Notícias

09/08/2018 15:43


Lenda do Peixe Dourado

Muitos sabem, outros ouviram falar, sobre como Tupã criou o Dourado. É a mais pura verdade, até que a ciência prove o contrário.
Há muitos anos, antes dos jesuítas chegarem, uma grande tribo vivia na margem do grande Rio Uruguai. Moravam entre o rio e a floresta, como uma verdadeira família. Comunidade indígena, humilde, faceira e ordeira. Viviam da e para a natureza.
Mas um emboaba da tribo Angá, este voraz e forte, trazia o desconforto na alma, a ambição insaciável. Eu quero mais, pois sou o mais forte, primeiro eu, pois sou mais bonito. Um dia serei o cacique de tudo. Quando descobriu o poder do ouro se deslumbrou por completo. Tudo a ele pertencia, todo aquele metal teria de ser dele.
Assim foi a reunir muito ouro. Não ajudava a ninguém, não colaborava nem com seus pais ou família. Só o brilho do ouro lhe interessava: seus olhos brilhavam ao mencionar esta palavra. Queria tocar o ouro, como se o metal tivesse vida. E na sede de poder, mais forte ficou.
Até que um dia, insatisfeito com o que tinha, quis apoderar-se de todo o ouro que havia no mundo. E ao entardecer, quando o rio Uruguai pintava-se de dourado, ele gritava que tudo um dia seria assim, desta cor.
Tupã, cansado de ver tanta voracidade, decidiu castigá-lo.
- Queres ouro? Em ouro transformo-te! Gritou lá do céu. E, dizendo assim, um raio de ouro cruzou o aborígene como uma adaga, e seu corpo tombou no rio, transformando-se em peixe.
E por isso, o dourado é um peixe sempre faminto, tudo lhe é pouco. Nasceu no grande doce mar Uruguai, fadado a passar a vida com sede. ​
Pirapó = Salto do peixe.
Versão: Otávio Reichert. 
Site: A Lenda do Umbu 
Site: Roteiro Entre Lendas Missioneiras 
Site: Lenda Cerro do Inhacurutum 
Site: Lenda Da Erva Mate Versão Indígena 
Site: Lenda Lagoa da Mortandade
Site: # Mistério do Chimarrão 
Site: # Roteiro do Chimarrão 
Site: A Anti-homenagem JAZ e Sua Justiça 
Site: Cotyguazú, Hospital, Azilo e Albergue para as Indias Guarani 
Site: Chapéu de Santo Antônio 
Site: Gravataí a mais longínqua Redução 
Site: Lenda Alecrim 

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...