocupação e legados da imigração germânica em Santa Catarina, conheceram os principais representantes da fauna mundial no primeiro zoológico particular do Brasil e tiveram boas discussões sobre a diversidade e pluralidade cultural (Parque temático), identificando as representações dos Continentes contidas no parque. Puderam diferenciar espaços continentais e insulares e analisaram as alternativas dos cuidados com animais marinhos, em especial a tartaruga no projeto Tamar. 
Site: URI - Universidade Regional Integrada Santo Ângelo   
Vídeo Rua Lazer URI - Curso de Educação Física da URI 2016
Notícia: Rua de Lazer um carinho dos estudantes para com a Capital das Missões. 
Imagem: Rua de Lazer um carinho dos estudantes da URI 
Imagem: Rua de Lazer um carinho dos estudantes da URI 
Notícia: Seminário Internacional Promovido Pelo IPHAN Impacta a Todos 
Notícia: Exame de Proficiência na URI recebe inscrição até dia 13 
Notícia: Ciências Biológicas da URI faz Inventário da Fauna no Distrito de Buriti 
Notícia: Com 3º lugar no Brasil, Equipe AeroMissões classifica-se para etapa América Latina 
Notícia: Professora da URI lança livro em Santa Maria 
Notícia: Viagens de Estudos ampliam conhecimentos e geram vivências na Escola da URI

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...