Notícias

16/10/2017 09:47


Festival do Cordeiro Missioneiro, por João Antunes.

A primeira edição do Festival do Cordeiro surgiu da minha idéia tendo aprovação unânime e, assim, foi promovido pela Confraria do Icamaquã, de Bossoroca, dia 12 de outubro de 2017, que contou na organização com o valioso apoio e a experiência da equipe do Rotary Club, de São Miguel das Missões e tornando-se um evento gastronômico de sucesso.
Foi uma festa, um almoço festivo, que reuniu gente e comida típica onde os pratos, à base de carne de ovelha, foram compostos por pernil recheado, pernil desossado, paleta e costela assada, ensopado e acompanhamentos.
Desde o dia anterior imperou-se o calor humano e muita alegria quando as equipes de trabalho destas duas entidades, Confraria e Rotary, se aglutinaram para o trabalho. Foi muito lindo o exemplo deixado pelo Rotary e pela Confraria onde pessoas de negócios despenderam-se de si e num espírito de doação dedicaram-se aos trabalhos de preparos e ao calor do fogo para que a comida saísse a contento do público em geral onde tudo era um grande servir e abraçar, os homens, nobres pais de famílias, eram garotos travessos brincando de cozinhar com consistência e qualidade; as mulheres, prendas e mães se debulhavam em sorrisos e risadas acompanhando os foguetes que os filhos se transformaram voando por entre mesas e pela pista no seu folguedo infantil.
Foi notória a sistemática de parceria onde não faltaram mãos amigas de parceiros voluntários para se ajudarem de nodo que o evento saísse a contento de todos.
Nos arredores do CTG Sinuelo das Missões sentia-se o cheiro saboroso dos pratos que estavam sendo preparados com muito gosto.
Houve música gaúcha ao vivo a cargo das Irmãs Patias e Grupo, da cidade de Jaguari onde estas duas moças trazem e vivem consigo a essência missioneira. 
Os doces estiveram por conta a APAE local que vendeu e ficou com o lucro numa gentileza proporcionada pela Confraria a essa entidade filantrópica. 
A Confraria também oportunizou que a bossoroquense Maiara Keller apresentasse o seu artesanato feito na Buena Terra.
Desde as crianças que corriam e brincavam até os adultos houve um clima de alegria e descontração onde o festival em si deu ares e nuances de uma grande família.
A verdade é que o tempo parou em Bossoroca. E o cordeiro, o chibo de se lambuzar de orelha a orelha, “cosa de loco o que tava de bom” não tem como descrever. E melhor do que isto é o desejo que outras edições aconteçam doravante. 
O prefeito municipal de Bossoroca comentou sobre o seu desejo de que as próximas edições do Festival do Cordeiro sejam incluídas no Calendário Municipal de Eventos, pois tal foi a repercussão desta primeira edição.
Na qualidade de confrade e presidente da Confraria do Icamaquã destaco que diversos veículos de comunicação estiveram presentes, dentre os quais o Portal das Missões, exaltando o evento e esta potencialidade local que é a ovinocultura e defendo a tese de que todos os municípios das Missões, que tem vínculo direto para com a ovinocultura, devem criar mecanismos e atrativos para que aconteçam os Festivais do Cordeiro Missioneiro e que isto seja motivo para que a mola propulsora intensifique a ovinocultura e a valorização da carne e da lã ovina sob a marca e a identidade de Cordeiro Missioneiro, exaltando o que esta realidade implica positivamente para o nosso setor primário, pois isto além de agregar renda, mantém a tradição, fortalece o ciclo das pastagens, contribui na diversificação alimentar onde a carne de ovinos é rica em vitaminas, minerais, proteínas, aminoácidos, zinco, fósforo. Possui mais ferro do que a cerne de galinha e a carne de peixe. É ótima fonte de nutrientes ara uma boa alimentação e uma dieta saudável. E ainda, indubitavelmente, a intensificação da ovinocultura e a propagação destes eventos gastronômicos à base de carne de ovelhas vai, com certeza, incrementar e fortalecer as rotas turísticas nas Missões que também é outro fator de geração de renda. Pensemos nisto!  
Site: João Antunes poeta, historiador e compositor 
Facebook = João Carlos Oliveira Antunes
Vídeo: Festival do Cordeiro Missioneiro Bossoroca 2017 
Vídeo: Preparo Festival Cordeiro Missioneiro Bossoroca 2017
Notícia: 1º Festival do Cordeiro na Buena Terra 
Agenda: 1º Festival do Cordeiro da bossoroca 
Agenda: Irmãs Patias Festival do Cordeiro da Bossoroca 
Agenda: 8º Festival do Cordeiro em São miguel das Missões

EM DESTAQUE

Erva Mate Verde Real

Empresa familiar, com seu fundador Delfino Shultz, iniciou no ramo de erva mate no ano de 1989

Saiba mais

Carmen's Restaurante e Pizzaria

Ambiente familiar, aconchegante e atendimento especializado, dispõe de ótimas opções para sua refeição.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...