Notícias

09/04/2021 08:02


Grupo Lado B da Rua grava videodança em Santo Ângelo

      Produção integra projeto VIDEODANÇA RS da MOOV.art
     A Praça da Matriz de Santo Ângelo e o majestoso sítio arquitetônico de São Miguel das Missões são cenários para a gravação de uma videodança com o Grupo Labo B da Rua, que atua com dança urbana na Capital das Missões. As gravações serão realizadas domingo (11) e segunda (12), quando será rodado também um mini documentário sobre o grupo. As ações integram o projeto VIDEODANÇA RS, realizado pela MOOV.art, produtora de vídeo especializada em dança do diretor Fernando Muniz, através do Edital de Concurso Produções Culturais – S EDAC-RS nº 09/2020, da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc.
    Ligado à ONG Parceiros do Bem, que atua em diversas áreas artísticas, dentre elas as danças urbanas, o Grupo de Danças Urbanas Lado B da Rua reúne bailarinos que se apresentam em mostras e festivais. Atuando desde março de 2007, o grupo é um dos projetos da ONG que trabalha com crianças e adolescentes carentes ou em risco social. Além das danças urbanas, são oferecidas aulas de balé, dança contemporânea, teatro, capoeira e futebol de campo masculino e feminino.
    O grupo de Santo Ângelo foi um dos seis escolhidos pelo diretor Fernando Muniz, da MOOV.art, para mostrar coletivos e grupos que trabalham com dança e ativismo social e atuam de forma independente. Depois de Caxias do Sul, Santana do Livramento e Santa Maria, Santo Ângelo é a quarta cidade a receber a série de gravações do projeto. Além dos videodanças, também será produzido um documentário em curta-metragem de cada grupo contando sua trajetória e os desafios de se manter em atividade nas suas regiões e no contexto da dança gaúcha.
    Também integram o projeto os grupos Cirandeira da Cultura Popular, de Caxias do Sul; Royale Escola de Dança e Integração Social, de Santa Maria, Giro Livre, de Santana do Livramento; Rua em Cena, de Pelotas; e a FlashBlack Cia de Dança, de Porto Alegre. Estas formações têm intérpretes e trajetórias ligados às questões LGBTBQI+, que transitam pela dança contemporânea, o ballet clássico, as danças afro-populares e as danças urbanas.
    Reforçando um dos principais objetivos da Lei de Emergência Cultural, o VIDEODANÇA RS mobilizará, de forma remunerada, cerca de 80 pessoas, entre bailarinos, coreógrafos, costureiras, produtores locais, produtor de trilha sonora e equipe de realização audiovisual. O projeto também prevê cachê de R$ 10 mil para cada formação e contratação de profissionais de produção e figurino em cada cidade, gerando renda e fortalecendo a economia criativa dos lugares por onde passar.
    Todo o material audiovisual e os documentários ganharão visibilidade em diferentes plataformas e mídias de comunicação, apostando na habilidade da videodança em explorar o hibridismo, a diversidade e as instâncias estéticas que mesclam, de maneira fluida, elementos do audiovisual e da dança. As gravações estão sendo feitas em grupos reduzidos, seguindo rigorosos protocolos sanitários devido à Covid 19.
    A realização das gravações foi submetida à autorização do Comitê da Crise Covid 19, de Santo Ângelo, e Coordenação de Proteção e Defesa Civil.

    MOOV.art
    A MOOV.art é uma produtora de vídeo especializada em dança dirigida pelo realizador audiovisual Fernando Muniz, que é formado em Produção Audiovisual e Cinema, e também é bailarino, e já assinou produções como a série de videodança "5, 6, 7, OCTO!", veiculada no extinto canal OCTO, do Grupo RBS, pelo qual recebeu o Destaque Imprensa do Prêmio Açorianos de Dança 2016. A produtora foca seu conhecimento técnico e expertise na produção de conteúdos audiovisuais que promovem diálogos com escolas, professores, bailarinos e coreógrafos, evidenciando suas criações e processos artí ;sticos. Em 2018 recebeu o Prêmio Açorianos na categoria Novas Mídias pelo videodança “Um Olhar Através de”, realizado com a Transforma Cia de Dança, seguindo na produção de videodança, teasers e gravação de espetáculos de diversos grupos do Rio Grande do Sul. No segundo semestre de 2020, durante a pandemia do Corona vírus, começou um trabalho pioneiro com grupos e escolas de dança para a gravação de espetáculos em formato de videodança, produzindo diversos médias e longa metragens de dança.
Equipe técnica
Direção Geral: Fernando Muniz
Produção Executiva: Luka Ibarra
Direção de Fotografia: Marcus Vinícius Mesquita Godoy
Trilha Sonora Original: Driko Oliveira
Realização: MOOV.art
Este projeto foi contemplado no Edital de Concurso Produções Culturais - SEDAC –RS nº 09/2020 – Com recursos da Lei nº 14.017/2020
Contatos para entrevista:
Fernando Muniz - Diretor: (51) 9 9196-1365
Luka Ibarra - Produtora: (51) 9 9392-3452
Janise Adams - ONG Parceiros do Bem: (55) 9 9601-9050
Marcos Rogério dos Santos - Produção Local: (55) 9 9103-8423

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...