Notícias

01/08/2018 17:02


Otávio Reichert - INTEGRANDO 18/08/2018

Dias atrás faleceu o genitor do amigo Leonardo Schoffen, tesoureiro do Lar dos idosos Isabel O. Rodrigues. Em nome deste fiz locução que, disse-me ele depois, muito confortou a família. Da mesma forma já o fiz em outras oportunidades, onde fui intitulado como padre e/ou pastor.
Muitas pessoas evitam ir a velórios, mas leia-se em Eclesiastes 7:2: “Melhor é ir à casa onde há luto do que ir a casa onde há banquete; porque naquela se vê o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.”
Ao acompanhar um velório ficamos mais frágeis, mesmo sendo um familiar mais distante ou em ato solidário a um amigo. Bem mais difícil, porém, quando perdemos alguém de casa, citando pais de irmãos. Mesmo sabendo ser inevitável, e pensava estar mais preparado para este dia, mas não.
Perdi meu pai, Arlindo R. Reichert, às 4h de 13 Ago., segunda-feira. Não pude me fazer presente no Dia dos Pais, mas à tardinha ainda conversei com ele, que feliz ouviu minha promessa de visitá-lo neste final de semana. Ao dito de que Deus é o senhor do destino, na madrugada recebi o telefonema com a sentença: “Teu pai morreu...”.
Natural de São Sebastião do Caí - RS, nascido em 13 Mai. 1932, e alcançou 86 anos e três meses, vindo a óbito na sua residência, em Três Passos. A pedido da mãe, e não conseguindo fazê-la mudar de ideia, o velório foi realizado na própria casa, e velado por mais de 24h. Foi enterrado no cemitério de Padre Gonzales, e poeticamente, junto à sombra de um pé louro.
A experiência me ensinou o quanto se torna importante a presença de um amigo, a ajuda e palavras consoladoras. Sem citar nomes, externo aqui meus agradecimentos aos que se deslocaram, inclusive procurando o endereço. Agradeço também às centenas de mensagens, e telefonemas, as quais também trouxeram conforte, amenizando a dor. Nunca estamos preparados para perder uma falta de futebol, muito menos aos que amamos.
Preparei a biografia do meu pai e fiz a leitura, mas confesso ter sido a mais difícil de todas. A vivência na enfermagem fez conviver com a morte, porém mais pela vida, e ao preparar o translado do corpo quis levá-lo com a cabeça para frente, quando é correto ir com os pés por frente. Diz a tradição que a morte se contraria ao nascimento do parto quando, via de regra, saímos de cabeça.
Residindo em Taubaté-SP, uma das irmãs não pôde vir a tempo, o que fez lembrar de vários países, europeus principalmente, onde o corpo é guardado em câmaras frias, e em dia marcado, família reunida, procedem ao velório e enterro. Meu filho Leandro, completando um ano na Nova Zelândia, contou que um jovem amigo seu sofreu acidente de carro no sábado, 28 Jul., com óbito no local, mas somente foi velado cinco dias depois.
Finalizo relembrando que busquemos estar, sempre que possível, junto aos pais e familiares, pois estes têm maior probabilidade de vir a faltar em nossa vida. Estendo o dito, lembrando o que bem disse meu amigo Luiz Dalla Costa, residindo em Ijuí: “Brinque com teus filhos enquanto pequenos, pois mais tarde podem não querer brincar contigo, ou ainda não estar junto a eles.”

Formatura: O outrora Guri Farroupilha do GDF Os Farroupilhas Vitor Hugo S. Menchik recebeu, neste 11 de agosto, o diploma de Cirurgião Dentista, em belíssima formatura realizada em Passo Fundo. Surpresa foi saber que há 15 faculdades da área médica naquela querência.
Já na segunda-feira, 13 Ago., fez prova para especialização em Endodontia na UFRGS. Soube que laureou o 5º lugar. Receba nossos parabéns em dose dupla!

Destaque: Para a Escola Est. Edi Lippert: a aluna Karolyne S. dos Santos conquistou o 4º lugar na categoria Estudantil ao concurso Poema nos Ônibus de Santo Ângelo. A segunda foi de alunos que conquistaram o 1º lugar na categoria Infantil Masculino dos Jogos Estudantis do RS – JERGS. 

Humor: O velhinho, em uma consulta com seu médico: - Doutor eu estou evacuando todos os dias às 7 em ponto.
- E qual é o problema nisso?
- É que eu só acordo às 8...

Site: Otávio Reichert 
FaceOtavio Geraldo Reichert   
Fone wats: (55) 99118-2080  otavioreichert@gmail.com

EM DESTAQUE

Vinícola Fin

É uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos.

Saiba mais

Recantus

A culinária missioneira preparada com todo o carinho.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...