Notícias

06/11/2018 09:00


Manuscrito Jesuíta revela o conhecimento astronômico nas Missões

     Obra manuscrita entre 1730 e 1740 está em exposição na biblioteca da PUCRS
Édison Hüttner _"Esta obra uma nova perspectiva na história das missões jesuíticas. Assim como a arte da escultura, da pintura, da arquitetura, temos a arte da astronomia. Isto é muito grande. A partir desta obra, e seus registros, podemos ver as reduções a partir do céu, das estrelas dos astros. Como fazia o astrônomo jesuíta Buenaventura Suárez.
Nesta obra está seus estudos. Ele fez a altitude e latitude das Trinta Reduções. E muito mais. Agora, podemos valorizar, com documento de verdade, a arte da astronomia nas reduções jesuíticas. Não só nos Sete Povos, mas nos 30 Povos orientados pelas estrelas
".
         RESGATE DA HISTÓRIA MISSIONEIRA
     Descoberta de livro e imagens ajuda a recontar o período das reduções jesuíticas (Por: Ana Paula Acauan)
         Obra do astrônomo foi publicada entre 1730 e 1740
         Um tesouro ajuda a recontar o período das missões, nos séculos 17 e 18. Trata-se de um manuscrito organizado pelo primeiro astrônomo sul-americano, o padre argentino Buenaventura Suárez. Publicado entre 1730 e 1740, em espanhol e latim, traz as coordenadas geográficas (tábua de latitude e longitude) das 30 reduções da Província Jesuítica do Paraguai, determinando a distância de cada uma. Já conhecido, o estudo está citado em outras obras. Mas esse registro é inédito, pois não consta nem no Lunário de um século, de Suárez, publicado em 1738-1739.
         Também um almanaque, o manuscrito reúne assuntos variados, como história dos reinos da China e do Japão, o trabalho de evangelização nesses locais, informações sobre Espanha e Portugal, além de curiosidades culturais. Inclui ainda cópia do livro “Theologia tripartita universa complectens nunc Bibliothecam perfectam viri ecclesiastici, ordine sequenti”, do famoso teólogo jesuíta Richardi Arsdekin, de 1696.
         História das missões jesuíticas ganha novo capítulo
         Uma obra como essa abre as portas da história”, destaca o professor da Escola de Humanidades Ir. Édison Hüttner, que coordena o Projeto de Arte-Sacra Jesuítico-Guarani. Ele foi procurado por Andréa Sinnemann, sobrinha de Liane Janke, de Panambi (cidade a 373 km de Porto Alegre), que possui o livro. Apesar de algumas páginas terem se perdido e de não haver título, deduz que se trata de um lunário pelo tipo de caligrafia e conteúdo. “Com várias temáticas, era destinado ao ensino da cultura geral dos jesuítas e índios”, afirma.
         Como os nativos eram alfabetizados pelos padres e aprendiam técnicas de caligrafia e de confecção de livros de forma artesanal, devem ter ajudado a escrever e compor o material, aponta Hüttner. A data da obra foi estimada, levando em conta que faz a cronologia dos papas. O último mencionado foi Clemente XII, pontífice entre 1730 e 1740. Salienta também Hüttner _"Pela arte da astronomia nos tornamos coirmãos, de todas as Missões que se espalham pelo mundo, esses estudos não tinham fronteiras, limites ou territórios, acolhendo e cobrindo a todos como um grande teto um deescortinar de visão que deviaser compartilhado e estudado por todos. Chamamos esta obra de Código Panambi - pois estava com uma família, na cidade de Panambi (RS)".
     Em 2001, Hüttner esteve nos Arquivos dos Jesuítas, em Roma, e no Secreto do Vaticano, onde teve acesso a livros da época das reduções. No local, adquiriu La librería grande, com estudo das publicações feitas a partir de 1705, que serviu de base para a análise atual. 
Fotos: Bruno Todeschini 
Site: Cruz de São Miguel em Camaquã 
Vídeo: Helenismo Sulamericano Missioneiro 
Notícia: Os Caminhos da Imagem de São Francisco de Paula 
Notícia: Mística, Crônica de Édison Hüttner
Vídeo: Mostra Helenismo Sul-Americano Missioneiro por Edison Hüttner 
Notícia: Conceito Helenismo Sul-americano Missioneiro 

Notícia : São Nicolau - Papai Noel Missioneiro é encontrado
Notícia: Imagens Católicas Escondiam Mensagens De Fiéis 
Notícia: Na Busca do São Nicolau da Primeira Querência do Riogrande
Notícia: Peças da Arte Sacra Missioneira são Encontradas em Museu de Alegrete
Notícia: São Jeronimo, RS, trata com carinho e valoriza origem de Santa Missioneira 
Notícia: Novo conceito cultural é encontrado nas Missões 
Notícia: Cruz de São Miguel das Missões em Camaquã 
Fotos: Cruz de São Miguel em Camaquã Álbum
Notícia: Exposição Missioneira da Costa Doce 
Notícia: Sobre os sinos. Na pagina 23 no Site oficila do Jesuitas no Brasil.
Notícia: Patrimônio da História do Rio Grande do Sul 
Notícia: Sino Jesuíta mais antigo do Estado repousa na Catedral Metropolitana 
Notícia: Relíquias das Missões na catedral de Santo Maria

EM DESTAQUE

Lago Azul Parque Hotel

Venha Descansar e aproveitar a tranquilidade que a natureza oferece.

Saiba mais

Hotel Posto do Trança

Hotel e Posto de combustíveis do Trança seu melhor atendimento em Porto Xavier.

Saiba mais

Mais notícias

  • Aguarde, buscando...