História

Aniversário São Miguel das Missões é 29 de abril.
Quem nasce ou mora no município de São Miguel das Missões chama-se: MIGUELINO.
O nome é uma referência dos jesuítas ao santo "Anjo Miguel das missões”, por sua organização gerada pela missão dos jesuítas de cristianizar os índios. 
A maior e mais rica Redução Jesuíta, era o centro administrativo religioso e de estudos.
Possuía um grande hospital e foi o principal local onde os índios feridos nas batalhas da Guerra jesuítica, eram trazidos para serem tratados e enterrados.
Um fato curioso da história, o crescimento desta Redução deu origem a Redução de Santo Ângelo Custódio com o passar dos anos, a Cidade de São Miguel de emancipou da Cidade de Santo Ângelo.
A primitiva Redução de São Miguel Arcanjo foi fundada em 1632, pelo Padre Cristóvão de Mendonza, à margem direita do rio Ibicuí. Para deter o avanço português em direção ao sul, buscando a conquista do rio da Prata, o Governo Espanhol determinou a fundação de povoados a partir do rio Uruguai, entre os quais se encontrava São Miguel, pela Colônia do Sacramento.
Isso determinou a expulsão dos indígenas guaranis para a margem ocidental do rio Uruguai. Revoltados, os guaranis enfrentaram as tropas portuguesas e espanholas na chamada “Guerra Guaranítica” (1754-1756) e foram derrotados.
Somente a partir da terceira década do Séc. XX, o processo é invertido, quando as autoridades brasileiras se voltam para a preservação desse importante testemunho de nossa história. São Miguel das Missões foi desmembrado de Santo Ângelo e possui, em sua área geográfica, monumentos históricos considerados pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
As ruínas de São Miguel já foram palco de shows internacionais. “As Missões foram fundadas há 400 anos pelos jesuítas. Trabalhando como arquitetos, escultores, pintores e professores eles construíram, auxiliados pelos índios guaranis, uma civilização única na América Latina”.
Municípios mães: Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga.