Notícias

23/06/2017 14:57


Otávio Reichert - INTEGRANDO 24/06/2017

Mal de Irlen: É uma alteração visuoperceptual, causada por desequilíbrio da capacidade de adaptação à luz. O diagnóstico está de um para sete pacientes, e pergunta-se: doença congênita ou por excesso de “telas” a que são expostas às crianças?
Mencionei a doença para o Dr. Felipe Della. Com o retorno ao Exército do dermatologista Dr. Rorato, e a recente chegada de um traumatologista (Dr. Daniel), há dez médicos no 1º B Com, oito vinculados ao Posto Médico.
Pois disse o competente Dr. Della: “Nenhum dos meus livros de medicina interna descreve a Síndrome de Irlen ... Referências da internet (pouco confiáveis) apresentam os principais sintomas: Fotofobia: aversão à luz, paciente prefere lugares mais escuros; alterações visoespaciais, sensação de letras tremendo, brilhando... afetando a compreensão e desviando a atenção ...”.
Disse ainda: - Os sintomas acima contribuem para o estresse visual (vista cansada) e sensação de ardência, lacrimejamento, aumento nas piscadas, coceira... levando o paciente, frequentemente, a mudar a distância ou posição entre olho-texto, além de ainda apresentar alterações na percepção de profundidade.
- Danos secundários levam a dificuldades para leitura, aprendizagem, comprometimento da memória, alterações emocionais, nos esportes, coordenação... Podendo ainda estar associado a Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dislexia e Autismo.

Diagnóstico: O teste de Irlen é realizado por oftalmologista. No Brasil há poucos médicos screeners (+- 30), a maioria habilitado pela especialista Drª Márcia Guimarães, de Belo Horizonte.  

Tratamento: Diagnosticado o Mal de Irlen, o tratamento é simples, fazendo uso de lâminas de sobreposição ou óculos.

Ladrão de melancias: Na 3ª Vara Criminal da Comarca de Palmas - TO, ao Despacho Judicial um juiz assim se manifestou:
“Trata-se de auto de prisão em flagrante de Saul R. Rocha e Hagamenon R. Rocha, que foram detidos em virtude do suposto furto de duas (2) melancias. Instado a se manifestar, o Sr. Promotor de Justiça opinou pela manutenção dos indiciados na prisão.
Para conceder a liberdade aos indiciados, eu poderia invocar inúmeros fundamentos: os ensinamentos de Jesus Cristo, Buda e Ghandi, o Direito Natural, o princípio da insignificância ou bagatela, o princípio da intervenção mínima, os princípios do chamado Direito alternativo, o furto famélico, a injustiça da prisão de um lavrador e de um auxiliar de serviços gerais em contraposição à liberdade dos engravatados e dos políticos do mensalão deste governo, que sonegam milhões dos cofres públicos, o risco de se colocar os indiciados na Universidade do Crime (o sistema penitenciário nacional)...
Poderia sustentar que duas melancias não enriquecem nem empobrecem ninguém. Poderia aproveitar para fazer um discurso contra a situação econômica brasileira, que mantém 95% da população sobrevivendo com o mínimo necessário apesar da promessa deste ou desta presidente que muito fala, nada sabe e pouco faz. Poderia brandir minha ira contra os neoliberais, ...
Poderia dizer que os governantes das grandes potências mundiais jogam bilhões de dólares em bombas na cabeça dos iraquianos, enquanto bilhões de seres humanos passam fome pela Terra - e aí, cadê a Justiça nesse mundo?
Poderia mesmo admitir minha mediocridade por não saber argumentar diante de tamanha obviedade. Tantas são as possibilidades que ousarei agir em total desprezo às normas técnicas: não vou apontar nenhum desses fundamentos como razão de decidir.
Simplesmente mandarei soltar os indiciados. Quem quiser que escolha o motivo.”
Expeçam-se os alvarás.Intimem-se.
Rafael Gonçalves de Paula - Juiz de Direito

Humor: O caipira, em leito de morte, fez seu úrtimo pedido pra muié: - Após o luito, tu promete si casá com o Nicolau?
- Si tu qué, mi caso! Mas tu nunca gostou dele...
- É qui assim vô sabê que ele também vai sofrê!

Torta de pipoca? Bem dizem que a gente nunca viu tudo. Na festa junina aos idosos do Lar Isabel O. Rodrigues, realizada na tarde de 21 de junho, a professora Marilene Glowacki apresentou torta de pipocas... Parabéns!

Chasque: Ao compadre João Carlos Martini, Inspetor de Polícia de Taquara. De aniversári hoje, 24 de junho. Parabéns! 
Site: Otávio Reichert
Facebook = Otavio Geraldo Reichert  

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...