Notícias

08/04/2021 14:12


Como me tornar um Engenheiro destaque?

Quando o acadêmico presta vestibular e ingressa no ensino superior, independentemente do curso de Engenharia que pretende fazer, ele precisa ter em mente alguns atributos gerais que irão compor esse amplo campo profissional.

A Engenharia requer alunos capazes de elaborar modelos teóricos, experimentá-los e aplicá-los na resolução de problemas objetivos. Por isso, é uma graduação que demanda grande capacidade de imaginação, mas que também exige bastante senso prático.

Desta forma, a turma de Introdução a Engenharia da Faculdade Santo Ângelo (FASA), participou na última semana de uma palestra com o Engenheiro Mecânico e Analista de Controle da Qualidade da WEG Motores, Luiz Fernando Suliman.

Em sua fala, Luiz apresentou aos acadêmicos o cotidiano do Engenheiro dentro de uma multinacional brasileira e apontou a importância de gostar das matérias relacionadas à matemática. “De uma maneira geral, os Engenheiros ocupam cargos de direção nas equipes em que trabalham, e desse modo, o aluno também deve possuir e desenvolver boa habilidade de comunicação e capacidade de liderar e trabalhar em equipe”.

Outras habilidades apontadas pelo convidado e que são necessárias ao perfil do futuro engenheiro referem-se à capacidade analítica, aos conhecimentos multidisciplinares, habilidade para utilizar a bagagem teórica em experiências práticas, à criatividade para propor soluções em situações complexas, autodidatismo e ao aprendizado contínuo.

“O trabalho do Engenheiro está fortemente vinculado à pesquisa e ao desenvolvimento de soluções efetivas em segmentos que são muito variados. Por isso, as possibilidades de ramos de atuação para quem deseja se formar em Engenharia são bem amplas, principalmente por esse profissional poder desempenhar a sua função em diferentes áreas, como a indústria, o agronegócio, empresas de tecnologia e, até mesmo no setor público”.

Por fim, o palestrante falou ainda sobre as Engenharias aplicarem métodos diversificados, utilizados para facilitar processos industriais nos mais variados setores, e consequentemente melhorar a qualidade de vida de todos. Por isso, futuros profissionais com capacidade de propor soluções práticas, respaldadas no domínio de conhecimentos teóricos, técnicos e científicos estarão entre os mais valorizados e requisitados do mercado de trabalho.

Para a professora Carlise Pivetta, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da FASA, “esses momentos de troca são essenciais para os acadêmicos ingressantes nas engenharias, a fim de esclarecer o cotidiano da profissão com exemplos práticos”.

EM DESTAQUE

Borraio Minhas Origens

Museu com peças das mais vairadas, aberto todos os dias. 

Saiba mais

Restaurante Cantina

O melhor da gastronomia há mais de 20 anos em São Luiz Gonzaga. Sempre procurando aperfeiçoar e inovar o buffet de salgados e doces.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...